Vestibulares

Como ingressar na Unesp? Entenda como funciona o vestibular

Entenda como ingressar na UnespEntenda como ingressar na Unesp
Simulado Beduka

A Unesp é uma das instituições públicas de ensino e pesquisa mais prestigiadas do Brasil, estando em 6º lugar no ranking das melhores universidades. Com seu modelo multicampi, está presente em 24 municípios e conta com um número expressivo de alunos e colaboradores. Neste artigo te contamos tudo sobre como ingressar na Unesp, como funciona seu vestibular e quais cursos a universidade oferece.

Aqui você vai entender como ingressar na Unesp e muito mais! Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando nos tópicos a seguir:

Antes de saber como ingressar na Unesp, conheça um pouco sobre a universidade a seguir!

O que é a Unesp?

Unesp é a sigla da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, que é uma instituição pública de ensino superior mantida pelo governo do Estado de São Paulo. 

Foi fundada em 1976, com o objetivo de atuar no ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

A Unesp é uma das quatro universidades administradas pelo governo estadual paulista, juntamente com a USP (Universidade de São Paulo), UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A Unesp é uma instituição de ensino superior multicampi, ou seja, ela possui unidades em todo o território do Estado de São Paulo. 

Está presente em 24 municípios, sendo 21 campi no interior, 1 campus na capital e 1 na no litoral, em São Vicente.

Conheça a seguir os principais municípios em que Unesp está presente:

  • Araçatuba;
  • Araraquara;
  • Assis;
  • Bauru;
  • Botucatu;
  • Franca;
  • Itapeva;
  • Marília;
  • Rio Claro;
  • São José do Rio Preto;
  • São José dos Campos;
  • São Paulo;
  • São Vicente;
  • Sorocaba.

A instituição conta com mais de 3.500 professores e mais de 46.000 alunos, que estão distribuídos em 32 unidades e institutos. 

Além de contar com uma estrutura expressiva, a Unesp também está presente no 6º lugar do Ranking Universitário Folha (RUF), como uma das melhores universidades do Brasil.

Gostou de conhecer mais sobre a universidade? Agora descubra como ingressar na Unesp!

Como ingressar na Unesp?

Para ingressar na Unesp é necessário realizar o seu vestibular tradicional. 

Assim como as outras universidades mantidas pelo Estado de São Paulo, a Unesp não adotou o Enem como sua principal forma de ingresso, utilizando sua nota apenas como complemento à pontuação da primeira fase. 

O vestibular da Unesp acontece em duas fases. A primeira fase possui uma prova de caráter objetivo (múltipla escolha), que aborda conteúdos vistos no ensino médio. Essa fase funciona como uma pré-seleção dos candidatos.

Beduka Bolsas Direito

Os candidatos que passam para a segunda fase, realizam uma prova composta por questões discursivas (abertas) e uma redação dissertativa.

Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem realizar o vestibular da Unesp, já que a aplicação da prova acontece em diferentes locais, como Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS). Além, é claro, dos municípios no estado de São Paulo.

Você chegou aqui para saber como ingressar na Unesp, certo? E descobriu que para concorrer a uma das vagas na instituição precisa fazer o vestibular. Entenda a seguir como é o vestibular da Unesp!

Como é o vestibular da Unesp?

O vestibular da Unesp apresenta um nível bem elevado de dificuldade e exige bastante foco e concentração por parte dos estudantes.

Na sua primeira fase, a prova possui 90 questões e uma duração total de 5 horas. Ao dividirmos o tempo disponibilizado pelo número de questões, podemos dizer que são em média apenas 3 minutos para responder cada questão!

A prova da Unesp, além de cobrar conhecimento sobre o conteúdo, também exige uma gestão de tempo por parte dos candidatos!

  • Agora que você sabe como ingressar na Unesp, faça o Raio-X do Beduka para descobrir qual é a melhor carreira profissional para você! 

Será que o curso em que você sonha em ingressar está entre os 10 cursos mais concorridos da  Unesp? Continue lendo este artigo para descobrir!

Quais cursos tem na Unesp?

A Unesp oferece 168 cursos de graduação, que estão distribuídos em suas 32 unidades. Veja a lista dos 10 cursos mais concorridos da Unesp:

  1. Medicina;
  2. Direito;
  3. Psicologia;
  4. Medicina Veterinária;
  5. Arquitetura e Urbanismo;
  6. Engenharia Química;
  7. Ciências Biomédicas;
  8. Enfermagem
  9. Ciência da Computação;
  10. Administração.

Esperamos ter ajudado a entender como ingressar na Unesp! 

Adquira uma bolsa de estudos de até 65% na mensalidade!

Faça faculdade em uma excelente instituição de ensino e ainda economize o seu dinheiro!

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode comprar uma bolsa de estudos com excelentes descontos na mensalidade. 

Além de escolher entre mais de 90 cursos em uma de nossas 10 universidades parceiras. Garanta já a sua bolsa! 

Quer se preparar para o vestibular da Unesp? Receba nossos conteúdos diários e gratuitos seguindo o Instagram e o Pinterest! Nessas redes postamos resumos sobre os principais assuntos do Enem e Vestibulares.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador