CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de Engenharia Mecânica?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-ENGENHARIA-MECÂNICAMelhores faculdades de Engenharia Mecânica
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Engenharia Mecânica é o ramo que aplica os princípios da Engenharia, Física e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos. Deseja fazer esse curso? Confira quais as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil.

Algumas pessoas são fascinadas pelas engrenagens que movem o mundo. Tanto que muitas delas, quando crianças, não resistiam à tentação de desmontar os brinquedos ou outros itens para ver como funcionavam. Se você se identificou com esse relato e gosta de matemática, talvez tenha inclinação a escolher Engenharia Mecânica para sua graduação.

A escolha de uma boa universidade é importante para a carreira, por isso, no post de hoje, revelaremos a lista com as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do país. Siga lendo e tire todas as suas dúvidas!

Prepare-se para o Enem com o Simulado do Beduka. Com ele você responde a questões de edições anteriores e recebe a nota na hora com correção TRI, a mesma do exame. Corre, é de graça!

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

O ranking não foi atualizado desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

8. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

9. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

10. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da USP recebem formação aprofundada em cinemática, dinâmica, materiais, termodinâmica, fluidos, energia, acústica, metodologia de projetos, entre outras. O curso foi estruturado de modo a permitir a formação de profissionais com adequada fundamentação científica.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em São Carlos.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia.

O Engenheiro Mecânico formado pela Unicamp tem encontrado grandes oportunidades de atuação no mercado. É o reflexo de uma formação que privilegia a autonomia e a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, graças a uma formação básica sólida e a um constante aperfeiçoamento técnico aliado às preocupações ambientais, éticas, técnicas e econômicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Saiba como é realizado e o conteúdo que mais cai.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública federal sediada na cidade de Belo Horizonte, possuindo campi nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Segundo o ARWU, a UFMG está classificada entre as cinco melhores universidades no Brasil e no mundo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Engenharia Mecânica da UFMG se caracteriza por forte base científica e tecnológica. A estrutura curricular visa à formação de engenheiros mecânicos com perfil de concepção, que capacita o engenheiro a projetar, fabricar, montar, manter e operacionalizar dispositivos mecânicos.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Engenharia Mecênica da UFRJ tem como objetivo propiciar aos estudantes o desenvolvimento de suas aptidões profissionais, além da aquisição de novos conhecimentos e o domínio de métodos e técnicas de análise, projeto e construção de sistemas mecânicos complexos.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Macaé e no Rio de Janeiro.

5ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

No curso de Engenharia Mecânica da UFSC, o aluno começa estudando Física, Química, Matemática, Desenho e Informática. Na sequência, estuda conteúdos próprios da Mecânica. O curso ainda capacita o estudante para a convivência profissional com a informática, com a forte utilização do computador nos estudos e projetos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Engenharia Mecânica visa formar engenheiros com forte embasamento científico para enfrentar com competência os desafios em todas as áreas que esse curso engloba.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

No curso de Engenharia Mecânica da UNESP os estudantes desenvolvem projetos que agregam os conhecimentos adquiridos nos anos de formação com a elaboração de novas técnicas e tecnologias. Também se envolvem com estágios obrigatórios e atividades de iniciação científica e extensão universitária.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido em Guaratinguetá, Ilha Solteira e Bauru.

8ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Carlos, no estado de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Araras, Sorocaba e Buri. Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

O curso de Engenharia Mecânica da UFSCar tem como objetivo formar profissionais com sólida formação científica e profissional geral que os habilite a identificar, formular e solucionar problemas relacionados às atividades de projetos e consultorias nas áreas de desenvolvimento e pesquisa.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

O ingresso no curso de Engenharia Mecânica ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Fundado em 1950, é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira , vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O ITA está localizado em São José dos Campos.

O curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do ITA forma engenheiros capazes para exercer as funções profissionais associadas ao título de engenheiro mecânico, com foco em aplicações aeronáuticas. O engenheiro formado é também competente para atuar em aplicações mecânicas gerais, uma vez que as aplicações aeronáuticas embarcadas tem requisitos mais exigentes.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.