Português

Os 5 melhores exercícios sobre Gêneros Textuais com Gabarito

Exercício_sobre_Gêneros_TextuaisExercícios sobre Gêneros Textuais
Sala do Saber - melhor cursinho online

Gêneros Textuais são definidos conforme sua linguagem, seu conteúdo e sua maneira de apresentar esses elementos. Existem muitos tipos de gêneros e cada um tem um contexto, finalidade ou função. Eles são definidos por Tipos Textuais, mas dependendo das características podem assumir vários tipos ao mesmo tempo. Conheça agora os principais e faça os exercícios sobre Gêneros Textuais. 

Quais são os Tipos de Gêneros Textuais?

Os gêneros possuem estruturas próprias que os fazem se encaixar em tipos de textos. Existem inúmeros gêneros em cada tipo, então vamos aprender um pouco sobre cada um para você fazer os exercícios sobre gêneros textuais e depois o Simulado Beduka.

Aprenda mais sobre os tipos textuais clicando aqui.

Exemplo de Gênero Textual: Carta
Exemplo de Gênero Textual: Carta

Texto Narrativo

Esse tipo de texto apresenta um enredo com tempo, espaço, personagens e um narrador. Sua estrutura é dividida em apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Veja os principais gêneros dessa tipologia antes de fazer os exercícios sobre gêneros textuais.  

  • Romance
  • Novela
  • Crônica
  • Contos de Fada
  • Fábula
  • Lendas

Texto Descritivo

Esse tipo de texto se foca em expor características de algo em detalhes. Em sua estrutura é comum encontrar muitos adjetivos, verbos de ligação, metáforas e comparações.

Veja os principais gêneros dessa tipologia antes de fazer os exercícios sobre gêneros textuais. 

  • Diário
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Biografia e autobiografia
  • Notícia
  • Currículo
  • Lista de compras
  • Cardápio
  • Anúncios de classificados

Texto Expositivo

Esse tipo de texto foca em expor o tema através de uma estrutura com muita conceituação, definição, descrição, comparação, informação e enumeração. O objetivo dele é te ensinar de forma convincente sobre aquilo que ele está falando. 

Veja os principais gêneros dessa tipologia antes de fazer os exercícios sobre gêneros textuais. 

  • Seminários
  • Palestras
  • Conferências
  • Entrevistas
  • Trabalhos acadêmicos
  • Enciclopédia
  • Verbetes de dicionários

Texto Injuntivo

Esse tipo de texto tem o objetivo de te instruir a fazer alguma coisa. Por isso, sua estrutura conta com muitos verbos no imperativo

Veja os principais gêneros dessa tipologia antes de fazer os exercícios sobre gêneros textuais. 

  • Propaganda
  • Receita culinária
  • Bula de remédio
  • Manual de instruções
  • Regulamento
  • Textos prescritivos

Texto Dissertativo

Esse é o tipo de texto cobrado no ENEM. Ele tem o objetivo de defender uma ideia direcionada por um tema. Sua estrutura conta com  introdução, desenvolvimento e conclusão.

Veja os principais gêneros dessa tipologia antes de fazer os exercícios sobre gêneros textuais.

  • Editorial Jornalístico
  • Carta de opinião
  • Resenha
  • Artigo
  • Ensaio
  • Dissertação argumentativa
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado

Exercícios sobre Gêneros Textuais com Gabarito 

Já passamos por todos os tipos e gêneros, então está na hora de fazer os exercícios sobre Gêneros Textuais. Lembre-se de checar suas respostas com o gabarito.

1 – Enem 2013

A diva

Vamos ao teatro, Maria José?

Quem me dera,

desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,

tou podre. Outro dia a gente vamos.

Falou meio triste, culpada,

e um pouco alegre por recusar com orgulho.

TEATRO! Disse no espelho.

TEATRO! Mais alto, desgrenhada.

TEATRO! E os cacos voaram

sem nenhum aplauso.

Perfeita.

PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.

Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva

a) narra um fato real vivido por Maria José.

b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.

c) relata uma experiência teatral profissional.

d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.

e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.

2 – (ENEM 2012)

E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).

No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:

a) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.

b) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.

c) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.

d) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.

e) no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.

3 – (ENEM 2010)

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

a) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

b) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

4 – (ENEM 2010)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

a) vender um produto anunciado.

b) informar sobre astronomia.

c) ensinar os cuidados com a saúde.

d) expor a opinião de leitores em um jornal.

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

5 – Enem 2010

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor

b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.

c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

Respostas dos Exercícios sobre Gêneros Textuais

Exercício resolvido da questão 1 –

b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Gêneros Textuais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.