Biologia

Os 12 Melhores Exercícios sobre as Leis de Mendel com Gabarito

Exercícios sobre Leis de Mendel
Sala do Saber - melhor cursinho online

As leis de mendel foram formuladas no propósito de descrever características essenciais da Genética. Elas totalizam duas leis, sendo elas: a Lei da Pureza dos Gametas e a Lei da Segregação Independente dos Genes. Leia nosso resumo e faça os 12 Melhores Exercícios sobre as Leis de Mendel.

Quando você terminar os Exercícios sobre as Leis de Mendel, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

Entre os anos de 1856 e 1863, o cientista e monge católico, Gregor Mendel (1822 – 1884), trabalhou duramente em sua pesquisa. Que pesquisa era essa?

Ele passou vários anos fazendo experimentos promovendo o cruzamento genético em plantas e observando os resultados. Para enfim…

Formular as duas leis de Mendel que lhe renderam o reconhecimento como o “Pai da Genética”.

Quer descobrir o que ele concluiu com esses estudos e como ele fez esses experimentos?

Vamos te contar tudo isso antes de lhe dar a oportunidade de fazer os 12 Melhores Exercícios sobre as Leis de Mendel!

Como surgiram as Leis de Mendel? (RESUMO)

Continuando a nossa história, o cruzamento entre as plantas se deu da seguinte forma:

  • Inicialmente, Mendel promoveu o cruzamento entre ervilhas analisando apenas uma característica;
  • Com muitas observações, ele concluiu que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
  • Essa conclusão fez com que surgisse a Primeira Lei de Mendel.
  • Passou então a observar mais características;
  • Essa observação fez com que depois de muita pesquisa, ele chegasse a conclusão que os genes responsáveis por duas ou mais características separam-se de forma independente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.
  • A conclusão anterior culminou na formação da Segunda Lei de Mendel.
  • A Terceira Lei de Mendel é uma síntese das duas primeiras, por isso alguns cientistas nem a consideram como uma lei independente. Devido a isso, não nos deteremos a falar sobre ela.

As Ideias de Charles Darwin com sua Teoria da Evolução e de Gregor Mendel, têm tudo a ver e podem muito bem serem cobradas juntas no ENEM.

Quer estar preparado para isso? 

Depois que estudar As Leis de Mendel, faça também Exercícios sobre a Teoria da Evolução de Darwin

Quais são as Leis de Mendel?

As leis de mendel foram formuladas no propósito de descrever características essenciais da Genética. Elas totalizam duas leis, sendo elas: a Lei da Pureza dos Gametas e a Lei da Segregação Independente dos Genes.

A Primeira Lei de Mendel (1a Lei)

A Primeira Lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação dos fatores, diz que todas as características de um indivíduo são determinadas por um par de genes e que eles se separam durante a formação dos gametas; portanto, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes.

A Primeira Lei de Mendel

Conclusões tomadas por Mendel:

  • As características são transmitidas através dos genes e cada característica é expressada por um par de genes;
  • Cada ser vivo tem uma combinação de genes únicos;
  • As características hereditárias são herdadas metade do pai e metade da mãe, ou seja, um par de genes tem um gene que veio do pai e outro da mãe;
  • Somente genes transmitem genes, não há outros meios naturais.

Dessa forma, é possível resumir a Primeira Lei de Mendel da Seguinte forma: 

Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes

A Segunda Lei de Mendel (2a Lei)

A Segunda Lei de Mendel, também conhecida como Lei da segregação Independente, diz que os genes responsáveis por duas ou mais características separam-se de forma independente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso. Portanto, uma característica de cor, por exemplo, não determina a característica textura.

A Segunda Lei de Mendel

Se os genes de diferentes características fossem dependentes, as ervilhas amarelas sempre seriam lisas e as verdes sempre seriam rugosas. Não foi isso o que ocorreu…

Com esse resultado, Mendel compreendeu que os alelos (os genes individuais que compõem o par) segregam-se de maneira independente, uma vez que surgiram mais variações do que o esperado.

Portanto, podemos resumir a Segunda Lei de Mendel, da seguinte forma:

Os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Exercícios sobre as Leis de Mendel

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Agora que tal testar seu conhecimento com Exercícios sobre as Leis de Mendel?

Questão 1 – (FPS) Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.

1. Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.

2. Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.

3. Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.

4. No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.

5. Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.

Estão corretas, apenas:

a) 2, 3 e 4.

b) 3, 4 e 5.

c) 1, 3 e 4.

d) 1, 4 e 5.

e) 1, 2 e 3.

Questão 2 – (Fuvest) Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde.

I. VV x vv

II. Vv x Vv

III. Vv x vv

Um pé de ervilha, heterozigoto e que, portanto, pode produzir vagens com sementes amarelas e com sementes verdes, pode resultar:

a) Apenas do cruzamento I.

b) Apenas do cruzamento II.

c) Apenas do cruzamento III.

d) Apenas dos cruzamentos II e III.

e) Dos cruzamentos I, II e III.

Questão 3 – (UFMT) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.

I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.

II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.

III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.

Das afirmações acima está (estão) correta (s):

a)  I, apenas

b)  II e III, apenas

c)  III, apenas

d)  II, apenas

e)  I, II e III.

Questão 4 – (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:

Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.

a)  2n, 20, 02, 2n, 20.

b)  Diploide, 10, 04, haploides, 05.

c)   Diploide, 46, 04, haploides, 23.

d)  n, 10, 02, 2n, 05.

e)  Haploide, 05, 04, n, 20.

Questão 5 – (Unifor-CE) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.

II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.

III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

A primeira lei de Mendel está expressa em:

a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 6 – (Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Exercícios sobre Leis de Mendel

Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) III e IV.

  • Você está indo muito bem! Chegamos na metade, continue fazendo os Exercícios sobre as Leis de Mendel.

Questão 7 – (UECE) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene

a) homozigoto

b) dominante

c) recessivo

d) autossomo

Questão 8 – (FUVEST) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.

Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores

a) das três cores, em igual proporção.

b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

c) das três cores, prevalecendo as vermelhas.

d) somente cor-de-rosa.

e) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

Questão 9 – (UFSCar) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é

a) de 100 %.

b) de 75 %.

c) de 50 %.

d) de 25 %.

e) nula.

  • Ufa! Estamos quase no fim, continue e faça os 3 últimos Exercícios sobre as Leis de Mendel.

Questão 10 – (PUC-RS) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para

a) seus filhos homens, apenas.

b) suas filhas mulheres, apenas.

c) 25% de sua descendência, apenas.

d) 50% de sua descendência, apenas.

e) 100% de sua descendência

Questão 11 – (UFV) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:

a) Violeta (0): Roxo (36): Branco (12).

b) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).

c) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).

d) Violeta (36): Roxo (12): Branco (0).

e) Violeta (48): Roxo (0): Branco (0).

Questão 12 – (UECE) A probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo masculino e a probabilidade de esse mesmo casal ter dois filhos, sendo uma menina e um menino são, respectivamente

a) 1/4 e 1/4

b) 1/2 e 1/2

c) 1/2 e 1/4

d) 1/4 e 1/2

  • Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios sobre as Leis de Mendel. Confira agora o Gabarito: 

Gabarito dos Exercícios sobre as Leis de Mendel

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) 1, 3 e 4.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) Dos cruzamentos I, II e III.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b)  II e III, apenas

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c)   Diploide, 46, 04, haploides, 23.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) I e II, somente.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) II e IV.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) dominante

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: c) de 50 %.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: e) 100% de sua descendência

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: c) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: d) 1/4 e 1/2

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre as Leis de Mendel? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

12 Comentários

    • Desculpe Luca. Nós verificamos o gabarito e a resposta colocada está correta. Realmente é letra E. Mas não se preocupe. Tente resolver a questão novamente.

  • Na questão 4 não haveria duas respostas, a letra b e c. Por meiose, uma célula diploide com 10 cromossomos, forma 4 células haploides com 5 cromossomos!

  • A questão 2 é a letra D. Está errada a alternativa E, pelo fato de o cruzamento I resultar em Vv, ou seja, o V domina o v aparecendo apenas o fenotipo do gene dominante, no caso a cor amarela

    • Olá, Isabela. Então, no I, como o gene V é dominante, o cruzamento resulta em cor amarela. Portanto, a probabilidade é 100%. No II, o cruzamento resulta em 3 indivíduos com cor amarela e um de cor verde. Desse modo, a probabilidade é de 25% VV, 50% Vv e 25% vv. E o cruzamento III, resulta em 2 indivíduos com cor amarela e 2 indivíduos de cor verde. Então, a probabilidade é de 50% Vv e 50% vv.
      Dessa forma, todos os cruzamentos produzem indivíduos heterozigotos.

  • Esses indivíduos heterozigotos, como está escrito no enunciado, podem produzir flores de ambas as cores, produzir, não ser