Faculdades

Aqui estão as 5 melhores faculdades particulares em Curitiba

AQUI-ESTÃO-AS-5-MELHORES-FACULDADES-PARTICULARES-EM-CURITIBAMelhores Universidades particulares em Curitiba
Sala do Saber - melhor cursinho online

Curitiba é uma cidade conhecida pela sua qualidade de vida. Mora ou pretende se mudar para estudar na capital do Paraná? Confira agora as 5 melhores faculdades particulares em Curitiba!

A capital do estado do Paraná é famosa entre seus vizinhos, não só por sua modernidade e qualidade de vida, mas também pelas inúmeras universidades e cursos oferecidos. Sua fama atrai diversos estudantes, de todos os cantos do país, todos os anos. Foi pensando nisso que resolvemos separar uma lista especial das melhores faculdades particulares em Curitiba. Bora lá?

Como são definidas as melhores faculdades particulares em Curitiba?

O critério de avaliação para definir as melhores faculdades em Curitiba, segundo o Ministério da Educação (MEC), foi o Índice Geral de Cursos (IGC). Aqui, a nota chega a variar de 1 a 5, sendo 4 e 5 excelência e 3 insatisfatória.

Para essa nota, é preciso a média dos conceitos de avaliação de programas de pós-graduação e o número de matrículas; a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação); dentre outros.

Inclusive, se você não estiver em Curitiba, mas deseja descobrir qual é a melhor faculdade para o seu curso em uma determinada cidade, basta acessar este link aqui.

Quais são as melhores faculdades particulares em Curitiba?

A lista de instituições de nível superior na capital do Paraná é grande. No total, são quase 70 universidades aprovadas pelo sistema do MEC e não para por aí. A cidade busca ampliar suas opções todos os anos, oferecendo diversos cursos em áreas inovadoras.

Vamos apresentar agora a lista com as melhores faculdades particulares em Curitiba, bem como alguns exemplos de cursos oferecidos que podem te ajudar na sua escolha de carreira!

Universidade Positivo (UP)

A instituição concentra, só na educação superior, mais de 40 anos de experiência. Fora isso, conta com 50 cursos e recebeu a nota 4 na avaliação do MEC. A UP oferece aos estudantes diversas opções de bolsas, descontos e vestibulares para ingresso.

Ela participa também do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

A PUC é uma das melhores faculdades particulares em Curitiba, alcançando também a nota 4 de média no ranking do MEC, e possui seis programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como nota 5: administração, ciências da saúde, direito, educação, engenharia mecânica e gestão urbana.

Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Com um campus na capital, a instituição conta com mais de 30 cursos de nível superior e conquistou a nota 4 na qualidade de ensino. A Tuiuti possui mais de 10 mil alunos divididos entre suas quatro unidades.

Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC PR)

A FATEC tem mais de mil alunos divididos entre os seus 15 cursos de graduação e 40 de pós-graduação. Ela foi fundada em 2005 e conquistou nota 4 na avaliação do MEC, pontuação que a coloca na quarta posição entre as melhores faculdades particulares em Curitiba.

Faculdade Dom Bosco (UniDBSCO)

Com seus 50 anos de história, a instituição ganhou nota 4 no ranking do Ministério da Educação, mesmo nível das outras universidades do estado, e ainda oferece opções de financiamento, bolsas de estudo, descontos e cursos EAD.

Exemplos de cursos oferecidos nas melhores faculdades em Curitiba

Além dos cursos tradicionais (direito, letras, administração), oferecidos na maioria das universidades do país, é importante citar algumas opções que chegaram recentemente nas melhores faculdades particulares em Curitiba e que representam um novo olhar para o mercado de trabalho.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Estética e cosmética – UP – Com duração de 3 anos, a graduação nesta área oferece integração de tecnologias das áreas da estética facial, corporal e capilar. O aluno estará apto a indicar cosméticos específicos para os tratamentos de diversas afecções estéticas.

Ciência de dados e inteligência artificial EAD – UniDBSCO – Com duração média de 4 anos (8 semestres), o curso de graduação apresenta conhecimento, resolução de problemas e os métodos de aprendizagem da inteligência artificial. Seja nas áreas de educação, comunicação, saúde, gestão, artes e pesquisa.

Marketing analytics – PUCPR – A graduação em marketing analytics une planejamento e gestão de marketing com plataformas digitais e inovação em tecnologia da informação e comunicação (TIC). O curso permite ainda que o aluno compreenda sobre marketing digital, campo que segue em expansão no Brasil e no mundo.

Pilotagem profissional de aeronaves – UTP – Assim como Santos Dumont, o sonho de muitos(as) brasileiros(as) é ser piloto de avião, certo? O ensino superior em aviação, oferecido pela Tuiuti, proporciona aos alunos o convívio diário e direto com o ambiente profissional. Tudo conforme as regras do programa do curso teórico de piloto comercial – Avião/IFR, exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Como escolher a sua faculdade?

Temos aqui no Beduka um texto que explica como identificar a sua vocação para definir qual será o curso certo. Fizemos também uma série de explicações sobre áreas como:

Gostamos de destacar que o conceito de melhor é sempre relativo, pois, você deve levar em consideração vários quesitos e alguns deles são pessoais. Por exemplo, o que é melhor para mim, no meu sonho de estudar em uma das melhores faculdades particulares em Curitiba, não necessariamente será o mesmo para quem quer fazer a graduação em Pernambuco, São Paulo ou Santa Catarina.

Se a faculdade escolhida não faz parte da seleção apresentada acima ou se estas instituições estão longe da sua realidade, não desanime. Existe ensino de qualidade nas universidades avaliadas pelo MEC. Pesquise mais sobre o curso que você escolheu aqui no Beduka.

Além disso, você pode conseguir uma vaga para estudar em uma das universidades particulares em Curitiba por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que usa a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como referência. Aqui tem algumas dicas sobre o que estudar para o ENEM, confira!

Agora que você já conhece quais são as melhores faculdades particulares em Curitiba, é importante saber como se concentrar para estudar. Mantenha em mente seu objetivo e comece ainda hoje a colocar em prática, mesmo que seja aos poucos, um dia alcançará este sonho!

Aproveite as dicas do Beduka

Aqui no nosso site você encontra uma relação com todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte para o ProUni.

Além de explicar quais são as melhores faculdades particulares em Curitiba, descubra também:

Você acabou de conferir uma lista com as melhores faculdades particulares em Curitiba,  aproveite para ver também o que é o cerrado, conferir a lista das melhores faculdades do Rio de Janeiro, saber quem pode participar do FIES e também entender como funciona o Encceja.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.