Profissões

Como fazer um teste vocacional? Veja os dois principais modos

Como fazer teste vocacionalComo fazer teste vocacional?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Está prestes a escolher sua profissão e com um monte de dúvidas na cabeça? Fica tranquilo! Isso acontece com muita frequência e nós temos a solução para seu problema: um teste vocacional gratuito. Com ele, você poderá saber quais são seus principais atributos e em qual profissão eles se encaixam melhor. Gostou da ideia? Descubra como fazer um teste vocacional e faça a escolha da sua carreira!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Se quer fazer um teste vocacional para descobrir sua carreira, que tal seguir o Instagram do Beduka? Lá tem indicações de faculdades e profissões que podem te ajudar na escolha!

O que é um teste vocacional?

Teste vocacional é um instrumento muito adotado por diversas instituições, seja de ensino, seja de negócios. Sua função é orientar o estudante a escolher um curso e profissão adequados a ele.

A escolha da carreira pode ser um quebra-cabeça para muita gente. As possibilidades são muitas, os sonhos são grandes, as expectativas são tantas que acabam gerando indecisões. E elas levam as pessoas a procurarem a ajuda dos testes vocacionais.

Um teste vocacional é uma ferramenta que ajuda na escolha da profissão. Como ele permite aos indivíduos um autoconhecimento maior, dão mais segurança na hora de fazer a opção pela carreira a ser seguida.

Um bom teste revela os principais atributos do indivíduo e os traços de sua personalidade. E ainda por cima informa em quais profissões elas se encaixam melhor.

Como fazer um teste vocacional?

Existem dois modos de se fazer um teste vocacional, vamos te dizer como.

O primeiro é consultar um psicólogo. Ele é o profissional gabaritado para isso. Porém, como será preciso participar de algumas sessões e conversas para dar um resultado mais completo, ele demora um pouco para sair.

Para os mais apressadinhos, que querem apenas conhecer um pouco melhor a própria personalidade, existem testes rápidos na internet.

Neles será suficiente responder a algumas perguntas sobre você, seus gostos, preferências e o que você faz no dia-a-dia. Esse processo dura uns vinte minutos, no máximo.

Esses testes te dirão quais são seus traços mais fortes e as profissões que mais têm afinidade com você.

  • Depois de entender tudo sobre teste vocacional, você vai precisar se preparar para as provas que abrem as portas para sua carreira. Que tal treinar para o Enem? Faça o Simulado Enem do Beduka e fique craque em responder provas!

Como aproveitar melhor o teste vocacional?

O teste não é suficiente para definir sua carreira. Existem muitas outras coisas que devem ser levadas em consideração, como o conhecimento sobre o mercado, salários, planos de carreira etc.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Deste modo, uma forma de como aproveitar melhor seu teste vocacional é fazer um que já te dê algumas dessas informações extras e importantes.

Além disso, é bom conversar com pessoas da área escolhida que já tenham alguns anos de experiência no mercado de trabalho.

Inclusive você já pode acompanhar um pouco sobre isso, sabendo quais são as profissões mais bem pagas do país.

Descubra sua vocação com o Beduka!

Você deve estar pensando agora: como fazer um teste vocacional que me informe dos meus principais traços e sobre profissões, mercado e salários e que seja gratuito?

Pois saiba que existe um teste assim, preparado para você!

É o Raio-x Beduka!

Ele vai te permitir conhecer melhor sua personalidade e também te indicará as carreiras que melhor se encaixam nela.

Isso é possível porque nosso teste utiliza o método DISC, que identifica qual das quatro tendências humanas você mais tem: Dominância, Influência, Estabilidade ou Cautela.

O Raio-x Beduka apresenta também a média salarial das profissões! Não perca tempo, faça já o teste!

Além de nosso teste vocacional, queremos te mostrar também quais são as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho.

Você já sabe qual carreira vai seguir? Por que não tenta conquistar uma bolsa de estudos? Com o Vale Bolsa do Beduka você concorre a uma bolsa de até 100%!

  • Para você se preparar da melhor forma e ter mais chances de conquistar a bolsa de 100%, nós criamos um canal no Telegram cheio de conteúdos e dicas diários!
Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.