Fies

O Fies paga mensalidades atrasadas? Entenda como você pode negociar a sua dívida!

O Fies paga mensalidades atrasadas?O Fies paga mensalidades atrasadas?
Simulado Beduka

Que o Fies é uma ótima oportunidade de ingressar em uma faculdade particular, mesmo sem ter muita grana para custear as mensalidades nós sabemos… Mas e quando a situação aperta e as mensalidades atrasam? Será que o Fies paga mensalidades atrasadas? Descubra tudo lendo este artigo até o final!

Aqui vamos te explicar se o Fies paga mensalidades atrasadas e muitas outras dúvidas que podem surgir a respeito do financiamento estudantil. Você pode ir diretamente para sua questão clicando em um desses tópicos:

  1. O Fies paga mensalidades atrasadas?
  2. Como negociar minha dívida com o Fies?
  3. Como funciona o Fies?
  4. Quais tipos de financiamento o Fies oferece?
  5. O que acontece se eu não pagar o Fies?
  6. Se eu desistir do curso, tenho que pagar o Fies?
  7. Estude com bolsa de até 65% de desconto na mensalidade!

O Fies paga mensalidades atrasadas?

Os estudantes beneficiados pelo Fies, que estiverem devendo para as instituições de ensino onde estão matriculados, podem negociar o parcelamento da dívida em até 18 meses.

Até 2017, para renovar o contrato do Fies, o beneficiado deveria estar quite com a instituição.

A partir de 2018, o estudante terá que ter realizado a negociação do pagamento de mensalidades atrasadas antes da renovação do contrato.

O FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, fixou em 30% da parcela o valor máximo que poderá ser cobrado por mês. 

Nessas condições, se um estudante atrasar o pagamento de uma mensalidade de R$100,00, ele poderá pagar até R$30,00 junto com a próxima parcela mensal.

Agora que você já sabe que o Fies paga mensalidades atrasadas, entenda como negociar a sua dívida com o programa!

Como negociar minha dívida com o Fies?

Para negociar a sua mensalidade atrasada com o Fies, certifique-se do quanto poderá pagar por mês e depois busque uma renegociação do valor com a instituição de ensino credora.

O processo de negociação possibilita ao credor que a sua dívida seja reavaliada, além do surgimento de novas formas de pagamento ou um prazo maior para a quitação da dívida.

Esse recurso também vale para negociar parcelas atrasadas depois da conclusão do curso, no período de amortização.

Você sabe como funciona o Fies? Para entender melhor como o Fies paga mensalidades atrasadas, continue lendo o artigo!

Como funciona o Fies?

No início de cada semestre letivo, o Fies abre as inscrições para os estudantes que querem concorrer a um contrato de financiamento estudantil. 

Os candidatos selecionados são beneficiados com um auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso superior até a sua conclusão.

Após a conclusão do curso, o estudante devolve o valor ao governo por meio de parcelas mensais.

O Fies é dividido em duas fases, que variam de acordo com nível de envolvimento do beneficiado com a dívida. Veja a seguir:

  1. Durante o curso: durante o período em que o aluno está cursando a graduação, ele deve pagar somente o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato. 

Além disso, o estudante também deve arcar com o custo total do seguro de vida que é exigido para a contratação do Fies.

  1. Período de Carência e Amortização: até 2017 o Fies disponibilizava um período de 18 meses para o estudante começar a pagar a dívida, porém desde 2018 esse período passou a não existir.

Agora, assim que concluir sua graduação, o aluno já inicia a fase de amortização da dívida. 

Ou seja, se o beneficiado conseguir um emprego ou abrir uma empresa, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda.

Caso o aluno não tenha renda no período de amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais, com pagamento mínimo.

Segundo o MEC, o prazo máximo para a quitação da dívida deve ser de 14 anos.

Beduka Bolsas Direito

Legal, agora que já respondemos se o Fies paga mensalidades atrasadas, está por dentro de como o Fies funciona, saiba quais tipos de financiamento o programa oferece!

Quais tipos de financiamento o Fies oferece?

Com o Novo Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil conta com três modalidades de financiamento, entre elas uma que possui juros zero. 

O estudante pode solicitar o financiamento de 10% a 100% do valor da mensalidade. Durante o financiamento não é possível transitar entre as modalidades. 

Confira as três modalidades de financiamento do Novo Fies:

  • Modalidade I: seu público alvo são estudantes de todo o Brasil, que possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. 

Para essa modalidade são oferecidas 100 mil vagas, sem cobrança de juros.

  • Modalidade II: é destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que têm renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa.

 Nessa modalidade, 150 mil vagas são ofertadas, com uma taxa de juros variável. 

  • Modalidade III: também para alunos de todo o país, conta com 60 mil vagas com juros variável para estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos.

Você chegou neste artigo para saber se o Fies paga mensalidades atrasadas, certo? Mas você já sabe o que acontece se não pagar o Fies? Descubra a seguir!

O que acontece se eu não pagar o Fies?

Muitos estudantes têm essa mesma dúvida. É comum os beneficiados pelo Fies ficarem aflitos com uma possível perda do diploma.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Se você cumpriu todas as obrigações na instituição de ensino e se formou, você tem direito ao seu diploma e o Governo Federal não tem o poder de tirá-lo de você.

Ainda assim, mesmo inadimplente, poderá se inscrever nos conselhos e órgãos regulamentadores da profissão normalmente, além de exercer a profissão na qual se formou. 

O que pode acontecer é ter seu nome “sujo”, na lista de inadimplentes do Serasa. Com o nome no Serasa não será possível realizar o financiamento de imóveis e automóveis por exemplo.

Se eu desistir do curso, tenho que pagar o Fies?

Sim. A desistência da graduação antes de se formar não implica no cancelamento da dívida.

Se o estudante desistir do curso, precisa cancelar o contrato com o Fies, mas deverá pagar o crédito utilizado. 

Estude com bolsa de até 65% de desconto na mensalidade!

Quer fazer graduação em uma das melhores faculdades mas não quer utilizar o Fies? Nós temos uma solução: o Beduka Bolsas!

Com a plataforma do Beduka Bolsas, você compra uma bolsa de estudos que pode chegar a até 65% de desconto nas mensalidades. 

É uma excelente oportunidade de cursar uma faculdade pagando pouco!

Escolha entre os mais 90 cursos oferecidos, em 8 universidades parceiras!

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre o Fies. Obrigada por ler até o final e nos siga no instagram para conteúdos diários!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador