CursosFaculdades

Conheça as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-DESIGN-GRÁFICO-DO-BRASILMelhores faculdades de Design Gráfico do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se o seu desejo é cursar Design Gráfico e trabalhar com a criação de projetos de comunicação visual, veja o nosso ranking das melhores faculdades para esse curso!

O mercado de trabalho para o profissional desta área cresce a cada dia. Quem opta por fazer essa graduação poderá atuar em agências de publicidade, empresas especializadas em criação, editoras, produtoras, sites ou até com produção independente, como freelancer. Descubra quais são as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil para conseguir uma boa formação.

Como saber quais as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia em Pernambuco, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

6. Universidade de Brasília (UnB)

7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

10. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Veja mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião

O curso de Design da USP está voltado para as áreas de desenho industrial e comunicação visual, com ênfase na prática projetual, entendida no seu sentido mais amplo, incorporando desde as dimensões teóricas e históricas até as questões tecnológicas colocadas pela produção.

O ingresso é feito através do vestibular da Fuvest e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Design da UFRGS capacita profissionais para atuar no desenvolvimento de projetos de produtos de programação visual e sistemas visuais de comunicação. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Design da UFMG oferece três percursos: Design Gráfico, Design de Produto e Design para Construção. As áreas se baseiam em conhecimentos sobre processos de transformação, matérias-primas, qualidade, mercado, comunicação visual, logística, usabilidade e ergonomia.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Comunicação Visual Design da UFRJ foi implantado em 2009, a partir do antigo curso de Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. Insere-se no campo do Design Gráfico, oferecendo uma formação abrangente que contempla as recentes alternativas tecnológicas para a formação do futuro profissional dessa área.

Para ingressar no curso de Comunicação Visual Design da UFRJ é necessário passar pelo THE (Teste de Verificação de Habilidade Específica). Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Fundada em 1951, é uma instituição de ensino superior privada situada em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.  A escola tem cerca de 10.000 alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores.

O curso de Design da ESPM nasceu de um olhar abrangente para as atuais demandas e expectativas em relação às novas mídias, interfaces, ao panorama econômico e sociocultural brasileiro.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso de Deisgn é oferecido em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

6ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Design da UnB oferece dois caminhos básicos ao estudante: O mais antigo e historicamente mais popular é o da Programação Visual. Nela, o designer trabalha a imagem impressa por meio de elaboração de logotipos e projetos gráficos. Outra área compreendida pelo curso é o Projeto de Produto. Com essa formação, o estudante se habilita a projetar móveis, joias, roupas e todo o tipo de objetos utilizados no cotidiano.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Design da UFSC possui três habilitações: Design Gráfico, Design de Produto e Design de Animação. O aluno tem a possibilidade de montar sua formação de acordo com suas habilidades e competências, descobertas, muitas vezes, durante o desenvolvimento do curso.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

Durante o curso de Design Gráfico da UFPR são abordados conteúdos de representação gráfica, história da arte, teoria da cor, ilustração, tipografia, fotografia e outras disciplinas de formação básica. Neste contexto associa-se ao domínio das técnicas e métodos projetuais nas áreas que englobam esse curso. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada. É reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina. O Times Higher Education, um dos institutos que avaliam as universidades a nível global, classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral.

O curso de Design da PUC-Rio oferece quarto opções: Comunicação Visual, Projeto de Produto, Moda e Mídia Digital. O Departamento de Artes e Design dispõe de vários laboratórios para dar suporte ao aprendizado da graduação.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

O curso da UFC oferece duas vertentes: Design de Produto e Design Gráfico. O profissional da área de Design de Produto atua no desenvolvimento de projetos e na produção de bens de consumo. Já na área de Design Gráfico trabalha no desenvolvimento de projetos e produtos voltados para a comunicação e gestão da informação visual e gráfica, para comunicar visualmente um conceito ou ideia.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.