Vestibulares

Descubra aqui quantas questões tem a prova da Unesp e o que estudar para cada fase!

Quantas questões tem a prova da Unesp?Quantas questões tem a prova da Unesp?
Simulado Beduka

Pretende prestar o vestibular da Unesp e está perdido? Então você está no lugar certo! Neste artigo vamos te explicar tudo. Desde o que é a Unesp, como funciona seu vestibular, até contar quantas questões tem a prova da Unesp e o que estudar para cada fase. Leia este artigo até o fim para saber tudo sobre um dos vestibulares mais concorridos do país!

Vamos te contar todos os detalhes sobre o que é a Unesp e como funciona o seu vestibular. Se preferir pode ir direto para o assunto de seu interesse clicando aqui:

Bom, antes de começar a falar sobre como funciona a prova da Unesp, vamos te contar rapidamente o que é a Universidade Estadual Paulista! 

O que é a Unesp?

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho) é uma universidade pública mantida pelo estado de São Paulo. 

A instituição foi criada em 1976 e conta com 24 unidades em todo o território do estado de São Paulo. A Unesp oferece 168 cursos de graduação e tem mais de 46.000 alunos!

A Unesp é uma das universidades mais bem conceituadas do país, estando em 6° lugar no Ranking Universitário Folha (RUF) como uma das melhores universidades do Brasil.

Viu como a Unesp é importante? Quer ser um dos alunos de graduação dela? Entenda a seguir como funciona o seu vestibular!

Como funciona o vestibular da Unesp?

O ingresso na Unesp acontece através do vestibular. A instituição, assim como outras universidades públicas, mantidas pelo governo do estado de São Paulo, não aderem exclusivamente ao Enem.

O vestibular da Unesp possui duas fases. A primeira fase funciona como uma pré-seleção dos candidatos. A prova dessa fase possui caráter objetivo e aborda os conhecimentos gerais vistos no ensino médio. 

Já na segunda fase do vestibular, é aplicada uma prova discursiva e uma redação dissertativa.

Agora que você sabe o que é a Unesp e como funciona o seu vestibular, veja a seguir quantas questões tem a prova da Unesp e o que estudar para a primeira fase do vestibular!

Quantas questões tem a prova da Unesp?

A prova da primeira fase do vestibular da Unesp, tem a duração de 5 horas e possui 90 questões objetivas, que contam com cinco alternativas possíveis e apenas uma resposta correta.

A quantidade de questões é divida entre as áreas, veja a seguir como elas estão divididas:

  • 30 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física);
  • 30 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.

Dividindo o número de questões pela quantidade de tempo disponibilizado, podemos dizer que são apenas 3 minutos para resolver cada questão! 

Assim, é possível perceber que a prova exige bastante atenção do estudante e cada minuto pode ser valioso! Apesar disso, o candidato pode deixar o local após três horas de prova.

Ok, você acabou de saber quantas questões tem a prova da Unesp… e viu que são 90! Mas não se assuste, saiba a seguir o que estudar para a primeira fase do vestibular!

Beduka Bolsas Direito

O que estudar para a primeira fase da Unesp?

Geralmente, as questões cobram conteúdos importantes do ensino médio e não há uma lista de leitura obrigatória para a prova de linguagens.

A primeira fase é mais tranquila para estudantes que possuem afinidade com a área de Linguagens e Ciências Humanas, pois a área de Matemática e Ciências da Natureza correspondem a apenas um terço da prova.

Assim como outros vestibulares, as questões da prova exigem interpretação de textos e leitura de gráficos e tabelas. Portanto, foque nessas habilidades!

Legal, com essas dicas esperamos que você passe para a segunda fase da Unesp sem problemas. Confira abaixo como funciona e quantas questões tem a prova da Unesp em sua segunda fase!

Como é a prova da segunda fase da Unesp?

A segunda fase do vestibular também conta com 4 horas e 30 minutos de duração e dessa vez possui 60 questões discursivas (abertas) e uma redação dissertativa.

São 20 questões discursivas para cada área do conhecimento (Linguagens, Humanidades, Ciências da Natureza e Matemática).

Nos anos anteriores a prova era realizada em dois dias, mas por conta da pandemia passou a ter apenas um dia.

Nessa fase, é importante focar nas habilidades de redação. Além disso, também é essencial demonstrar a capacidade de realizar cálculos nas questões de Matemática, Química e Física.

Saiba como entrar na faculdade sem fazer vestibular!

Quer estudar em uma excelente faculdade mas não quer ficar meses estudando para passar no vestibular?

Conheça o Beduka Bolsas! Na plataforma do Beduka Bolsas você compra uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade!

Isso mesmo! É a sua oportunidade de fazer um curso superior pagando pouco!

E aí? Agora que você já sabe quantas questões tem a prova da Unesp, bora estudar? 

Nós do Beduka te ajudamos com isso! Aqui no blog você vai encontrar resumos completos sobre todos os assuntos que caem no Enem e outros vestibulares. 

Além disso, lá no nosso Pinterest e Instagram você encontra resumos mais rápidos sobre diversos assuntos também! Siga nossas redes! Obrigada por ler até aqui.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador