DicasProfissões

Para que serve o teste vocacional? Descubra aqui

Para que serve o teste vocacionalPara que serve o teste vocacional?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A escolha da profissão é sempre um pouco difícil, porque aparecem diversas questões para nós. Por exemplo, fazer o que gosta ou o que dá mais dinheiro? Como descobrir qual a melhor carreira para mim? Isso muitas vezes é resolvido com um teste vocacional. Neste texto te diremos para que serve o teste vocacional e como fazer um.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este texto e souber para que serve um teste vocacional, que tal fazer o Raio X do Beduka? Não perca a chance de descobrir sua profissão perfeita!

É muito comum, quando somos crianças, perguntarem o que queremos ser quando crescermos. Em geral, as respostas são sobre profissões de destaque, ou aquelas que outras pessoas mais próximas já exercem..

Porém, quando ficamos mais velhos, muitas possibilidades aparecem para nós. Isso nos deixa um pouco perdidos, principalmente pelas questões que surgem.

Por exemplo, devo fazer o que gosto ou apostar em algo que pague melhor? Seguir meus desejos ou corresponder às expectativas do mercado, ou da minha família?

Nossa cabeça fica cheia. O que pode gerar uma certa ansiedade, algo nada bom, não é mesmo?

Devido a isso, diversos testes vocacionais foram desenvolvidos, a fim de ajudar as pessoas que estão em dúvida e angústia quanto a escolha da profissão mais adequada para suas disposições naturais.

Neste texto, você vai aprender para que serve o teste vocacional.

O que é teste vocacional?

Teste vocacional é um instrumento que tem por objetivo ajudar as pessoas no reconhecimento de suas principais características. Assim, seria possível encontrar uma profissão adequada à sua personalidade.

Vocacional tem origem na palavra latina “vocare”, que significa chamado. Ou seja, é aquilo que de modo natural e espontâneo os indivíduos são chamados a realizar.

Ta, para que serve o teste vocacional? Serve para ajudar quem o faz compreender melhor as suas disposições naturais, tendências, inclinações e em qual das diversas profissões existentes elas se encaixam.

Para que serve o teste vocacional?

Como dissemos acima, o processo de escolha de profissão é algo presente na nossa vida desde a infância. Mas isso não significa que ao concluir o ensino médio já conseguimos dizer de fato qual será nosso trabalho.

O processo de decisão é algo complexo, envolvendo diversos fatores como informações sobre as áreas, maturidade, autoconhecimento. Por isso, é possível recorrer a um teste vocacional, que serve como ferramenta para tornar a escolha mais assertiva.

Como o teste vocacional analisa as características individuais, ele torna a escolha da profissão mais segura.

Qual é o foco do teste vocacional?

Um teste vocacional serve para indicar nossas inclinações naturais. Ele vai dizer quais são os traços de nossa personalidade. Por exemplo, se somos mais observadores do que comunicadores.

Porém, o teste vocacional serve, principalmente, para orientar na escolha da profissão. Ou seja, com base nos atributos de cada um, haverá sugestões de tipos de trabalho.

Como fazer um teste vocacional?

Existem duas formas de fazer um teste vocacional.

A primeira delas é procurar um psicólogo. Ele é o profissional gabaritado para isso. Por meio de consultas, ele indicará quais são as profissões que mais têm a ver com sua personalidade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Esse teste será muito bem elaborado, fazendo uso de teorias científicas que o sustentarão. Também será demorado, já que o psicólogo precisará de algumas sessões para te dar as informações precisas.

Mas se você quiser descobrir rapidamente suas aptidões e inclinações naturais, existem testes vocacionais na internet que te mostram isso. Basta você preencher um questionário com suas características.

Claro, para o teste ser o mais preciso possível, é necessário que você tenha bastante sinceridade.

Basta fazer um teste vocacional para definir minha carreira?

Não, fazer um teste vocacional não é suficiente para definir uma carreira. Ele apenas dá uma direção a partir do conhecimento de si mesmo.

Será preciso buscar outras informações sobre a área sugerida pelo teste. Entre estas informações estão: salário, plano de carreira, como obter a qualificação para exercer a profissão, etc.

Você pode também pesquisar sobre os conteúdos estudados no curso, além de conversar com profissionais já experientes sobre a área.

Faça o teste vocacional do Beduka!

Bom, você viu que além do autoconhecimento, que é para que serve o teste vocacional, terá de buscar outras informações sobre a área sugerida.

Já imaginou se houvesse um teste vocacional que unisse as duas coisas? E além de mostrar suas inclinações naturais e sugerir profissões, ainda te dá diversas informações sobre elas?

Adivinha só! Ele existe!

É o Raio-x do Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil!

Ele vai te permitir conhecer melhor sua personalidade e também te indicará as carreiras que melhor se encaixam nela.

Isso é possível porque nosso teste utiliza o método DISC, que identifica qual das quatro tendências humanas você mais tem: Dominância, Influência, Estabilidade ou Cautela.

O Raio-x Beduka apresenta também a média salarial das profissões! Não perca tempo, faça já o teste!

Além de nosso teste vocacional, temos também matérias sobre profissões. Veja algumas:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.