Cursos

TOP 5 cursos em alta no mercado de trabalho de 2020

Conheça 5 cursos em alta no mercado de trabalho de 2019Conheça 5 cursos em alta no mercado de trabalho de 2019

Ainda não decidiu qual profissão combina com você? Muitas pessoas tem dificuldade em tomar essa decisão tão importante e isso é completamente normal. Para te ajudar, fizemos uma lista com os 5 cursos que estão em alta no mercado de trabalho 2020 Confira!

O momento de encontrar algo para estudar, muitas vezes, vem acompanhado de um sentimento de angústia e indecisão, já que muitas pessoas não tem a menor ideia do que querem fazer. Uma dica é saber quais são os cursos em alta no mercado de trabalho.

NÃO adianta saber qual curso está em alta se ele não for adequado ao seu perfil.

O Beduka tem um teste vocacional e de personalidade que indica as profissões mais adequadas ao seu perfil. Clique aqui para conhecer.

Por que se basear nos cursos em alta?

Porque um dos fatores que deve ser considerado na escolha do curso e profissão é o do mercado de trabalho. Se um curso está em alta, a possibilidade de ser empregado é maior. Se está em baixa, menor.

Não seria loucura querer vender catálogo telefônico hoje em dia? Nem sabe o que é isso né? Antes havia pessoas que batiam de porta em porta oferecendo livros com os endereços e telefones de quase todos os lugares da cidade.

Precisa disso hoje? Precisa de acendedor de lampião na rua? Não escolha uma profissão que esteja desaparecendo. Por isso é preciso considerar os principais cursos, os que estão em alta e que continuarão.

É difícil, mas vamos facilitar

É complicado pedir para um adolescente fazer uma escolha quando até adultos beirando os 30 anos ainda não se encontraram na área profissional.

Neste artigo, apresentamos algumas opções para que você as tenha em mente quando for refletir sobre a graduação que vai escolher. Aproveite e leia também o nosso texto que explica como descobrir a sua vocação.

As opções de cursos em alta no mercado de trabalho que mostramos abaixo tem em vista o valor que as empresas em geral atribuem a elas e também a demanda, já que os alunos que se formam nessas áreas encontram mais oportunidades de emprego.

Assim, se o que você quer é simplesmente um curso que te possibilite encontrar logo um estágio e, posteriormente um trabalho, estude um pouco sobre as opções de cursos em alta no mercado mais abaixo.

Como escolher o curso certo?

Lembre-se, no entanto, que, na hora da contratação, as empresas não estão interessadas apenas no curso que você fez, mas em sua experiência de vida e competências como profissional.

Por essa razão, é importante buscar a melhor qualificação possível nesses aspectos: seja um bom profissional no local em que você está agora, se esforce para conseguir estudar na melhor instituição possível e, uma vez lá, lute de modo ético para se destacar entre os demais alunos.

Apesar de estar indeciso sobre qual curso escolher, é natural que você tenha mais afinidade com alguma área do conhecimento.

Se você tiver mais afinidade com ciências humanas, por exemplo, comece com a lista de cursos em alta no mercado de trabalho para essa área. Se for de exatas, inicie a sua procura por lá. Os amantes das ciências biológicas deverão seguir o mesmo raciocínio.

De todo modo, as afinidades não são um fator limitante para que você não se interesse por cursos de outras áreas do conhecimento. Dessa forma, não se restrinja apenas aos cursos em alta no mercado de trabalho que você gosta e já conhece.

Se informe sobre todos os cursos e analise as diversas possibilidades, até porque, em muitos casos, todas as áreas do conhecimento acabam se fundindo e fica difícil encaixar o curso em uma área só!

Temos um artigo com as melhores e mais detalhadas dicas para te ajudar a escolher o curso certo.

Cursos em alta no mercado de trabalho

A seguir, apresentamos 5 cursos que estão em alta no mercado de trabalho, levando em consideração cada área do conhecimento.

Os cursos em alta são:

  1. Tecnologia da Informação (TI)
  2. Administração
  3. Marketing
  4. Recursos Humanos (RH)
  5. Gerontologia e Geriatria

Seja requisitado no mercado de trabalho! Suas chances de conseguir uma boa oferta de emprego serão maiores nessas áreas, pois elas estão em ascensão e são muito demandadas na maior parte das empresas.

Vamos detalhar essas carreiras promissoras abaixo:

1 – Ciências exatas – Tecnologia da informação (TI)

Com as empresas cada vez mais dependentes da tecnologia para armazenar seus dados, promover suas marcas e produtos, o profissional da área de TI torna-se indispensável.

Como é comum das áreas com alta empregabilidade, a competição é acirrada, fazendo da capacitação contínua uma regra para quem quer ter um bom emprego.

O bacana dessa área é que a demanda de trabalho é bastante variada: os profissionais formados em TI podem trabalhar com análise de dados, assim como os profissionais que cursam estatística, ou com programação.

2 – Ciências humanas – Administração de empresas

A habilidade de gerir (administrar) é indispensável às empresas de qualquer nicho. Profissionais competentes e muito qualificados tem chances altas de conseguir trabalhos desafiadores e com boa remuneração.

As áreas de aplicação do conteúdo aprendido na faculdade são bastante variadas para o profissional de administração, o que dá ao estudante a possibilidade e o dever de continuar se atualizando em cursos de pós.

3 – Ciências humanas – Marketing

Correspondendo a mais uma necessidade de promoção das empresas e marcas, o curso de marketing é uma excelente escolha para quem já se reconhece como uma pessoa criativa e que tem ou quer desenvolver um pensamento estratégico.

Os especialistas em mídias digitais ganham ainda mais destaque nessa área. São eles os responsáveis por procurar alternativas para melhorar o engajamento entre as empresas e seus clientes por meio das redes sociais.

4 – Recursos humanos

O profissional formado neste curso deve ter um senso aguçado para as habilidades dos colaboradores de uma instituição.

Ele deve ter ainda a criatividade e competência para convocar e treinar novas pessoas a fim de que elas se harmonizem com o modo de funcionamento do local, necessidades que colocam RH entre os cursos em alta no mercado de trabalho.

Como é de praxe para qualquer curso, especializações e outras atualizações nunca são demais para o currículo.

5 – Ciências biológicas – Gerontologia e geriatria

Como é de conhecimento geral, a expectativa de vida da população brasileira é alta, o que torna a preocupação com a qualidade de vida dos idosos uma oportunidade para empresas e profissionais da área.

Os especialistas da melhor idade capacitados para lidar com o físico, o psicológico e a integração social do público sênior serão bastante requisitados e os cursos em alta no mercado de trabalho são sempre bem concorridos.

No caso das ciências biológicas, é importante destacar que não só os profissionais com uma especialização em geriatria podem conseguir empregos na área.

Especialistas da enfermagem, do serviço social e da terapia ocupacional, que tenham experiência com idosos, podem também conseguir bons empregos apenas buscando especializações e cursos de pós-graduação vinculados ao tema.

O salário é apenas um dos fatores que influencia um curso em alta no mercado de trabalho

Chegando até aqui, você já deve ter percebido que existe uma correlação entre as necessidades das empresas e os cursos em alta no mercado de trabalho.

No caso das ciências humanas, essa necessidade está muito atrelada ao tipo de relacionamento que o profissional estabelece com o ser humano.

O administrador será o gestor de um grupo de profissionais; o profissional do marketing vai dialogar com o cliente de modo a conseguir mais receita para sua empresa; e o profissional de recursos humanos tem a função de selecionar os candidatos mais adequados para cada objetivo.

No caso das ciências exatas, as necessidades estão atreladas ao domínio das tecnologias mais empregadas no mercado e também à capacidade de incorporar as novidades, de modo que a instituição esteja funcionando sem falhas e o mais atualizada possível.

Essas, de fato, são necessidades que perduram e, por isso, os cursos que as atendam sempre estão entre os mais procurados por quem quer trabalhar e são valorizados por quem está oferecendo um emprego.

No que diz respeito aos cursos em alta no mercado, eles dialogam com as necessidades que surgem com o passar do tempo, a gerontologia conversa diretamente com a necessidade humana de ter qualidade de vida.

À medida que a população envelhece, proporcionalmente a demanda de profissionais que saibam lidar com essa parcela da população irá aumentar.

Que tal fazer um teste vocacional?

Será que estes cursos que estão em alta realmente combinam com o seu perfil? Qual deles será que realmente estão adequados à sua personalidade?

Essas dúvidas são pertinentes. Por isso, escolher guiado por um bom teste vocacional pode te ajudar bastante a desempatar certas decisões e a dissipar algumas dúvidas.

Um teste vocacional não te define, mas pode te guiar muito bem. Tente!

O RAIO-X DO BEDUKA é um teste vocacional e de personalidade que analisa o seu perfil e indica as profissões mais adequadas. É impressionante e não há nada igual online por aí.

A metodologia utilizada foi a DISC, uma teoria comportamental da psicologia que já é aceita mundialmente há muito tempo.

Conheça agora!

Dicas Beduka

Agora que você já está ciente a respeito dessas opções de cursos em alta no mercado de trabalho, considere se gostaria de se profissionalizar em alguma dessas áreas e construir uma carreira de sucesso.

Pesquise as universidades que oferecem algum dos cursos em alta no mercado de trabalho e que são reconhecidas pela qualidade do ensino. É importante escolher um local estruturado para realizar a sua formação e obter a melhor capacitação possível.

Além de explicar quais os cursos e alta no mercado de trabalho, já apresentamos aqui no Beduka várias listas relatando as atividades praticadas por diversos profissionais. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ajudar a entender quais são os cursos em alta no mercado de trabalho e apresentar várias opções de faculdades, nós também temos dois produtos bem úteis para os estudantes:

Simulador de nota de corte do Sisu – Aqui o estudante tem a possibilidade de avaliar se a sua nota permite ou não ingressar em determinada universidade pública e no curso desejado, de acordo com a nota de corte da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.

Após descobrir quais são os cursos que estão em alta no mercado de trabalho, aproveite para ver também:

O que achou da nossa lista com os cursos em alta no mercado de trabalho? Deixe o seu comentário. Você já conhece nosso canal no Youtube? Temos vários vídeos com profissionais explicando a rotina em suas profissões. Acesse agora!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador