Geografia

O que é o Pampa? Conheça esse bioma brasileiro

O que é o PampaO que é o Pampa?
Sala do Saber - melhor cursinho online

“O Pampa é um bioma que tem como principal característica a sua vegetação que é formada, basicamente, por gramíneas e espécies de pequeno porte. Veja mais a seguir.”

Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Basta clicar em algum dos tópicos para ir direto a parte que você deseja:

Estude com o simulado do Beduka. É grátis!

Antes de explicarmos o que é o Pampa, vamos te dar uma breve explicação sobre o que é bioma. Veja abaixo.

O que é bioma?

Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em determinado espaço, podendo variar de tamanho.

De forma geral, podemos definir bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais.

Entenda a importância dos biomas brasileiros neste artigo.

O que é o Pampa? (Flora, fauna e características)

O Pampa, também denominado de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma que ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul, e parte dos países Uruguai e Argentina.

Na América do Sul, o Pampa se estende por uma área de aproximadamente 750 mil km², compartilhada por Brasil, Uruguai e Argentina. No nosso país, ele ocupa 178.243 km², ou seja, 2,07% do território nacional.

A palavra Pampa é um termo do vocábulo indígena quéchua e significa “região plana”, paisagem bem comum nesse bioma, porém não única.

No Pampa se encontram de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas (elevações).

Todos caracterizados por uma vegetação bem variada, onde predominam campos nativos, mas onde também há presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos.

Uma das obras mais famosas produzidas no Rio Grande do Sul é “O Tempo e o Vento”. Ela é cobrada nos principais vestibulares do país e é bem extensa. Vale a pena conferir o resumo aqui.

Principais características do Pampa

O aspecto da paisagem é o de uma extensa área de tapete verde, pois possui regiões de campos distribuídas entre coxilhas e amplas planícies. O bioma é formado principalmente por:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • vegetação campestre, como gramíneas, árvores rasteiras, herbáceas, arbustos e pequenas árvores.

Próximo aos cursos d’água e das encostas de planalto, no entanto, a vegetação ganha densidade e variabilidade. Além disso, áreas alagadas e banhadas também fazem parte do bioma sulista.

  • O solo do bioma é, em geral, fértil, tendo elevado potencial para o desenvolvimento de atividades agrícolas, especialmente nas áreas de terra roxa.
  • As pastagens características da região estão diretamente relacionadas às atividades socioeconômicas ali desenvolvidas, com predominância da lavoura e da pecuária extensiva, principalmente a criação de gado cuja base alimentar é o pasto nativo.

Uma das melhores faculdades de Design Gráfico está no Rio Grande Do Sul, bem como uma das melhores de Geografia e de Ciências Sociais. Confira!

Flora do Pampa (vegetação)

A vegetação é composta principalmente por gramíneas e plantas rasteiras. Árvores e pequenos arbustos também podem ser encontrados na região, mas em minoria. Estima-se que a flora dos pampas abranja cerca de 3.000 espécies de plantas entre campos nativos, matas e afloramentos rochosos.

Estima-se que existam mais de 450 espécies de gramíneas, bem como cerca de 150 espécies de plantas compostas e leguminosas.

Alguns exemplos de plantas que fazem parte dos pampas são: nhandavaí, louro-pardo, pau-de-leite, cedro, canjerana, guajuvira, babosa-do-campo, guatambu, grápia, palmeira anã, capim-forquilha, grama-tapete, cabelos-de-porco, flechilhas, brabas-de-bode, unha-de-gato, bracatinga, cabreúva, angico-vermelho, caroba, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, canafístula, algarrobo, entre outras.

Fauna do Pampa (animais)

O Pampa não é rico apenas em espécies vegetais, também possui uma fauna com ampla diversidade de espécies. Estima-se que existam nos Pampas cerca de 500 espécies de aves, e ainda mais de 100 espécies de mamíferos.

Dentre as espécies endêmicas, ou seja, exclusivas daquela região, estão o tuco-tuco, o beija-flor-de-barba-azul, o sapinho-de-barriga-vermelha, dentre outras. Existem ainda nos Pampas, como em outros biomas brasileiros, espécies que se encontram em extinção, como o veado campeiro, o cervo-do-pantanal, ainda o caboclinho-de-barriga-verde e o picapauzinho-chorão.

Clima do Pampa

Típicos do Rio Grande do Sul (e também da Argentina e Uruguai), os pampas têm clima subtropical frio, sendo a temperatura média anual de 19°C. As quatro estações do ano apresentam-se bem definidas.

Com temperaturas que podem chegar aos 35 ºC no verão e médias negativas no inverno, o clima no Pampa gaúcho é frio e úmido, com chuvas concentradas no inverno e precipitação anual de em média 1.200 mm. São comuns as geadas e pode chegar a ter episódios pontuais de neve.

  • Já sabe quais são os principais rios brasileiros? Esses rios aparecem em contextos de questões tanto de geografia quanto de biologia, além das questões de atualidades.

Relevo do Pampa

O relevo do Pampa é levemente ondulado (coxilhas) e recoberto por gramíneas e ervas próprias desse ambiente. Por possuir características apropriadas para isso, é um bioma amplamente utilizados para criação de animais. Isso, pois possui extensas planícies nas quais o gado pode ser criado solto, alimentando-se das pastagens naturais.

Curiosidades sobre o Pampa

  • O pampa foi o território onde ocorreram as batalhas da Guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, conflito que teve participação do Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.
  • O pampa representa cerca de 65% do território do Rio Grande do Sul.
  • Um dos animais mais ameaçados de extinção é o Gato dos Pampas (Felis Colocolo), que mede 85 cm, sendo 25 cm de cauda.
  • A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina, com 265 km de comprimento.
  • O Pampa é o bioma que tem menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com apenas 0,36% de seu território transformado em área de conservação.

Gostou de aprender o que é o Pampa? Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.