DicasFies

Afinal, o que é o Novo Fies e o que mudou no programa para 2023?

Afinal, o que é o Novo Fies e o que mudou?Afinal, o que é o Novo Fies e o que mudou?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você com certeza já sabe que o Fies é um programa que te ajdua a entrar na faculdade, financiando as mensalidades do seu curso. Mas talvez não saiba que ele sofreu uma atualização recente e agora é o Novo Fies.

Ela foi feita em 2018 e trouxe muitas novidades para o programa, que todos precisam conhecer para poder usar a ferramenta.

As mudanças foram bem focadas na gestão e administração, mas algumas afetam diretamente os interessados em fazer parte do programa… Veja quais foram as alterações e as respostas para as 7 dúvidas mais comuns sobre o Novo Fies 2023!

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é o Fies?
  2. Quem pode participar do Novo Fies?
  3. Entenda o que é o Novo Fies!
  4. O que mudou com o Novo Fies?
  5. Como ficam as 3 modalidades depois do Novo Fies?
  6. Como é feito o pagamento no Novo Fies? Veja as 3 fases!
  7. Onde faço a inscrição no Novo Fies?
  • Estamos preparando um Plano de Estudos maravilhoso para você que vai prestar o Enem 2023. Fique de olho! Logo ele será lançado para te auxiliar nessa jornada.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior.

Por isso, o Fies oferece financiamentos para estudantes de cursos de graduação presenciais em faculdades privadas.

A ideia do programa é possibilitar que estudantes não paguem de forma integral a mensalidade de uma universidade privada. Assim, o dinheiro é “emprestado” para ele pagar somente uma parte e quitar sua dívida depois de concluir o curso.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka!

Quem pode participar do Novo Fies em 2023?

O Novo Fies permite que estudantes de todo o Brasil participem, possuindo graduação ou não. Apesar disso, o estudante deve atender alguns pré-requisitos:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter média igual ou superior a 450 pontos na média das provas;
  • Ter nota acima de 0 na redação;
  • Possuir renda familiar bruta per capita mensal de até três salários mínimos.

Contudo, as pessoas nas seguintes condições NÃO podem participar do programa:

  • Já ter sido beneficiado pelo Fies;
  • Ser beneficiário de bolsa integral através do Prouni;
  • Ser beneficiário de bolsa parcial do Prouni em outro curso que não o da inscrição do Fies;
  • Estar com a matrícula trancada;
  • Estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (CREDUC).

Entenda o que é o Novo Fies!

É muito simples! Não existem dois programas com o mesmo nome. O que acontece é que o Fies passou por uma reforma no ano de 2018, então a versão atualizada passou a ser chamada de “o Novo Fies”.

Isso precisou ser feito para que o governo federal continuasse com o programa. Pois é, estava dando o maior problema, porque houve alguns cortes no orçamento e o índice de inadimplência (gente deixando de pagar) era muito alto, quase 50%!

E isso explica o porquê de terem sido feitas essas mudanças. Vamos ver quais foram:

O que mudou com o Novo Fies para 2023?

Como dissemos acima (e de acordo com o próprio MEC), as mudanças têm o objetivo de garantir a sustentabilidade e continuidade do programa. Por isso, as mudanças foram mais administrativas (principalmente no setor de gestão e finanças).

O funcionamento do programa para quem quer se inscrever e participar continuou quase o mesmo. Então, se você já sabe como o Fies funciona nesses quesitos, não precisa se preocupar. O que mais interfere na vida do estudante são as modalidades e formas de pagamento.

Além disso, houve uma redução expressiva na oferta de vagas. De 100 mil existentes hoje, ficarão apenas 54 mil vagas. A concorrência já aumentou!

Fique tranquilo, nós vamos te contar todos os detalhes nos próximos tópicos!

Você sabia que o jeito de entrar no Fies é usando a nota do Enem? Pois é, o Beduka até já disponibilizou um Simulado Gratuito para te ajudar a ir bem na prova!

Quais são as modalidades de financiamento do Novo Fies?

As principais mudanças no programa do Novo Fies e que irão impactar diretamente os interessados dizem respeito às modalidades. 

Veja abaixo mais informações sobre cada uma delas:

Modalidade I (Fies)

Essa modalidade oferece juros zero e é destinada para candidatos que possuam renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. 

O estudante que conseguir um financiamento através dessa modalidade começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de maneira considerável. 

O custo dessa modalidade é mais baixo, pois o financiamento estudantil é oferecido diretamente pelo governo federal!

Modalidade II e III – O que é o P-Fies?

Com essa atualização do Fies, a modalidade II e III que existam tornaram-se o P-Fies. 

Ele era uma nova modalidade criada pelo MEC para conceder financiamento sem precisar de dinheiro público, mas acabou virando um programa à parte. Nele, o crédito e a o percentual dos juros ficam por conta dos bancos.

Até o primeiro semestre de 2020, a seleção do P-Fies era na mesma época do Fies normal e contavam com o Enem como processo seletivo.

Atualmente, ele pertence às instituições privadas e não tem mais ligação com o MEC. Esse tipo de financiamento passou a ser 100% das Faculdades e bancos, assim, cada lugar tem suas condições de juros.

De modo geral, é para alunos com renda familiar de até 5 salários mínimos.

A diferença que restou da modalidade 2 para a 3 é que a segunda é para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Já a terceira é para todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES.

Como se paga o Novo Fies em 2023?

Muitos estudantes interessados em conseguir um financiamento usando o Fies têm algumas dúvidas em relação ao pagamento. Porém, é mais simples do que aparenta! 

Existem algumas fases que é preciso cumprir e ir gerenciando para conseguir quitar o pagamento. Vamos entendê-las:

1° – Utilização

O Fies é uma modalidade de financiamento que exige o pagamento da dívida após a conclusão da graduação escolhida.

Contudo, é necessário pagar algumas taxas durante a realização do curso.

Um desses valores é definido por contrato, chamado de encargo operacional. O outro diz respeito à contratação obrigatória de um seguro de vida.

Esses serão os dois gastos iniciais e já durante o curso que o aluno vai ter!

2° – Carência

O Novo Fies não conta mais com o período de carência. Isso significa que anteriormente o estudante poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento.

Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso. Por isso, é bom ir se preparando durante o curso e não deixar pra depois!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3° – Amortização

É o pagamento do crédito que foi concedido.

Assim que o estudante termina a graduação, ele pode abrir seu próprio negócio ou ser contratado por uma empresa, o que vai permitir que ele pague o financiamento.

Caso isso realmente aconteça, será realizado descontodiretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo Governo Federal.

Se o aluno não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida! Tudo isso deve ser feito, no máximo, em um prazo de 14 anos.

O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas do Fies e dos outros programas em 2023, postamos mais de 200 resumos e ainda tem os stories. Segue a gente lá!

Como fazer a inscrição no Novo Fies em 2023?

Depois de ler e entender tudo isso, você se interessou pelo financiamento? Saiba que esse programa só é feito semestralmente, então as inscrições acontecem 2x ao ano e seguem um cronograma!

Você pode consultar o cronograma no artigo completo que fizemos, ou até mesmo no próprio site oficial do Fies

Para o segundo semestre de 2023, as inscrições serão entre 04 e 07 de julho. Fique de olho para não perder os prazos.

Ainda assim, já vamos te contar como funciona a inscrição para você ir se preparando para a deste ano! Ela é feita em 4 etapas:

1.Pré-seleção

O candidato deve acessar o site oficial do programa e cadastrar o seu CPF, juntamente com a data de nascimento, senha e endereço de e-mail válido.

Em seguida, você receberá um e-mail com um link de confirmação do cadastro. Só é possível prosseguir com o processo de inscrição após a realização da verificação. 

É nessa etapa que o curso e a instituição devem ser escolhidos. Não deixe para depois!

2.Inscrição

Essa é a parte mais burocrática da coisa!

Caso seja aprovado na primeira seletiva, você terá que acessar o SisFies para informar os dados do fiador, da renda, o banco escolhido e os documentos exigidos pelo programa. 

3.Validação

Após concluir as etapas anteriores, é necessário validar as informações na instituição de ensino escolhida. Isso significa que eles vão conferir e oficializar os cadastros feitos, deixando tudo alinhado entre o banco, a instituição e você!

Na primeira Edição de 2021, todo o processo foi online.

4.Contratação

A última etapa, a de contratação, deve ser feita na presença do fiador e na agência bancária escolhida. Isso significa que você e seu fiador irão assinar os documentos para formalizar o contrato.

  • Viu como ficou mais fácil de entender com a explicação do Beduka!?

Mas é preciso estar atento a uma coisa. Como falamos, as vagas são limitadas e a concorrência é um pouco alta. Então é possível ficar de fora do programa.

Isso não é motivo para desânimo, tá? O Beduka é seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade e a gente tem outro caminho pra fazer você chegar lá.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Obrigada por ler nosso artigo sobre o Novo Fies.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.