Encceja

Como é a prova do Encceja? Veja quem pode fazer e o que estudar

como é a prova do enccejaComo é a prova do Encceja?

O que é Encceja? É o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Por meio deste exame é possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Vou te explicar como funciona a prova. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para que para jovens e adultos que não concluíram o ensino médio em idade adequada, possam conseguir sua certificação.

Saiba como é a prova do Encceja e também algumas questões para testar seus conhecimentos.

Em outro texto, aqui no Beduka, nós já explicamos como funciona o Encceja, mas é importante destacar que o objetivo da prova é facilitar a obtenção do certificado do ensino médio e fundamental para aqueles que não conseguiram terminar a escola no método tradicional.

Podem participar jovens e adultos, residentes tanto no Brasil como no exterior.

Para conseguir o diploma do ensino fundamental, os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização da prova do Encceja. Já para o ensino médio, os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos completos.

Como é a prova do Encceja?

Para aqueles que estão interessados em conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental, e querem saber como é a prova do Encceja, é importante destacar que ela contempla questões de:

  • Língua portuguesa
  • Língua estrangeira moderna
  • Artes
  • Educação física
  • Matemática
  • História e geografia
  • Ciências naturais
  • Produção de uma redação

Já os estudantes que estão interessados em obter o certificado de conclusão do ensino médio terão outros assuntos exigidos na prova do Encceja. Por exemplo:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Produção de uma redação

Como pode perceber, em ambos os casos, os estudantes deverão produzir uma redação em formato de prosa do tipo dissertativa-argumentativa, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política que será apresentado no dia do exame.

Temos aqui algumas dicas de palavras que você pode usar na sua redação e também exemplos de redações que conquistaram nota mil no Enem.

Quantas questões tem na prova do Encceja?

Independente do seu objetivo, seja para o certificado do ensino fundamental ou médio, a prova do Encceja conta com 12 questões, divididas em 4 cadernos.

Para ser aprovado, o estudante precisa conquistar 100 pontos em cada caderno e no mínimo obter 5 pontos na redação. Se ele for reprovado em um dos cadernos, receberá o certificado referente às áreas que foi aprovado, mas deverá fazer o complemento no ano seguinte para ter o certificado de conclusão.

  • São 120 questões ao todo, divididas em 4 provas objetivas, cada uma com 30 questões.

O participante também precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, que tem notas de 0 a 10. Para ser aprovado é necessário acertar 100 pontos em cada prova e ter uma nota mínima de 5 pontos na redação.

Estudar provas antigas do Encceja é uma boa maneira de revisar a matéria e acertar mais pontos na hora da avaliação.

Depois de entender os principais detalhes de como é a prova do Encceja, veja abaixo algumas questões que já caíram e são matéria obrigatória de estudo para ir bem no exame.

Perguntas frequentes sobre o Encceja

Essas são as questões mais comuns e vou respondê-las objetivamente para te ajudar da melhor forma.

O que é Encceja? Serve para quê?

É uma avaliação que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza para certificar jovens e adultos com a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Para fazer o Encceja é preciso estar frequentando escola?

Não. Não é preciso estar frequentando nenhuma escola, pois o exame é aberto a todos os que possuem a idade mínima de 15 anos para ter o certificado de conclusão do Ensino fundamental, ou a idade mínima de 18 anos para ter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Quem pode fazer o Encceja?

Qualquer pessoa que possua que atenda as regras de idade conforme escrito acima.

Como é a prova?

A prova Encceja possui 120 questões ao todo, sendo 30 de cada área específica. Todas são de múltipla escolha, ou seja, com alternativas. Ela acontece no mesmo dia, ocupando o período da manhã e da tarde.

O que cai na prova?

A prova segue o que alguém do ensino fundamental ou do ensino médio deve aprender, mas de uma forma geral e completa, o que cai segue a linha descrita abaixo:

  • Ciências Naturais: Matérias de ciências com física, química e biologia
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Linguagens: Português, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
  • Matemática

Atenção: Se você deseja apenas concluir o Ensino Fundamental, a prova terá apenas: ciências, matemática. história, geografia, português, inglês, espanhol, artes e educação física.

É possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio mesmo não tendo o Fundamental?

Sim, mas é preciso ter pelo menos 18 anos. Neste caso, é possível tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio sem precisar tirar o do Fundamental primeiro.

Onde posso fazer a inscrição para o Encceja?

No site oficial. Vou colocar o abaixo para que você possa ser direcionado para a página e se inscrever.

E seu eu passar em uma área e não passar na outra?

Suponha que você conseguiu 100 pontos em matemática, mas não conseguiu em ciências. Neste caso, no outro ano você não precisa fazer matemática e se inscreve apenas para fazer novamente a prova que não conseguiu.

Onde acontece a prova do Encceja?

Ela é aplicada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O local da prova aparece no Cartão de Confirmação da inscrição do candidato.

Pessoas com deficiência possuem recursos de acessibilidade para fazer a prova?

Sim. Veja a lista das pessoas que recebem atendimento especializado para a realização do Exame:

  • Pessoas com baixa visão
  • Cegueira
  • Visão monocular
  • Deficiência física
  • Deficiência auditiva
  • Surdez
  • Deficiência intelectual (mental)
  • Surdo-cegueira
  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Autismo/discalculia
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Idosos

Os auxílios oferecidos para fazer a prova do Encceja envolvem: priva em braile, tradutor-intérprete de Libras, prova com letra ampliada ou superampliada, guia-intérprete, ledor, transcritor, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso, mobiliário acessível.

Atenção: É preciso provar com documentação a necessidade do atendimento especial.

É permitido levar lanche no dia da prova?

Sim. Contudo, todos os lanches levados terão de ser vistoriados no dia da prova.

Questões da prova do Encceja para o ensino fundamental

Separamos abaixo 4 exemplos de exercícios que já caíram em alguma prova do Encceja para estudantes que buscam o certificado de conclusão do ensino fundamental. Vamos lá? Separe lápis e papel!

1ª questão da prova do Encceja – Ensino fundamental

Cupins comumente atacam árvores e podem destruí-las por completo, pois se alimentam da celulose presente na madeira. No entanto, eles são incapazes de digerir a celulose. Esse trabalho é feito por certos protozoários que vivem em uma parte do sistema digestório dos cupins e, dessa forma, se beneficiam com abrigo e proteção. Assim, cupins e protozoários não são capazes de sobreviver um sem o outro.

A relação ecológica estabelecida entre esses organismos é:

  1. Inquilinismo
  2. Competição
  3. Parasitismo
  4. Mutualismo

2ª questão da prova do Encceja – Ensino fundamental

A utilização de mercúrio em garimpos é uma forma simples e barata de extrair ouro do solo. Geralmente é feita sem cuidado ou preocupação com o ambiente.

O problema ambiental causado por essa forma de exploração do solo é:

  1. Chuva ácida
  2. Aquecimento global
  3. Eutrofização dos rios
  4. Intoxicação de seres vivos

3ª questão da prova do Encceja – Ensino fundamental

O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo Poder Público com o objetivo de proteger, por meio de leis, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e também de valor afetivo para a população. Isso impede que venham a ser descaracterizados, demolidos, destruídos ou mutilados.

O procedimento descrito é aplicado a bens de interesse coletivo com o objetivo de

  1. Preservar a memória local
  2. Afastar a exploração turística
  3. Favorecer a modernização urbana
  4. Valorizar a propriedade imobiliária

4ª questão da prova do Encceja – Ensino fundamental

Os dados do IBGE-Censo 2010 mostram que a região Nordeste segue com a segunda maior população do Brasil, com 53,07 milhões de pessoas.

O valor posicional do algarismo 7, presente nessa informação da população da Região Nordeste, é igual a

  1. 7 dezenas de milhar
  2. 7 dezenas de milhões
  3. 7 unidades de milhar
  4. 7 unidades de milhões

Respostas das questões da prova do Encceja – Ensino fundamental

  • Questão 1: Mutualismo
  • Questão 2: Intoxicação de seres vivos
  • Questão 3: Preservar a memória local
  • Questão 4: 7 dezenas de milhar

Questões da prova do Encceja para o ensino médio

Agora chegou a vez dos estudantes, jovens e adultos, que sonham em conquistar o certificado de conclusão do ensino médio. Separamos abaixo 4 exemplos de exercícios que já caíram em alguma prova do Encceja. Vamos lá? Separe lápis e papel!

1ª questão da prova do Encceja – Ensino médio

Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de “eterno feminino”, mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, eram aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos.

De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade são

  1. Economicamente estabelecidos
  2. Biologicamente definidos
  3. Culturalmente construídos
  4. Juridicamente atribuídos

2ª questão da prova do Encceja – Ensino médio

O dono de uma papelaria precisa comprar 1000 resmas de papel no formato A4 para repor o seu estoque. Após uma pesquisa de preços, escolhe realizar a compra em uma loja atacadista que vende cada resma ao preço de R$7,00. Constatou, também, que R$400,00 é o valor mais barato a ser pago pelo transporte dessas resmas. Sabe-se que, nessa papelaria, ele vende esse produto com lucro de 100% sobre seu custo total.

Sabe-se ainda que ele deseja manter sua margem de lucro e vender essas resmas por, no máximo R$14,10 cada. Para tanto, precisará conseguir um desconto no preço de compra das resmas, uma vez que o valor do frete não poderá ser negociado.

Para atingir seus objetivos, qual deve ser o valor mais próximo do menor desconto que o dono da papelaria precisa obter no valor de compra dessas resmas?

  1. 0,72%
  2. 4,23%
  3. 5,00%
  4. 10,00%

3ª questão da prova do Encceja – Ensino médio

Com a globalização (integração e superação de fronteiras econômicas entre países), passou a ser comum encontrarmos uma grande diversidade de produtos, cujas embalagens são escritas em mais de uma língua (por exemplo, em Português e em Espanhol). Isso ocorre porque

  1. facilita a comercialização de um mesmo produto em diferentes países
  2. houve um aumento do número de imigrantes no Brasil nas últimas décadas
  3. os consumidores, no Brasil, falam e lêem fluentemente em línguas estrangeiras
  4. os produtos importados são mais caros que os nacionais

4ª questão da prova do Encceja – Ensino médio

Na embalagem de um produto, há as seguintes informações:

  • Do not use under fire
  • Non disperdere il contenitore nell’ambiente
  • Evite el contacto con los ojos

Após a leitura, concluímos que as informações

  1. alertam o consumidor sobre os prejuízos que o produto causa ao meio ambiente
  2. informam o consumidor sobre os ingredientes do produto
  3. alertam os consumidores sobre a má utilização do produto
  4. informam que o produto é um alimento

Respostas das questões da prova do Encceja – Ensino médio

  • Questão 1: Culturalmente construídos
  • Questão 2: 5,00%
  • Questão 3: facilita a comercialização de um mesmo produto em diferentes países
  • Questão 4: alertam os consumidores sobre a má utilização do produto

Você leu aqui no Beduka como é a prova do Encceja e também ver exemplos de questões que são exigidas para treinar os seus conhecimentos.

Conquistar o certificado de conclusão do ensino médio por meio da prova do Encceja é o primeiro passo para você buscar uma formação superior, seja licenciatura, bacharelado ou mesmo tecnólogo.

Veja aqui algumas explicações sobre o que é verbo transitivo direto e o que é uma preposição.

Além de explicar como é a prova do Encceja, nós apresentamos uma relação completa de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Pesquise e descubra qual é a melhor faculdade para o curso que você quer fazer.

O Beduka surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos. Por exemplo:

Agora que você já sabe como é a prova do Encceja, entenda também como funciona o ProUni e para que serve a nota do Enem.

Depois de conferir os detalhes sobre como é a prova do Encceja, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades que sempre publicamos!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

11 Comentários