GeografiaMatérias

Resumo Sobre Vegetação: definição e os principais tipos

Resumo Sobre VegetaçãoResumo Sobre Vegetação
Sala do Saber - melhor cursinho online

Na sua região tem árvores grandes ou as plantas por aí são arbustos? Você sabe que há uma diversidade de fatores que determinam os tipos de vida botânica encontrados por aí? Neste resumo sobre vegetação nós te diremos todos eles, além de apresentar quais são os principais tipos encontrados no Brasil e no mundo.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito da internet!

O que é vegetação?

Você já fez trilha ou viu fotos de outras pessoas fazendo? Notou que o cenário é composto de diversos elementos? Tem uma serra ou um monte, as pedras, às vezes um córrego de um rio passando e… plantas. Pois bem, isto tem a ver com vegetação.

A vegetação é o conjunto de vida botânica que cobre o solo de uma paisagem. Ou seja, são as plantas nativas que se desenvolvem em alguma região, desde que haja as condições necessárias para isso.

A vegetação não deve ser confundida com a flora. Isso porque essa última é apenas o agrupamento das espécies, enquanto a vegetação se refere às características gerais das plantas.

Assim, a flora tem a ver com a classificação das plantas e vegetação com a aparência geral delas.

Resumo dos principais fatores que determinam a vegetação

Como você viu acima, para haver o desenvolvimento das plantas é preciso que haja condições para isso.

O primeiro fator determinante da vegetação é o clima da região. A depender das características dele, as plantas serão de uma ou de outra forma.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro!?

O clima na região do semiárido é quente e seco. Como as chuvas são poucas, as plantas precisam se adaptar ao local para sobreviver. Deste modo elas têm menos folhas e ganham espinhos, que retêm melhor a água.

Já na Floresta Amazônica o clima é quente e úmido, com chuvas constantes. A vegetação apresenta aspecto muito diferente do semiárido. Elas têm folhas grandes e geralmente são árvores muito altas.

Entendeu? Já está se sentindo mais confiante com esse resumo sobre vegetação? Pois sigamos adiante.

Outros fatores são:

  • relevo;
  • hidrografia;
  • solo;
  • pressão atmosférica;
  • altitude;
  • latitude
  • e movimentação do ar.

Não apenas isso, eles são fatores que determinam também o clima de uma região. Já deu pra notar nesse resumo sobre vegetação que ela está muito ligada ao clima, não é?

Mas não para por aí! Além desses, há o fator antrópico. Palavra difícil, né? Mas é basicamente a ação humana.

A vegetação é o primeiro componente da paisagem que os humanos modificam. Eles cortam árvores, introduzem novas espécies numa região, dominam com a agricultura etc.

Bom, agora vamos conhecer os principais tipos de vegetação.

Classificação das vegetações

Como os climas variam, os tipos de vegetação também vão variar. Neste resumo sobre vegetação, vamos apresentar os tipos principais, aqueles que mais caem nos vestibulares e no Enem.

Vale lembrar que as classificações são feitas por pesquisadores diferentes, que usam critérios nem sempre iguais para fazê-las. Uma forma de classificação se dá pela quantidade de água que as plantas necessitam.

Assim, temos:

  • Vegetação hidrófila: é o tipo de vegetação adaptado a alta umidade. Possuem raízes pequenas, folhas grandes e caules bem desenvolvidos. Um exemplo é a bananeira.
  • Vegetação Xerófila: é o tipo adaptado à aridez. Têm raízes grandes, folhas pequenas ou espinhos para reter melhor a água.
  • Vegetação tropófila: é o tipo adaptado às variações de umidade, a depender da estação, se é seca ou chuvosa. As árvores perdem folhas em estações secas ou frias, ou seja, são caducifólias.

Resumo sobre a vegetação do mundo

No mundo, os tipos de cobertura vegetal encontrados são:

  • Tundra
  • Taiga
  • Estepe
  • Savana
  • Deserto
  • Pradaria
  • Florestas tropicais
  • florestas temperadas
  • Vegetação de altitude
  • Vegetação mediterrânea

Isso não seria um resumo sobre vegetação  se não víssemos alguns detalhes sobre cada tipo, então vamos lá!

Resumo da vegetação: Tundra

Possui plantas rasteiras e esparsas, por causa dos ventos fortes das regiões em que elas se encontram, que impedem a existência de plantas de maior porte. Além disso, elas estão presentes em lugares muito frios, sendo principalmente ervas, gramíneas e musgos.

Resumo da vegetação: Taiga

A exemplo da Tundra, a Taiga está nos lugares frios do planeta. As plantas deste tipo compõem as chamadas Florestas Boreais e elas são principalmente árvores, como as coníferas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Resumo da vegetação: Estepe

A ocorrência da estepe é em locais de clima árido, temperado e subtropical e suas plantas são herbáceas rasteiras (grama, erva etc.)

Resumo da vegetação: Savana

É uma vegetação de clima quente, geralmente tropical. Suas árvores têm pequeno porte, como os arbustos.

Resumo da vegetação: Deserto

Em geral, a vegetação desértica é xerófita, adaptada a intervalos grandes de temperatura, alta evaporação e baixa umidade.

Resumo da vegetação: Pradaria

Estabelece-se em planícies onde o clima é úmido, fato que a diferencia da estepe, apesar de apresentar características em comum como a vegetação rasteira.

Resumo da vegetação: Florestas tropicais

São como a Floresta Amazônica citada acima. Apresentam vegetação densa com grande diversidade de espécies e se desenvolvem em locais quentes e com quantidade alta de chuvas.

Resumo da vegetação: Florestas temperadas

São encontradas entre os pólos e os trópicos da terra, onde o clima é temperado. São formadas por arbustos, plantas rasteiras e árvores, que perdem folhas durante o outono e restituem ao longo da primavera.

Resumo da vegetação: Vegetação de altitude

Esse tipo é comum em pontos elevados como montanhas, e possui plantas rasteiras, a exemplo da grama, adaptadas às baixas temperaturas.

Resumo da vegetação: Vegetação mediterrânea

Essa vegetação é encontrada em diversos pontos ao longo do mar mediterrâneo, onde o clima é seco no verão e chuvoso no inverno. Isso permite a existência de árvores pequenas, que crescem distanciadas uma das outras.

  • Está gostando do nosso resumo sobre vegetação? No Pinterest do Beduka você encontra resumos ilustrados pra te ajudar nos estudos. Aproveite!

Resumo sobre a vegetação do Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, o que o leva a ter climas diferentes dentro de seu próprio território. Devido a isso, os tipos de vegetação encontrados aqui são muitos. Antes de conhecê-los vamos ver qual a divisão deles.

  • Vegetações florestais ou arbóreas: são as formadas por árvores.
  • Vegetações herbáceas: apresentam plantas de porte rasteiro, como ervas e arbustos.
  • Vegetações complexas: apresentam vegetação com características heterogêneas, como o Pantanal, em que se pode notar traços da caatinga e do cerrado. 

Os tipos principais de vegetação do Brasil são:

  • Caatinga
  • Cerrado
  • Mangue
  • Pampa
  • Pantanal
  • Mata Atlântica
  • Mata das Araucárias
  • Mata dos Cocais
  • Floresta Amazônica

Vamos conhecer alguns detalhes de cada uma

Resumo da vegetação: Caatinga

A caatinga é uma vegetação de clima semiárido. Ela reúne plantas arbustivas e tem a presença de cactos e demais plantas xerófilas. Encontra-se principalmente no Nordeste, com pouca incidência também no norte de Minas Gerais.

Resumo da vegetação: Cerrado

O cerrado é composto de árvores baixas, distantes umas das outras e com troncos retorcidos. Há também a presença de gramíneas e arbustos. Essa vegetação é encontrada em locais de clima tropical e está espalhada em todas as regiões do país, exceto o sul.

Resumo da vegetação: Mangue

O Mangue é típico de regiões alagadiças e lodosas, sendo considerado vegetação de transição devido a sua presença nos ambientes terrestre e marinho.

Resumo da vegetação: Pampa

Os pampas são característicos da região subtropical do Brasil. São um tipo de vegetação de planície, composta basicamente de gramíneas, embora tenha arbustos e árvores pequenas.

Resumo da vegetação: Pantanal

O Pantanal possui uma vegetação de transição, que se desenvolve principalmente nos períodos mais secos da região em que se encontra. Esses momentos são os menos comuns, já que o local fica alagado a maior parte do ano. O pantanal é a maior planície alagável do mundo.

Resumo da vegetação: Mata Atlântica

A Mata Atlântica está presente no litoral brasileiro. Devido ao intenso extrativismo na região, a maior parte de sua vegetação nativa está ameaçada de desaparecer.

Ela é composta de árvores de médio e grande porte, que formam florestas densas.

Resumo da vegetação: Mata das Araucárias

A Mata das Araucárias é conhecida também como Mata dos Pinhais e está presente nas regiões de clima subtropical. As árvores dessa vegetação são de grande porte, com destaque para a araucária, conhecida também como pinheiro-do-paraná.

Resumo da vegetação: Mata dos Cocais

A mata dos cocais é uma vegetação de transição, que fica numa zona de encontro de três biomas: amazônia, caatinga e cerrado. Está presente, portanto, em dois tipos de clima: equatorial úmido e semiárido.

Resumo da vegetação: Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, além de deter a maior biodiversidade. É composta por árvores de folhas largas e grandes, formando uma densa vegetação de clima equatorial, quente e úmido.

Gostou do nosso resumo sobre vegetação? Compartilhe com os seus amigos e não deixe de seguir o Instagram do Beduka! Lá você encontra vários resumos e quizzes diários.

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.