ExercíciosGeografia

Os 10 Melhores Exercícios Sobre a América do Norte com Gabarito

Exercícios sobre América do NorteExercícios sobre América do Norte
Instagram do Beduka

Você já ouviu falar nas subdivisões que a América tem, não é? Sul, centro e norte. Esta última parte abriga os dois países mais ricos do continente e tem uma história bem diferente das demais. Fique sabendo tudo sobre isso com o resumo e depois teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a América do Norte.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

O que é a América do Norte?

Você deve lembrar que tradicionalmente o mundo é dividido em cinco continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania. Essas divisões podem aumentar a depender dos critérios estabelecidos. Além disso, os continentes podem sofrer subdivisões.

Esse é o caso da América. Ela é dividida em três partes: América Central, América do Norte e América do Sul.

Como o próprio nome diz, a América do Norte é a parte mais setentrional do continente americano. Ela abriga três países: Canadá, Estados Unidos e México.

Devido à intensa colonização britânica nos dois primeiros países, a América do Norte é conhecida também como América Anglo-saxônica. Isso é uma maneira de diferenciá-la das demais, que formam a América Latina.

O território norte-americano foi habitado primeiramente por índios. Os europeus chegaram à região de modo a colonizá-la somente no contexto das Grandes Navegações. Os primeiros foram os espanhóis, seguidos de ingleses e franceses.

A presença dos ingleses foi a mais importante. Nos Estados Unidos eles formaram as Treze Colônias, que se tornaram independentes da Inglaterra no final do século XVIII. Elas ficavam na costa leste do país e foram um importante centro de chegada de europeus, que se espelhavam depois para outras regiões mais centrais e para o oeste.

O México foi uma colônia espanhola até o século XIX. Sua população é majoritariamente mestiça, ao contrário de Canadá e Estados Unidos, que têm uma ancestralidade europeia mais aparente.

Outra diferença é a religião. Nos Estados Unidos e no Canadá as populações são tradicionalmente protestantes, enquanto os mexicanos são católicos.

Agora vamos ver os aspectos econômicos e físicos da região. Eles estão muito presentes nos exercícios sobre a América do Norte, por isso tenha atenção dobrada!

  • Tenha mais de 200 resumos gratuitos na palma da sua mão. Acesse o Instagram do Beduka e aproveite!

Como é a economia da América do Norte?

A América do Norte abriga dois dos países mais ricos do mundo, inclusive a potência mundial mais importante: os Estados Unidos. Por isso, é normal que a economia do continente seja cobrada nos exercícios sobre américa do norte.  

Nos EUA e no Canadá está a região com maior riqueza do subcontinente: a região dos grandes lagos.

Devido aos minérios encontrados nesta região, encontra-se nela também a maior parte das indústrias pesadas. É nela que se localizam cidades como Detroit, Nova Iorque e Baltimore, nos Estados Unidos, Montreal e Toronto, no Canadá.

Mas a economia é bastante diversificada, devido à grande extensão e diferenças entre cada região.

No setor agrícola, a América do Norte é um dos grandes pólos de produção de alimentos do mundo. O destaque está na produção de grãos, como milho e soja, além da produção de tabaco, algodão e laranjas.

Há também a produção de trigo, feno, legumes e laticínios nos Estados Unidos e no Canadá. No México há destaque para a cana-de-açúcar, banana e frutas tropicais.

A América do Norte tem também uma grande reserva de petróleo. De modo especial, esta fonte de energia é encontrada num deserto no interior do México, assim como em regiões do Texas e do Alasca, nos Estados Unidos.

No ramo da criação de animais, os países norte-americanos têm uma grande produtividade de gado bovino. Contudo, os gados ovino e suíno são vistos em grande número nas fazendas do Canadá e dos Estados Unidos.

Como são a fauna e a flora da América do Norte?

Esse é um tema que sempre aparece nos exercícios sobre américa do norte que caem no enem. Vamos ver sobre ele. 

A flora (vegetação) de um lugar é determinada de modo primordial pelo seu clima. Como a América do norte apresenta clima variado a depender da região, sua flora também será diversificada.

Os tipos principais de flora são:

  • Tundra: encontrada no norte do subcontinente, principalmente no Alasca.
  • Floresta boreal: região sul e centro do Canadá.
  • Florestas mistas: leste dos Estados Unidos, compostas por pinheiros de diversos tipos.
  • Vegetação desértica: parte norte do México e das Cadeias Ocidentais.
  • Pradarias: porção central do subcontinente.

A fauna desta região também apresenta uma variedade grande. Alguns animais nativos da América do Norte são: carneiros silvestres, cabras monteses, alces e veados-vermelhos. Além deles, é possível encontrar também pumas, linces, coiotes, cervos em algumas regiões.

Como são o relevo e a hidrografia da América do Norte?

O relevo norte-americano é diversificado, mas apresenta basicamente três tipos. Vamos conhecê-los para que você faça os exercícios sobre américa do norte sem nenhum problema. 

  • Porção Ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, sendo muitas delas vulcões ativos, que ocasionam terremotos na região.
  • Porção Oriental: é onde se encontram planaltos e montanhas antigas, acometidas de diversos e longos processos erosivos.
  • Porção Central: encontram-se nesta porção planícies, além de rios e lagos.

As principais montanhas são: 

  • Cadeias da Costa, que se estendem do Alasca até o México, na parte oeste da América do Norte; 
  • Sierra Nevada, na Califórnia; 
  • Montanhas Rochosas, cordilheira que vai do Canadá ao sudoeste dos Estados Unidos.

As planícies mais conhecidas são: 

  • as de Lacustre, no Canadá, 
  • as do Mississipi, nos Estados Unidos, 
  • e a planície dos Grandes Lagos, região que ocupa parte do território canadense e dos Estados Unidos.

A Hidrografia é tão diversificada quanto o relevo. No Canadá, a preponderância é dos lagos, com 150 mil pelo menos, sendo a maioria de origem glacial. Os mais importantes lagos se encontram na fronteira do Canadá com os EUA. São eles:

  • Superior;
  • Michinga;
  • Huron;
  • Erie;
  • Ontário.

Os rios de maior destaque são o Rio São Lourenço, no Canadá, que serve como ligação entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, três rios se destacam: Mississipi, Colorado e Columbia.

O Rio Mississipi se destaca quanto à capacidade de navegação, os demais são utilizados na geração de energia elétrica e na irrigação.

Exercícios sobre a América do Norte

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. Vamos agora aos exercícios sobre América do norte!

Questão 1- (Enem 2017

A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a):

a) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.

b) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.

c) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.

d) aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã.

e) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Questão 2 – (USP-2016) Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP) – 2015.

Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:

a) A queda da oferta de petróleo, em 2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.

b) O Brasil, país que não é membro da OPEP, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do pré-sal.

c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.

d) A elevação da produção de petróleo em países da OPEP, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.

e) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.

Questão 3- (Ulbra-2010) Com relação às migrações, NÃO é correto afirmar:

a) A composição de uma população é fortemente marcada pelos fluxos migratórios, que promovem o crescimento da população de regiões ou países receptores e que influenciam a sua composição étnica e social, trazendo novos comportamentos culturais.

b) No cenário mundial, é possível dividir os emigrantes em dois grupos: o dos voluntários e o dos forçados. O primeiro, majoritário, é formado pelos que se dirigem a outros países em busca de trabalho, estudo ou para se juntar a familiares. O segundo é composto pelos refugiados, aqueles que têm de deixar o país de origem em virtude de desastres ambientais, conflitos ou perseguições.

c) Os países desenvolvidos ainda são o destino de muitos imigrantes. Os Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e os países da Europa Ocidental são as nações que mais recebem imigrantes.

d) Em função da grande pressão migratória, as nações desenvolvidas tomam medidas para restringir a entrada maciça de imigrantes para tentar evitar, sobretudo, a mão de obra desqualificada.

e) Os países desenvolvidos tomam medidas para evitar a entrada de profissionais qualificados, promovendo o desenvolvimento científico dos países mais pobres.

Questão 4 dos exercícios sobre América do Norte- (Fuvest-1999) Considere, nos E.U.A., as seguintes regiões: Nordeste, Centro-Norte, Sul e Oeste. Nos últimos anos, têm ocorrido grandes deslocamentos populacionais entre elas. As duas regiões que têm recebido maiores contingentes são:

a) Nordeste e Centro-Norte.

b) Sul e Oeste.

c) Centro-Norte e Sul.

d) Centro-Norte e Oeste.

e) Nordeste e Sul.

Questão 5 – (Fuvest-1998) Quanto às formas de relevo, as Américas do Norte e do Sul apresentam, em comum, a predominância de:

a) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planícies sedimentares a leste.

b) grandes planícies sedimentares na porção central e dobramentos recentes na porção oriental.

Beduka Bolsas Direito

c) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planaltos antigos a leste.

d) grandes planícies sedimentares na porção central e planaltos erodidos na porção ocidental.

e) escudos cristalinos a oeste e planaltos antigos a leste.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre América do Norte. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Uniube-2001) Recentemente, conflitos comerciais, envolvendo exportação de carnes e aviões, marcaram as relações entre o Brasil e o Canadá, com ampla cobertura da crise pela imprensa nacional.

Sobre o Canadá, é correto afirmar que

a) possui baixas densidades demográficas, ocasionadas pela pequena população, com grandes espaços vazios, principalmente ao norte do país.

b) apresenta amplos recursos minerais ao lado de terrenos pouco férteis e pequenas cidades na região do rio São Lourenço.

c) se trata de um país desenvolvido, bem povoado, com predominância de população rural dividida etnicamente, mas com maioria francesa.

d) é um país com intensa ocupação agrícola em áreas de tundra, o que possibilita tornar-se um dos celeiros agrícolas do mundo.

Questão 7- (Fatec-1996) “É hora de curarmos as feridas”. Com essas palavras pronunciadas durante um discurso oficial, em julho de 1995, o presidente norte-americano Bill Clinton reatou, oficialmente as relações diplomáticas entre os E.U.A e o Vietnã.

Após a derrota militar norte-americana, o motivo que levou à superação dos ressentimentos e à reconciliação foi:

a) a tentativa de localização dos soldados norte-americanos desaparecidos em combate, o que só seria possível com o restabelecimento de relações entre os dois países.

b) o pedido oficial de desculpas feito pelo governo do Vietnã, que pretende sair da área de influência do Japão.

c) a intenção do investimento norte-americano no Vietnã socialista, numa economia mundializada com o fim da U.R.S.S. e da bipolaridade.

d) a possibilidade, com o reatamento, dos E.U.A. investirem econômica e politicamente, construindo bases militares no Vietnã.

e) a tentativa dos E.U.A. mostrarem ao mundo que podem superar derrotas militares em guerras tradicionais feitas somente em trincheiras e com armas convencionais, como foi a do Vietnã.

Questão 8- (UFRS) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por _______, as tendências separatistas são atuantes no(a) _______, onde _______, de maioria francesa, reivindica uma posição especial.

a) ingleses e franceses – Canadá – Quebec

b) ingleses e franceses – Canadá – Ontário

c) espanhóis e bascos – Espanha – o País Basco

d) ingleses e espanhóis – Espanha – Gibraltar

e) norte-americanos e franceses – Canadá – Quebec

  • Ufa! Faltam só duas questões dos exercícios sobre a América do Norte. Avante!

Questão 9 dos exercícios sobre a América do Norte –  (Mack-2005) “…Em 1960, os trabalhadores agrícolas dos Estados Unidos representavam 8% de toda a sua força de trabalho; hoje, eles não chegam a 3%. No meio tempo, a produção agrícola daquele país aumentou enormemente, a ponto de a primeira nação mundial em termos de produção e exportação de produtos agrícolas coincidir com a nação que tem a mais baixa porcentagem mundial de população economicamente ativa ocupada na agricultura.”

Domenico De Masi, A sociedade pós-industrial

Sobre a população economicamente ativa (PEA) e a produção agrícola dos Estados Unidos é, correto afirmar que:

a) a PEA possui grande participação no setor primário da economia.

b) embora a PEA no setor primário seja pequena, a produção é grande devido à alta mecanização no setor agrícola.

c) a produção de alimentos é colocada em segundo plano e quase não recebe investimento já que a produção industrial e de serviços é mais rentável.

d) devido aos baixos salários e à ineficiência do setor primário, a maior parte da população prefere se deslocar para os setores secundário e terciário.

e) com o dólar valorizado, os Estados Unidos optaram por importar alimentos a preços baixos, facilitando sua entrada no país através de tarifas alfandegárias baixas.

Questão 10 – (MACKENZIE 1999) Nesta região, favorecida pela presença da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidrelétrico, concentra-se a maior parte da população e da atividade industrial do Canadá. Trata-se:

a) da Colúmbia Britânica.

b) das Províncias Atlânticas.

c) do Sudeste.

d) das Pradarias.

e) do Grande Norte.

  • Parabéns, você fez todas as questões dos exercícios sobre a América do Norte. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre América do Norte

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra e) Os países desenvolvidos tomam medidas para evitar a entrada de profissionais qualificados, promovendo o desenvolvimento científico dos países mais pobres.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) Sul e Oeste.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planaltos antigos a leste.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) possui baixas densidades demográficas, ocasionadas pela pequena população, com grandes espaços vazios, principalmente ao norte do país.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) a possibilidade, com o reatamento, dos E.U.A. investirem econômica e politicamente, construindo bases militares no Vietnã.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) ingleses e franceses – Canadá – Quebec

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra b) embora a PEA no setor primário seja pequena, a produção é grande devido à alta mecanização no setor agrícola.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra  c) do Sudeste.

  • Os exercícios sobre a América do Norte caem muito no Enem, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Simulado Enem do Beduka? É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre América do Norte? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador