Dicas

Teste de autoconhecimento

pessoa refletindo para saber se seconheceTeste de autoconhecimento

O autoconhecimento consiste em se conhecer. Isto é, saber o que te move, o que te incomoda, o que te agrada, o que te estressa, qual o nome do seu sentimento. O autoconhecimento te permite saber que tipo de pessoa você é. Não se trata do que seus amigos pensam de você, mas de saber o que você pensa de si mesmo.

Temos como te ajudar com um dos melhores testes de autoconhecimento do mercado. Acompanhe a nossa descrição e entenda como isso pode te ajudar. Um bom teste, completo, deve unir autoconhecimento, personalidade e carreira profissional

A partir da metodologia DISC o Beduka desenvolveu um TESTE VOCACIONAL E DE PERSONALIDADE que te ajuda no autoconhecimento para que você descubra qual é a profissão ideal para o seu perfil.

Este artigo explica o teste apenas. É extremamente recomendável que você entenda tudo antes de fazê-lo. Mas, se quiser pular a explicação, pode realizá-lo clicando aqui.

Se você estiver estudando para o Enem e para outros vestibulares, use o nosso SIMULADO gratuito e online. Ele é composto apenas de questões Enem dos anos anteriores, o resultado sai na hora e com correção nota TRI.

Por que fazer teste de autoconhecimento?

  • Para diminuir os conflitos internos
  • Para tomar decisões na vida, com mais certeza e responsabilidade
  • Para ser seguro de si
  • Para conhecer as próprias limitações
  • Para conhecer as próprias possibilidades
  • Para vencer obstáculos psicológicos
  • Para aprender mais sobre si mesmo

O que te move?

arqueiro tencionando o arco prestes a atirar a flecha

Porque você faz o que faz? O que te leva a sair da cama?

É preciso ter clareza na finalidade das suas ações. Vou dar um exemplo: Que tal pensarmos num arqueiro na idade média?

Suponha que um arqueiro fosse se apresentar ao rei. Sua função, numa tarde de domingo, frente à toda a corte é demonstrar sua pontaria. Ele quer agradar ao rei e ser honrado como o melhor arqueiro da região.

O que ele precisa fazer para conseguir essa honraria? Acertar o alvo.

Logo, onde deve estar a concentração de sua mente? No alvo, na tensão do arco e da corda, na força do braço, no vento, etc.

CONCLUSÃO: O que move o arqueiro a prestar atenção em tantas coisas? O que o faz tencionar seu arco e mirar sua flecha? A sua vontade de ser honrado como o melhor no que faz. E para isso ele precisa ser bom em coisas anteriores, como dominar a arte do arco e flecha.

A finalidade é a honra, os meios empregados são a capacitação numa habilidade.

Se você não souber o que quer e o que te move, como vai treinar suas habilidades? O arqueiro não se dedicou à carpintaria para ter boa pontaria, nem se tornou ferreiro para aprender a atirar.

Quando sabemos o que queremos, sabemos o que treinar (o que melhorar) em nós mesmos.

O que te incomoda? O que te agrada?

coxinha de frango frita

Certa vez, um homem procurou um psiquiatra porque estava insatisfeito com seu casamento. Sempre chegava em casa brigando com a esposa, tinha muita raiva e já chegava do trabalho impaciente.

Esse fato é real e incrível!

Depois de responder algumas perguntas, o psiquiatra percebeu o que estava acontecendo e o aconselhou da seguinte forma:

  • Antes de ir para casa, após deixar o trabalho, passe em uma lanchonete e coma uma coxinha bem grande.

Assim foi feito e…pasme! Não houve briga.

Sabe o que estava acontecendo? Esse homem não sabia dar nome aos seus sentimentos e estava confundindo fome com raiva. Isso é mais comum do que você imagina, afinal, pessoas com fome podem ficar nervosas e sequer sabem que é por esse motivo.

Saber o que te incomoda é o primeiro passo para ter uma boa inteligência emocional nesse caminho de autoconhecimento. É preciso saber dar nome ao que se sente. Muitas pessoas estão procurando ajuda do psicólogo para conseguirem dar nome ao que estão sentindo, já que têm dificuldade em se expressar para si mesmas.

O autoconhecimento passa pela clareza de consciência. Faça um exercício agora. Qual o seu sentimento nesse momento? Está ansioso, feliz, irritado…o quê?

O que pensam de você VS. O que você pensa de si mesmo

Um teste de autoconhecimento também te mostra como se relacionar melhor com os outros. Por isso, é importante saber o que pensam de você, assim você pode cuidar melhor da sua forma de agir.

  • Que tipos de elogios você normalmente recebe?
  • Quais são as críticas que você mais ouve das pessoas ao seu redor?

Críticas boas vêm de gente que se importa com a sua vida. Crítica de quem não sabe o que você passa, que não se importa com seu bem estar, que não te ama, você pode ignorar.

Teste DISC

DISC são as iniciais em inglês de 4 tipos de dominâncias características no comportamento das pessoas. Elas foram descobertas e sintetizadas por um famoso e respeitado psicólogo norte-americano chamado William Marston. Ele escreveu o livro “Sobre as emoções das pessoas normais”. 

A partir disso, foi elaborado um teste que analisa o perfil das pessoas, de acordo com o comportamento e com as emoções típicas.

As 4 tendências que todos têm em seus comportamentos, em maior ou menor grau, são:

DOMINÂNCIA

Caracteriza pessoas extrovertidas, voltadas para liderança, que inovam e idealizam projetos e gostam de ter o controle em suas mãos.

INFLUÊNCIA

Caracteriza pessoas extrovertidas, mais preocupadas em se relacionarem do que com os projetos em si. Elas gostam muito de se comunicar, de se expressar e lidam muito bem com grandes públicos.

ESTABILIDADE (Em inglês “Stability”)

Caracteriza pessoas introvertidas que gostam de ouvir outras pessoas. Essas são mais calmas e boas ouvintes, harmonizam bem o ambiente e se preocupam com o conforto e acolhimento de todos.

CAUTELA

Caracteriza pessoas introvertidas, calculistas e analíticas. Geralmente são perfeccionistas e reservadas, preferindo fazerem elas mesmas o que deve ser feito e utilizando mais a lógica do que sentimentos. 

O Raio-X do Beduka, um teste vocacional e de personalidade, que também é um excelente teste de autoconhecimento, leva em consideração essa metodologia DISC, aceita mundialmente e com probabilidade de acerto em torno de 95%.

Metodologia corporativa

Essa metodologia é usada principalmente em empresas para organizar os funcionários de acordo com suas melhores habilidades, aumentando a satisfação de todos, já que estarão trabalhando nas funções mais adequadas ao seu perfil.

Uma ferramenta tão poderosa e já aceita no mercado de trabalho não poderia ficar distante da realidade dos estudantes. Por isso, o nosso teste de autoconhecimento leva essa metodologia DISC em consideração.

Nossa assertividade é maior e, além de descrever suas melhores características, dificuldades e pontos de melhoria, indicamos as profissões mais adequadas à sua personalidade.

O que mais melhora com a ajuda de um teste de autoconhecimento?

pessoas comemorando um dia de sucesso profissional

A inteligência emocional

Por tudo que já foi explicado, isso é bem fácil de entender.

É preciso se conhecer para se controlar e agir da melhor forma, tanto em situações caóticas envolvendo a si mesmo, como também com os amigos e familiares.

Saber os limites ajuda na compreensão de até onde avançar em situações de muita pressão e cobrança.

Que tipo de líder você pode ser?

Há várias formas de liderar, até mesmo formas para pessoas tímidas liderarem. Um teste de autoconhecimento completo também te mostra qual é o melhor jeito de conduzir grupos segundo a sua personalidade.

Você não precisa necessariamente ser como os líderes que conhecemos por padrão, sempre enérgicos e extrovertidos. Nem todos são assim.

Existem 6 tipos de liderança catalogadas: direcionadora, autoritária, maternal, instrutora, coercitiva e democrática.

Você está preparado para o sucesso?

Muitas pessoas se desesperaram quando começaram a ter mais sucesso em suas escolhas. Para isso também é necessário ter preparo. 

Um teste de autoconhecimento te ajuda a se conhecer para lidar com as melhorias, que podem ser lentas ou bruscas.

No caso de serem lentas, você tem que ter paciência e perseverança. No caso de serem bruscas, a cobrança e a responsabilidade também aumentam na mesma proporção e é preciso se manter equilibrado.

Falar em público é difícil para você?

Há quem goste de falar em público e quem não goste. Assim como há quem goste e queira melhorar conhecendo técnicas, e quem não gosta e precisa aprender.

Um teste de autoconhecimento pode ser o ponto de partida para desenvolver essas habilidades. No fim, você pode se tornar um grande orador. O conhecimento de si leva, consequentemente, a ter mais segurança de suas possibilidades num discurso para várias pessoas.

Aumento de produtividade

Você está percebendo em quanta coisa um teste de autoconhecimento ajuda né? Na produtividade não é diferente. Aprenda, se descobrindo, como ser mais produtivo, mais competente e mais eficiente.

O Raio-X do Beduka te apresenta isso, as formas de melhorar seu desempenho, dentre tantas outras características. 

Trabalho em equipe

Eis uma alegria de alguns e dor de outros. Há quem ama trabalhos em grupo e quem fuja disso com todas as forças.

No mundo do trabalho, isso quase sempre é necessário. Mais uma vez, o teste de autoconhecimento tem o seu valor, afinal, se conhecendo melhor, é possível trabalhar em si o que falta aprimorar para se dar bem em grupo.

Entenda melhor o seu jeito de contribuir para uma equipe e assim você não ficará estressado mantendo posturas que não combinam com o seu estilo.

Faça agora o melhor teste de autoconhecimento – o Raio-X do Beduka

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador