CursosFaculdades

Conheça as 10 melhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil!

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-RELAÇÕES-INTERNACIONAIS-DO-BRASILMelhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional de Relações Internacionais contribui para que diferentes países possam se relacionar de maneira construtiva. Tem interesse nessa área? Veja as melhores faculdades e Relações Internacionais do Brasil.

Dominar o inglês e, talvez, o espanhol, entender de geopolítica, parcerias regionais e conhecer outras culturas são atividades que devem estar nos seus planos, já que você busca por uma das melhores faculdades de relações internacionais do Brasil.

Você já tem em mente alguma universidade ou cidade em que pretende estudar e prestar o vestibular? Se sim, quais são? Neste artigo, apresentaremos as melhores faculdades de relações internacionais, do ponto de vista da avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF), conhece? Falaremos mais sobre o RUF abaixo.

Como saber quais são as melhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade de Brasília (UnB)

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

8. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

9. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

10. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Confira mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Relações Internacionais abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

O curso de Relações Internacionais da USP tem como objetivo formar especialistas, capazes de atuar em diversos campos de atividade. A meta é formar indivíduos polivalentes, com sólida formação e domínio dos fundamentos econômicos, políticos e jurídicos, necessários à compreensão dos fenômenos internacionais.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Relações Internacionais da UnB desde o seu início contribuiu para a sedimentação e desenvolvimento desse campo de estudos no país. O estudo das Relações Internacionais é multidisciplinar, oferecendo aos estudantes uma formação rica, que se beneficia de conhecimentos em Ciência Política, Economia, Direito e História.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Relações Internacionais da URFJ é composto por oito períodos letivos e encontra-se em processo de reforma curricular. Além de continuar atendendo plenamente as Diretrizes Nacionais Curriculares para a área, a nova grade dará atenção ainda mais especial para política externa brasileira, estudos sobre a América Latina, direitos humanos e economia política internacional.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

4ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Fundada em 1946, a PUC- SP é uma instituição de ensino privada. Possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição, destacando-se em rankings brasileiros e mundiais de universidades, figurando na conceituada classificação QS World University Rankings de 2018 como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Relações Internacionais da PUCSP proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Relações Internacionais da UFRGS permite que o aluno consiga acompanhar e vislumbrar tendências e transformações nas relações internacionais, extraindo suas possíveis implicações para os interesses de governos, empresas e entidades diversas da sociedade civil. O profissional formado deverá transitar com familiaridade por temas políticos, econômicos, sociais e culturais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG se destaca pela flexibilização curricular e multidisciplinaridade. Sua proposta acadêmico-pedagógica prevê a formação de profissionais capazes de analisar os problemas que cercam a interação entre as nações no mundo contemporâneo. 

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Relações Internacionais da UNESP é bem estruturado e, considerado referência no país, formam para o mercado de trabalho e para a produção de conhecimento através da pesquisa.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Relações Internacionais é oferecido em Marília e em Franca.

8ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada. É reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina. O Times Higher Education, um dos institutos que avaliam as universidades a nível global, classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral.

O curso de Relações Internacionais da PUC-Rio oferece habilidades e competências específicas para a prática da profissão nas áreas de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Comércio Internacional, Conflitos Internacionais e Pesquisa Científica. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Relações Internacionais da PUC Minas forma profissionais capazes de formular e implementar planos e pesquisas de inserção e projeção de governos, empresas, organizações privadas e públicas no plano internacional. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Relações Internacionais é oferecido em Belo Horizonte e em Poços de Caldas

10ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberlândia, há cerca de 540 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

O profissional formado no curso de Relações Internacionais da UFU deve estar capacitado a compreender e atuar sobre os fenômenos internacionais,
identificando oportunidades e riscos, atuando na orientação e planejamento das ações de atores públicos e privados nacionais, com vistas a defesa dos seus interesses no espaço internacional.

O ingresso ocorre através no primeiro semestre de cada ano, por meio Sisu e, no segundo semestre, por meio de processo seletivo próprio. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Relações Internacionais do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.