Biologia

Quantos cromossomos tem o ser humano? Descubra agora e entenda a importância da quantidade ser sempre a mesma

Quantos cromossomos tem o ser humanoQuantos cromossomos tem o ser humano?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Cromossomos são compostos muito importantes presentes no núcleo das células. Neles fica armazenado o material genético, responsável por passar as características dos nossos pais para nós.

Sendo mais preciso, o cromossomo é uma molécula de DNA altamente condensada, que contém várias sequências de genes.

A quantidade de cromossomos varia de espécie para espécie. Algumas apresentam apenas um, enquanto outras mais de 200 pares. 

E quantos cromossomos tem o ser humano? É o que vamos desvendar a seguir.

Quantos cromossomos tem o ser humano?

O ser humano possui em cada célula 23 pares de cromossomos. Ou seja, um total de 46. 

A única exceção é das células reprodutivas (espermatozoides no homem e o óvulo, na mulher), nas quais encontramos apenas 23 cromossomos ao todo. Ou seja elas têm metade do número total que as outras células do ser humano tem.

Essa variação é importante porque, na fecundação, o espermatozoide se funde ao óvulo, gerando um novo ser humano completo, com um DNA perfeito de 46 cromossomos no total. A nova pessoa herdará as características dos pais graças a essa união.

Entenda o que é hereditariedade.

A quantidade e o conjunto dos cromossomos podem ser representados de duas formas principais:

  • 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais XY: 44 A + XY.
  • 46 ao todo, especificando os sexuais: (46, XY).

A segunda maneira é a mais utilizada.

Quais são as partes do cromossomo?

Os cromossomos são compostos de partes diferentes que desempenham funções específicas e garantem o preparo do DNA para a divisão celular. São elas:

  • Cromátides-irmãs: são as duas cópias idênticas de DNA que o cromossomo possui na fase da célula em que é visível e está pronto para a divisão celular. Elas são mantidas juntas por uma região denominada centrômero.
  • Centrômero: é a região de maior enovelamento do DNA, também conhecida como região de constrição primária. Ele conecta as duas cromátides irmãs e é essencial para a correta segregação dos cromossomos durante a divisão celular.
  • Braços Cromossômicos: os cromossomos possuem dois braços principais que se estendem a partir do centrômero em direções opostas. Esses braços são chamados de “braço curto” (p) e “braço longo” (q). 
  • Telômeros: Os telômeros são sequências repetitivas de DNA localizadas nas extremidades dos braços dos cromossomos. Eles têm uma função protetora, impedindo que os cromossomos se deteriorem ou se fundam uns com os outros durante a divisão celular.
  • Regiões de Heterocromatina e Eucromatina: Os cromossomos possuem regiões diferenciadas de heterocromatina e eucromatina. A heterocromatina é mais densamente compactada e contém genes menos ativos, enquanto a eucromatina é mais aberta e contém genes mais ativos, permitindo a expressão gênica.

Saiba o que são mitose e meiose e como elas se relacionam com a quantidade de cromossomos que o ser humano tem:

Quais são os tipos de cromossomos?

Ao falar sobre quantos cromossomos tem o ser humano, vimos que existem pares de diversos tipos só na nossa espécie. Agora, vamos destrinchar um pouco mais essa informação.

Procarióticos

As células procarióticas, como das bactérias, não possuem cromossomos como as eucariontes. Contudo, elas também possuem seu material genético, que fica em uma única molécula de DNA circular e forma uma estrutura chamada de genóforo.

Conheça a classificação dos seres vivos.

Eucarióticos

As células eucariontes possuem cromossomos que podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com a posição do centrômero. Os tipos são:

  • Metacêntrico: centrômero localizado bem no centro do cromossomo, levando os braços a terem o mesmo tamanho.
  • Submetacêntrico: neste, o centrômero está deslocado para um lado e os braços possuem tamanhos diferentes.
  • Acrocêntrico: tem o centrômero próximo a um dos extremos, o que resulta em braços muito diferentes em comprimento.
  • Telocêntrico:centrômero localizado nas extremidades, de modo que cada cromossomo tem apenas um braço.

Além desses tipos, temos também os cromossomos autossomos e sexuais.

  • Autossomos: cromossomos não sexuais presentes nas células somáticas dos organismos. 22 pares de cromossomos nas células humanas são desse tipo.
  • Sexuais: determinam o sexo do indivíduo e são responsáveis por transmitir as características sexuais hereditárias. Em humanos, os cromossomos sexuais são conhecidos como X e Y.

As mulheres têm dois cromossomos X (XX), enquanto os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY). O cromossomo Y carrega os genes que determinam o desenvolvimento masculino.

Bom, já vimos quantos cromossomos tem o ser humano. Mas o que acontece caso a quantidade seja maior ou menor que o comum?

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que acontece se a quantidade de cromossomos for diferente?

Caso isso ocorra, a pessoa irá desenvolver alguma das síndromes cromossômicas. Em certos casos isso pode até mesmo ser letal!

As alterações desse tipo são conhecidas como euploides. Elas são mudanças de lote cromossômico inteiro. Isso significa que ocorre a soma ou a redução de todo o conjunto. Elas podem ser resultado da não disjunção dos cromossomos no momento da divisão celular, em que eles não migram corretamente.

Outro tipo de alteração no número dos cromossomos é aneuploidia. Ou seja, a alteração no par dos cromossomos. Ela pode ser:

  • Monossomia: redução de um dos cromossomos. Uma das síndromes de monossomia é a Síndrome de Turner. Ocorre apenas em mulheres e ocorre pela ausência de um cromossomo sexual X.
  • Trissomia: soma de um cromossomo nos pares. A Síndrome de Down é a deficiência mais conhecida gerada por trissomia. Ela ocorre em razão de haver um cromossomo a mais no par 21.

Saber quantos cromossomos tem o ser humano é importante para o Enem. Teste o que você aprender com as questões do nosso Simulado gratuito.

Qual a diferença entre cromossomos, DNA e cromatina?

Cromossomo e cromatina são dois modos de o DNA ser organizado nas células eucariontes. Vamos ver especificamente a definição de cada um deles.

DNA é uma molécula de dupla hélice que contém a sequência de bases nitrogenadas adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Essa sequência de bases codifica as informações genéticas necessárias para a síntese de proteínas e o funcionamento da célula.

O DNA está presente em todas as células do organismo e é o material genético transmitido de geração em geração.

Cromatina é a forma menos condensada do DNA encontrada no núcleo das células eucarióticas durante a maior parte do ciclo celular, exceto durante a divisão celular. Ela é composta por moléculas de DNA altamente compactadas e enroladas em torno de proteínas chamadas histonas.

Essa estrutura menos condensada permite que o DNA seja acessado e transcrito para produzir RNA, permitindo a expressão dos genes e desempenhando funções celulares vitais.

Cromossomos são a forma altamente condensada do DNA que se forma durante a divisão celular (mitose ou meiose). Antes da divisão celular, a cromatina fica altamente compactada e os cromossomos se tornam visíveis sob um microscópio óptico.

O mais importante: essa distinção é cobrada no Enem e nos vestibulares!

Com o plano de estudos do Beduka você descobre o que mais cai no Enem e quando estudar cada matéria. Adquira já o seu:

Desejo meu plano

Esperamos que tenha entendido bem quantos cromossomos tem o ser humano. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.