EnemVestibulares

Como entrar na USP pelo ENEM? Sabia que tem como ingressar pelo SISU?

Como entrar na USP pelo ENEM?Como entrar na USP pelo ENEM?

A USP usa como forma de ingresso o vestibular da FUVEST, um dos mais concorridos do Brasil. Porém, desde 2016 a USP destina parte de suas vagas para ingresso pelo Sisu. Saiba mais sobre esse tema nesse artigo!

Hoje vamos ensinar como entrar na USP pelo ENEM. O vestibular da FUVEST é um dos mais concorridos do país, justamente por selecionar estudantes para a Universidade de São Paulo (USP). Porém, esta não é a única forma de garantir uma vaga na instituição. Conheça o processo seletivo para o seu ingresso na USP pelo Enem.

O mês de novembro costuma ser bem agitado na vida de estudantes de Norte a Sul do país. Mais de 5 milhões de pessoas participam no ENEM e muitos não sabem que a nota do Exame pode ser usada para conseguir uma vaga em uma das melhores universidades do mundo.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), várias instituições elegem os estudantes para as aulas do próximo ano letivo.

Ao responder as questões do ENEM e alcançar uma boa nota também na redação, o estudante consegue uma pontuação necessária para competir pelas melhores vagas. Aqui, vale destacar que, cada ponto a mais é muito valioso. Por isso, sempre que for fazer a prova, dê valor a todas as matérias.

Além disso, vale destacar que, caso você não consiga uma nota direta para entrar na USP, pode ainda tentar uma das vagas do ProUni e depois tentar a transferência de curso para a Universidade de São Paulo.

Por que escolher a USP?

É muito comum ouvir estudantes sonhando com a sua entrada na USP, certo? Mas, afinal, o que ela representa? A Universidade de São Paulo (USP) é a maior universidade pública e a mais importante de todo o Brasil.

Ela está no ranking das instituições mais prestigiadas do mundo. Com os conceitos 6 e 7 atribuídos pela Capes em todos os cursos de graduação e pós-graduação, a USP conta com 42 unidades, distribuídas em todo o estado de São Paulo.

Atualmente, a instituição oferece cerca de 246 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e 229 cursos de pós-graduação.

Grande parte dos estudantes do país procuram a USP como sua primeira opção para instituição de ensino superior exatamente pelo seu reconhecimento acadêmico e também pelo conceito que recebe do mercado de trabalho.

Como entrar na USP pelo ENEM?

Tem jeito, sim, de passar na USP pelo ENEM. Em 2016 a Universidade de São Paulo aceitou a inclusão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma das formas de ingresso por parte dos estudantes.

A Universidade de São Paulo destina anualmente 10%  de suas vagas para participantes do Sisu. Então, se você quer saber como entrar na USP pelo ENEM, o melhor caminho é se dedicar bastante para conquistar a melhor nota possível. Para se inscrever, existem algumas exigências:

  • Para os cursos de Sistemas da Informação e Gestão de Políticas Públicas, a pontuação mínima no ENEM precisa ser de 450 pontos ou mais
  • Para os cursos de Engenharia Florestal ou Engenharia Agronômica, a pontuação mínima no ENEM é de 700 pontos

Conseguir a nota acima ou ainda superior para competir nos cursos mais concorridos, basta você ficar atento ao período de inscrição para o ENEM, montar um plano de estudos para todas as matérias do conhecimento e equilibrar o seu tempo entre estudo, revisão e descanso.

Você pode ainda fazer o simulado com questões de edições antigas do ENEM e também testar seus conhecimentos com perguntas sobre temas recorrentes nos vestibulares:

Algumas instituições aboliram os vestibulares e passaram a aceitar somente o Sisu como forma de ingresso à universidade. A USP optou por manter seu vestibular, mas destinou parte de suas vagas para os inscritos pelo Sisu.

Como essa mudança é recente, a cada ano a USP faz algumas modificações no processo de admissão pelo Sisu para melhor abranger os candidatos de todas as regiões do país.

Então é importante ficar de olho no edital da FUVEST, quando ele sair. Sempre surgem algumas modificações que podem auxiliar o seu processo de como entrar na USP pelo ENEM.

Aqui no Beduka você encontra um especial sobre o processo seletivo FUVEST 2019 e também uma relação completa de cursos e faculdades reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Entendeu como entrar na USP pelo ENEM? Aproveite para rever também:

O que achou de nosso texto que explica como entrar na USP pelo ENEM? Foi útil para você? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades dos principais vestibulares do país.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador