CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de ciências sociais do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-CIÊNCIAS-SOCIAIS-DO-BRASILMelhores faculdades de Ciências Sociais do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ciências sociais é um ramo que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos ou grupos. O profissional formado nesse curso estuda fenômenos que ocorrem na sociedade, como: migração, conflitos sociais e movimentos políticos.

Existem várias formas de definir em qual universidade fazer a sua graduação. Alguns observam as especializações, outros levam em conta o valor da mensalidade. Mas também tem estudantes que pesquisam pelas melhores faculdades de ciências sociais do Brasil para definir em qual buscará a sua formação.

O curso de ciências sociais é um dos mais tradicionais nas faculdades brasileira e muito procurado por quem gosta de estudar as sociedades e culturas humanas.

O aluno do curso de ciências sociais aprenderá sobre as origens, o desenvolvimento e a organização das sociedades. A graduação tem por objetivo formar profissionais capazes de analisar e compreender os conflitos da sociedade por meio de pesquisa de seus hábitos e costumes culturais.

O cientista social estuda os fenômenos e as relações que caracterizam as organizações sócio-culturais de determinada comunidade. Ele é capaz de compreender a construção de identidades e a formação das opiniões.

A graduação em ciências sociais dura em torno de 4 anos e é baseada especialmente em três matérias essenciais: a sociologia, a antropologia e a ciência política. Além desse conteúdo, o aluno ainda vai aprimorar seus conhecimentos em economia, geografia, história, filosofia e psicologia.

Ao estudar em uma das melhores faculdades de ciências sociais do Brasil, o aluno vai desenvolver o seu conhecimento em aulas práticas, estudando comunidades e fazendo coleta de dados sobre pessoas.

Quais são as melhores faculdades de ciências sociais do Brasil?

Sempre destacamos que o conceito que define as melhores faculdades de ciências sociais do Brasil pode ser subjetivo. Os critérios são sempre individuais, já que você precisa considerar as possibilidades de formação, a distância entre seu trabalho ou a residência, valor da mensalidade e outras condições que podem ser mais relevantes para sua formação.

O Ministério da Educação (MEC) usa o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para definir a relação das melhores faculdades de ciências sociais do Brasil. Essa é a avaliação mais completa realizada pelo INEP, e leva em conta o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Se acha que o curso de ciências sociais é o ideal para você, não deixe de conferir as principais instituições de ensino no país, com as melhores notas do MEC.

Quais são as melhores faculdades públicas de ciências sociais do Brasil?

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Veja aqui como funciona a prova da FUVEST e entenda os segredos da redação perfeita no NEM.

Quais são as melhores faculdades privadas de ciências sociais do Brasil?

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Uma das formas de entrar em uma instituição particular é por meio de uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), além do financiamento estudantil do FIES.

Onde o formado em ciências sociais pode trabalhar?

O profissional, chamado de cientista social, pode trabalhar tanto no ambiente acadêmico como em empresas especializadas em análise cultural, órgãos do governo e instituições internacionais. Mas para quem está interessado, é bom saber que nessa profissão deve-se gostar muito de leitura, pesquisa e convívio com outras comunidades.

Uma outra área de atuação é o de professor na matéria no ensino médio, já que a mesma é obrigatória em todos os colégios do Brasil.

O mercado está contratando também graduados em ciências sociais que tenham o domínio de ferramentas de tecnologia. É possível, com esse requisito, trabalhar com as pesquisa de humanidades digitais, que demanda profissionais que façam a análise de grandes conjuntos de dados (big data), produzidos por indivíduos na internet e em redes sociais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Profissionais com essas competências são requisitados para entender comportamentos, opiniões e formas de interação política e social entre as comunidades.

Apresentamos a você uma abordagem ampla sobre as melhores faculdades de ciências sociais do Brasil e explicações sobre o que o estudante aprende durante o curso.

Se você acha que este é o curso ideal, uma boa dica é estudar para passar no ENEM e conquistar uma vaga em uma das melhores faculdades públicas de ciências sociais do Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Consiga boa nota no ENEM com o Beduka

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades reconhecidas pelo MEC, lançado em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor instituição para a graduação que deseja fazer. Encontre aqui a lista com as melhores universidades para o seu curso agora!

Após checar a lista das melhores faculdades de ciências sociais do Brasil, você pode também verificar algumas dicas de como descobrir a sua vocação, como estudar inglês com música ou ainda relembrar o que é preposição.

Você pode ainda entender como pedir a isenção da taxa do ENEM, como é o curso de pedagogia, quais são as melhores faculdades do Rio de Janeiro, como fazer um mapa mental e como é a prova do ENEM.

Para ajudar estudantes que estão se preparando para os vestibulares, nós desenvolvemos um simulador com questões do ENEM. Aqui você pode treinar e testar os seus conhecimentos de forma gratuita, 24 horas por dia. Conheça!

Depois de ver a lista das melhores faculdades de ciências sociais do Brasil, temos aqui vários textos que ajudam a se preparar para o vestibular e conseguir uma boa nota no ENEM. Por exemplo:

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre quais são as melhores faculdades de ciências sociais do Brasil, aproveite para ver também uma relação com as melhores obras de Machado de Assis, um resumo da biografia de Eça de Queiroz, uma lista com as melhores universidades de Pernambuco, entender o que foi o iluminismo ou ficar por dentro de como é o curso de direito.

Gostou do nosso texto com a lista das melhores faculdades de ciências sociais do Brasil? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.