Geografia

O que é o Pantanal? Confira esse resumo sobre o bioma brasileiro

O que é o PantanalO que é o Pantanal?

O pantanal é um importante bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo. Ele é tão importante que a UNESCO conferiu a ele o título de  “Patrimônio Natural Mundial”.

Conheça o Pantanal, um bioma brasileiro muito importante. Nesse artigo iremos explicar o que é o pantanal e dar características do clima, da fauna e da flora, do relevo, do solo e algumas curiosidades.

Já escrevemos sobre outros biomas brasileiros. Veja o nosso artigo sobre o Cerrado, sobre a Caatinga, sobre o Pampa, sobre a Floresta Amazônica, sobre a Mata Atlântica e sobre o Manguezal.

Os biomas brasileiros são temas muito recorrentes nas provas do ENEM, portanto esse artigo irá te ajudar a estudar para a prova. O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Descubra as principais características do Iluminismo, descubra como estudar história para o ENEM e faça algumas questões sobre urbanização.

Estude com o simulado do Beduka. É grátis!

Antes de explicarmos o que é o Pantanal, vamos explicar a seguir, de forma bem rápida, o que são biomas.

O que é bioma?

Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em determinado espaço, podendo variar de tamanho.

De forma geral, podemos definir bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais.

Entenda a importância dos biomas brasileiros neste artigo.

O que é o Pantanal?

O Pantanal é um bioma brasileiro considerado a maior planície de inundação do mundo. Possui uma área de cerca de 150 mil km² e estende-se pela Bolívia, Paraguai e pelo Brasil. Cerca de 62% da área do Pantanal se encontra no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal é influenciado pelo rio Paraguai e seus vários afluentes que alagam a região formando extensas áreas alagadiças.

O Pantanal é caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca nos meses de abril a setembro. O relevo do Pantanal possui região plana, levemente ondulada, com alguns raros morros isolados e muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.

Devido ao seu riquíssimo ecossistema, o Pantanal é considerado pela UNESCO como “Reserva da Biosfera”. Além disso, o órgão conferiu à região o título de “Patrimônio Natural Mundial” (título conferido às áreas de fundamental importância do ponto de vista biológico).

Principais características do Pantanal

  • Localizado na área central do continente sul americano;
  • Planícies alagadas;
  • Visualmente é um mosaico vegetativo;
  • Bioma ameaçado pelo turismo e pelas atividades agropecuárias;
  • Possui verão quente e úmido e inverno frio e seco.

Como é o clima do Pantanal?

O clima do Pantanal é o Tropical Continental caracterizado pelas altas temperaturas durante todo o ano, sendo que média anual é de 24ºC. Há duas estações bem definidas. As chuvas são mais acentuadas durante o verão e mais escassas durante o inverno, na época conhecida como estiagem.

Confira os nossos exercícios sobre biomas. Clique aqui!

O volume de chuvas no verão é muito maior do que no inverno. Portanto, o verão é uma estação chuvosa no Pantanal, enquanto a inverno é seco.

A época mais seca do ano é de abril a setembro. Nessa época as temperaturas ficam amenas durante o dia, ou seja, é como se fosse um calor fraco. Quando o sol se põe, as temperaturas caem tornando as noites frias.

A época mais quente e úmida do ano é de outubro a março. As temperaturas ficam elevadas e as chuvas são fortes e frequentes.  O índice pluviométrico do Pantanal é de 1100 mm por ano.

Como é a flora do Pantanal?

A vegetação do Pantanal é composta por mais de 1500 tipos distintos. É um mosaico de matas, cerradões, savanas que contam com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira, carandá, etc, campos inundáveis de diversos tipos, brejos e lagoas com plantas típicas como camalotes.

No Pantanal é comum que ocorra formações vegetais. Entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo. A flora pantaneira tem alto potencial econômico: pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.

Nas beiras dos rios há uma mata-de-galeria ou mata ciliar, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará e o pau-de-novato.

Qual é a fauna do Pantanal?

O Pantanal é habitado por inúmeras espécies de mamíferos, répteis, aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, mostrando-se um belo espetáculo. A fauna é bastante rica e diversificada. Porém, há muitas espécies ameaçadas de extinção: capivara, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, lobinho, veado-mateiro, entre outros.

São cerca de 230 espécies de peixes, destacando-se a piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado. O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante, que pode pesar até 120 Kg, e chegar a 1,5 metros de comprimento.

O jacaré-do-pantanal, é quase inofensivo ao ser humano, atinge 2,5 metros de comprimento e alimenta-se de peixes. O jacaré-açu atinge 6 metros de comprimento. Pode mudar de cor para se camuflar e só ataca quando ameaçado.

A sucuri-amarela-do-pantanal mede até 4,5 metros, alimenta-se de peixes, aves e pequenos mamíferos. Raramente ataca pessoas. A sucuri amazônica mede até 10 metros e é capaz de engolir uma capivara adulta.

Cerca de 650 espécies de aves povoam a região, entre eles, o tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, com as asas abertas ultrapassa os 2 metros de envergadura.

Curiosidades do Pantanal

  • A área inundada do Pantanal chega a ser equivalente a de todo o estado de Santa Catarina e a de quatro países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda. Na época da cheia, mais de 80% da extensão pantaneira é inundada.
  • Grande parte da água vem do rio Paraguai. Mais de 178 bilhões de litros de água são despejados na planície pantaneira.
  • A diversidade das águas do Pantanal é tanta que lá possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos.
  • O relevo do Pantanal faz com que o rio Paraguai ande bem devagar. Uma canoa à deriva no rio demoraria cerca de seis meses para atravessar todo o Pantanal.
  • Antigas tradições indígenas dizem que a região pantaneira era um grande oceano e que os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.

Gostou de aprender o que é o Pantanal? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar o que é o Pantanal, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja aqui como foi a colonização portuguesa no Brasil, descubra quais são os tipos textuais e saiba quais assuntos de filosofia que mais caem no ENEM.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu o que é o Pantanal, você também pode ver uma relação das melhores faculdades para cada curso. Conheça as melhores faculdades de Relações Internacionais, de Psicologia e de Engenharia Mecânica.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre o que é o Pantanal, aproveite para conferir alguns conteúdos de outras matérias:

Gostou do nosso texto sobre o que é o Pantanal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador