Dicas

Aprenda como escolher seu curso e não se arrepender

Aprenda como escolher seu curso e não se arrepender
Sala do Saber - melhor cursinho online

Imagine a seguinte situação: você está no 3º ano do Ensino Médio, todos seus amigos já sabem que curso fazer (ou pelo menos acham que sabem) e você está angustiado por conta das provas finais. Afinal, quais são suas paixões? 

É um fardo grande escolher a profissão que talvez defina toda a sua vida, mas hoje vamos deliberar sobre algumas observações. Neste artigo,  vamos te mostrar como escolher seu curso e não se arrepender.

Esse texto vai ser útil para você que está no ensino médio e angustiado por ainda não saber o que fazer; para você que terminou o ensino médio, iniciou uma faculdade que não faz mais sentido para você e agora está em um emprego que não te traz nem felicidade e muito menos dinheiro. Ou até mesmo para você que ainda está no ensino fundamental. 

Seja qual for o seu caso, esse artigo vai lhe trazer uma nova percepção sobre esse tema ou no mínimo uma leitura instigante sobre “quem sou eu?” e “onde quero chegar?”. Veja abaixo.

Descubra o que realmente importa antes de escolher

Que frase clichê é essa? Você deve estar se perguntando, mas ela é a essência de todo esse texto. Vamos entender um pouco mais. 

Até mais ou menos 9 anos, pai, mãe, vó, tutor ou figura parental incentiva a busca pela paixão na criança. Quando uma criança diz que quer ser astronauta, na maior parte dos casos, o responsável só aceita e incentiva, dizendo para a criança que ela pode ser tudo o que quiser, mas isso não dura para sempre. Em determinado momento, isso simplesmente acaba e, então, começam a ouvir “não”. 

O “não” é muito importante, mas e quando se trata da jornada de como escolher seu curso e não se arrepender? O que acontece após tantos anos reprimindo suas paixões? Você aprende a ser uma pessoa pouco criativa e ter padrões de pensamentos de alguém sem propósito, alguém que busca apenas sobreviver.

E vamos ser realistas, isso não é ruim ou errado, é apenas condicionamento. A verdade é que em determinado ponto da vida, após a faculdade, tudo fica um pouco mais difícil. 

A vida real é diferente da teoria. É necessário ter um emprego, pagar as contas, estudar, ir na academia para manter a saúde e se preocupar com tarefas diárias em alguns casos, por isso iniciar a caminhada de “ouvir o coração” é importante.

Perguntas importantes para se fazer antes de escolher seu curso 

Grandes descobertas começam com grandes perguntas. E nesse caso a pergunta é: o que você ama? Aqui, não estamos falando do que você ama de forma rasa, mas o que você aceitaria fazer dia após dia e abriria mão do seu tempo livre para se dedicar a isso.

Quando você era criança, com certeza houve assuntos que fizeram com que você transbordasse de felicidade e entusiasmo; é aí que queremos chegar. 

Todos os gênios e pessoas que fizeram grandes conquistas, sempre souberam de forma detalhada o que os moviam. Steven Spielberg, por exemplo, criou um de seus maiores sucessos inspirado no seu desenho preferido da infância: Barney e o filme “Alice no País das Maravilhas”. 

Então, se está com problemas para saber como escolher seu curso e não se arrepender, comece pela sua infância; é um bom começo. Depois, faça as seguintes perguntas: 

  • Como é a rotina nessa profissão?
  • Eu faria isso no meu tempo livre?
  • Eu me dedicaria a estudar sobre isso?
  • Eu consigo viver fazendo apenas isso? 
  • Eu vou continuar gostando disso por muito tempo?

Tente responder a todas essas perguntas. Quanto mais conseguir elaborar respostas, maiores as chances de ter um diagnóstico completo da sua possível futura profissão.

Também ajuda bastante fazer testes vocacionais. Vamos estar deixando dois artigos sobre o tema aqui abaixo: 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Filtre as opiniões alheias

Existe uma frase que Newton mencionou uma vez, que faz muito sentido para o que estamos abordando aqui, que é: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. 

Significa que você pode ouvir os conselhos de pessoas que estão à sua volta, mas dê um valor especial aqueles que conquistaram o que queriam. 

Cada um lhe dará conselhos relativos a situações que já vivenciou, mas as experiências de cada um são muito particulares. No entanto, atingir o objetivo esperado é algo objetivo e observável, portanto os conselhos de pessoas que atingiram suas metas tem lastro confiável na realidade. Então, ouça as pessoas, mas saiba filtrar o que realmente faz sentido.

Para descobrir como escolher seu curso e não se arrepender, é necessário estar em contato, todos os dias, com o que você ama e gosta, para que isso seja um lembrete do seu real caminho. 

Se você não sabe o que ama ou se você não respira diariamente o que ama, é até normal que você não saiba o que quer de verdade. Consegue entender isso? Crie memórias boas sobre o que ama, para que mais a frente você consiga conectá-las e entender o seu real caminho.

Faça um moodboard!

Agora, uma ideia bem prática para você sempre ter um guia de como escolher seu curso e não se arrepender. Normalmente, utilizado por profissionais da área de publicidade, design, arquitetura, moda etc. O moodboard é basicamente um quadro de ideias, onde se coloca toda informação sobre um determinado produto ou ideia. 

Não existe uma seleção inicial, você só insere o que faz sentindo naquele momento. A partir daí vai reorganizando toda a informação. Isso pode ser muito útil na busca por um curso. 

Insira tudo que faz sentido para você no moodboard, depois coloque o nome de profissões que você acredita que se assemelha ao que está no seu esquema visual. 

É interessante que, quando você faz isso, as informações se organizam automaticamente e você consegue ter aquela virada de chave na sua mente e pensar “hum, então é isso que eu quero”. Tenho absoluta certeza que se você usar apenas esta técnica já será o suficiente.

O Beduka também te ajuda a escolher seu curso e não se arrepender

Nós sabemos o quanto é difícil escolher um curso e, muitas vezes, você ainda fica na dúvida se está no caminho certo. Contudo, a verdade é que, em algum momento, todo mundo se sente um pouco perdido. Então, siga suas paixões e acabará vendo sua qualidade de vida melhorar exponencialmente. 

Feliz no trabalho e na vida no geral, você ganha ainda mais motivação para seguir em frente. Vá calibrando os detalhes do que ainda não está do jeito que você deseja e sempre siga sua paixão. 

Estamos com uma parceria muito importante com o time do Beduka e acreditamos muito na nossa filosofia em ajudar o estudante a ter a melhor experiência de estudos possível. Vamos te pegar pela mão e mostrar o caminho. 

O Beduka ainda pode te ajudar com o teste vocacional: Raio X. Um teste de personalidade e ao mesmo tempo um mapeamento de perfil profissional. Com ele, você ganha um relatório completo da sua personalidade e recebe opções de profissão que podem te ajudar a escolher. Faça o seu agora mesmo! 

Te convenci? Então entre na Sala do Saber agora mesmo e comece a jornada da sua mudança para uma vida melhor.

Desejo entrar na Sala do Saber.

Combine a Sala do Saber com o Beduka e veja o seu desempenho disparar no vestibular! Comece agora e mude de vida! 

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.