FaculdadesVestibulares

Descubra o dia da segunda fase da Fuvest com calendário completo

Quer estudar na USP Descubra o dia da segunda fase da FuvestQuer estudar na USP Descubra o dia da segunda fase da Fuvest

O dia da segunda fase da Fuvest é o que mais exige dos candidatos, composto por questões discursivas, redação e mais. Leia o nosso artigo para ficar por dentro de todos os detalhes que serão cruciais na hora de tentar uma vaga na USP.

Neste texto, vamos te informar o dia da segunda fase da Fuvest. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é a Fuvest?
  2. Como funciona o vestibular da Fuvest? 
  3. Quando é o dia da segunda fase da Fuvest
  4. Conheça mais sobre a USP
  5. Descubra como estudar com desconto em faculdades privadas sem enfrentar provas de vestibular

Se você chegou a esse artigo sobre o dia da segunda fase da Fuvest, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é a Fuvest?

A Fundação Universitária para o Vestibular é uma espécie de organização que prepara e aplica um dos vestibulares mais concorridos do país. O objetivo dos candidatos que se inscrevem nele, é estudar na USP.

Pode- se dizer que é o vestibular da Universidade de São Paulo. Ele possui duas fases, sendo um pouco diferente dos demais realizados no país, pois tem muitas questões dissertativas (aquelas na qual é preciso discorrer sobre o assunto).

O sonho de todo estudante que enfrenta esse exame é chegar ao dia da segunda fase da Fuvest. Para isso, é primordial entender bem como funciona todo esse processo. 

Como funciona o vestibular da Fuvest? 

Como já foi dito, ele é composto por duas fases, sendo que a primeira é classificatória e decisiva. Veja melhor sobre cada uma delas nos próximos tópicos.

Dia da primeira fase da Fuvest

Nessa primeira etapa, o aluno vai enfrentar 90 questões no modelo múltipla escolha, semelhante aos quesitos cobrados no Enem. 

Quanto ao conteúdo cobrado, é o mesmo estudado no ensino médio. Logo, ele é composto pelas seguintes disciplinas:

  • Matemática;
  • Português; 
  • Biologia;
  • Física;
  • História; 
  •  Inglês; 
  • Questões Interdisciplinares.

É preciso conhecer todas essas informações antes de descobrir o dia da segunda fase da Fuvest. Afinal, só vai para a segunda fase aqueles candidatos que alcançarem a nota de corte referente ao primeiro dia de provas. 

Dia da segunda fase da Fuvest

O vestibular da Fuvest tem o nível de dificuldade considerado mais elevado do que os aplicados por outras instituições. Isso acaba refletindo no dia da segunda fase da Fuvest, que se desdobra em dois, ou seja, a segunda fase é composta por duas provas, realizadas em dois dias consecutivos.

Quando é o dia da segunda fase da Fuvest

Em 2022, o dia da segunda fase da Fuvest ocorreu em 16 e 17 de janeiro, isto é, já aconteceu. Foi possível realizá-las em 30 cidades do Estado de São Paulo, o que facilitou bastante para os candidatos que moram onde ainda não há um campus.

Quanto às vagas, foram ofertadas 8211 nas diversas áreas de atuação.

Como funciona o dia da segunda fase da Fuvest?

A segunda fase do vestibular da Fuvest é composta por dois dias consecutivos. Em um, é aplicado uma prova com dez questões de língua portuguesa mais redação, já no outro, o candidato vai enfrentar 12 questões discursivas.

Esse primeiro vale 50 pontos para as questões de português e mais 50 para a redação. Totalizando 100 pontos. Lembrando que a redação deve seguir a mesma tipologia textual cobrada no Enem, ou seja, uma dissertação argumentativa.

No segundo, será a hora de responder as 12 questões com conteúdos de duas a quatro disciplinas. Essas questões irão totalizar 100 pontos, assim como o total do primeiro dia.

Além disso, elas são selecionadas por área de interesse. Funciona assim: se você está tentando uma vaga para o curso de humanas, essas perguntas serão das matérias que melhor se enquadram nessa área de atuação.

A gente sabe que é meio confuso, mas é só você pensar que no final terão sido feitas três provas distribuídas em três dias diferentes. Sendo que para contabilização de pontos, os últimos dois dias de provas pertencem à segunda fase do vestibular da Fuvest.

Conheça mais sobre a USP

A USP é considerada a universidade mais importante do país, além de possuir o vestibular mais difícil e disputado. É de responsabilidade do governo de São Paulo.

O vestibular da instituição é aplicado pela Fundação Universitária para Vestibular, sendo que o dia da segunda fase da Fuvest exige candidatos bastante preparados. Nele, consta questões de língua portuguesa, 10 quesitos discursivos, mais redação.

Ela possui 42 unidades de ensino e pesquisa que compõem um total de 10 campi, sendo que três deles estão localizados na capital, São Paulo. Os demais estão localizados nas seguintes cidades: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos

Outro fator que merece ser destacado, é que a USP tem um papel crucial na pesquisa científica brasileira. Ela é responsável por 20% de tudo que é produzido em relação a isso no país.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

A prova para ingressar na USP é considerada uma das mais difíceis do país, principalmente o dia da segunda fase da Fuvest que exige muito do aluno. Se você não quer passar por toda aflição que é se preparar para esse tipo de vestibular, vou te dar uma notícia maravilhosa.

O Beduka te oferece um meio de acesso na faculdade sem que seja necessário fazer provas. Também não é preciso ter feito o Enem! 

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Agora, se mesmo assim você quiser fazer o Enem ou outro vestibular, saiba que preparamos diariamente artigos sobre os conteúdos mais cobrados. Tudo de uma forma bem mais fácil de aprender. 

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

Espero que nosso artigo, sobre o dia da segunda fase da Fuvest, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador