Português

O que é colocação pronominal? Entenda: próclise, mesóclise e ênclise.

O que é colocação pronominalO que é colocação pronominal
Sala do Saber - melhor cursinho online

Colocação pronominal nada mais é que a posição na qual encaixamos o pronome na oração. Essas palavras que substituem o nome (os pronomes) poderão vir antes, no meio ou depois do verbo. Aí é que surgem os nomes próclise, mesóclise e ênclise. Parece difícil? Que nada! Você verá que, com esse artigo, entender o que é colocação pronominal e seus exemplos será bem mais fácil!

Neste texto explicando o que é colocação pronominal, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é colocação pronominal?
  2. Quais são os tipos de colocação pronominal?
  3. O que é colocação pronominal do tipo próclise? Explicação mais exemplo!
  4. O que é colocação pronominal do tipo mesóclise? Explicação mais exemplo!
  5. O que é colocação pronominal do tipo ênclise? Explicação mais exemplo!
  6. Como fica a colocação pronominal dos pronomes oblíquos em locuções verbais?

O que é colocação pronominal?

Colocação pronominal é o modo como colocamos o pronome. Ele pode vir  na frente do verbo, no meio ou no fim.

Ah, você esqueceu o que são pronomes? São as palavras que substituem um substantivo (nome) para facilitar a escrita e não deixar repetitivo.

Por meio desse artigo sobre o que é colocação pronominal, você vai ver que é um assunto super simples. Para entendê-lo, só precisamos de um bom conteúdo e um pouco de atenção. Vamos lá?

A verdade é que sempre posicionamos os pronomes em algum lugar das frases que falamos. Faz parte da oralidade, ou seja, das conversas do dia a dia.

Por pertencer à rotina e por ser tão comum, muitas vezes acabamos colocando esses pronomes no lugar errado. É aí que mora o problema, mas vamos solucioná-lo!

Na roda de amigos podemos até falar um “eu vi ele”, por exemplo. Só não leve esse costume à praça, ou melhor, às provas. Na escola, na faculdade, nos vestibulares ou nas entrevistas de emprego… Aí não dá! 

Não podemos vacilar, porque ter um bom uso da norma culta da Língua Portuguesa é um dos principais critérios de avaliação.

E saber os detalhes sobre o que é colocação pronominal vai fazer toda a diferença. 

Para isso você deve conhecer os seus três tipos: próclise, mesóclise e ênclise. Veremos todas detalhadamente nos próximos tópicos!

Quais são os tipos de colocação pronominal?

Há três tipos de colocação pronominal, são eles:

  • Próclise (pronome antes do verbo)
  • Mesóclise (pronome no meio do verbo)
  • Ênclise (pronome depois do verbo)

A seguir, veja a explicação e os exemplos referentes desses tipos.

O que é Próclise?

A próclise se caracteriza pelo uso dos pronomes antes do verbo. Parece complicado, mas é super simples, pois há situações específicas em que ela ocorre. Não é só sair colocando os pronomes na frente dos verbos!

São espécies de regrinhas que no início podem até ser chatas, mas depois que aprendemos apenas flui. É uma parte bastante importante desse artigo sobre o que é a colocação pronominal.

Vamos conhecê-las a seguir:

1- O pronome será posto antes do verbo quando for precedido de expressões que passem a ideia de negação. São palavras como: não, nunca, jamais, etc.

Exemplo: “ Ninguém a conheceu”.

2- O pronome será colocado antes do verbo quando houver conjunções subordinativas na oração. Essas conjunções são palavras que unem as orações, a mais utilizada é o “que”.

Exemplo: “Fiquei sabendo que me enganaram”.

3 –  O pronome ficará na frente do verbo quando a oração possuir advérbios seguidos por verbos. Não esqueça que há diversos tipos de advérbios. No exemplo temos o “certamente”, advérbio de afirmação.

Exemplo: “ Certamente nos entregaram o pacote correto”.

4- O pronome será posto antes do verbo quando houver pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos na oração.

Exemplos de:

Pronomes relativos: “Parabenizaram dois homens que se demonstraram superiores”.

Pronomes indefinidos: “A maioria te demonstrou afeto”.

Pronomes demonstrativos: “Aquilo me deixou angustiado”.

5- O pronome será posto antes do verbo quando as orações forem interrogativas, exclamativas ou optativas.

Exemplos de:

Oração interrogativa: “Quem te falou?”; “Quem te mandou?”.

Oração exclamativa: Nossa! Quanto nos querem bem!

Oração optativa (passam a ideia de desejo) : Que Deus nos ilumine!

6- O pronome será colocado antes do verbo quando o verbo no gerúndio for antecedido da preposição “em”.

Exemplo: “Em se aproximando, pediu meu telefone”.

Sabia que temos um artigo com vários exercícios sobre o que é colocação pronominal pra você treinar? 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ah, na hora de respondê-los não esqueça do fato principal que envolve a próclise: o pronome será posto antes do verbo. Depois, é só ir identificando as situações listadas e mandar ver!

O que é Mesóclise?

A mesóclise determina que o pronome seja colocado no meio do verbo. É só você lembrar que tanto “mesóclise” quanto “meio”compartilham um mesmo radical. 

Aposto, que não vai esquecer! No mais, há situações específicas em que ela deve ser empregada.  

Você deve estar pensando “que difícil”, eu concordo! A boa notícia é que praticamente ela só é usada em textos literários. Isso acaba facilitando também a sua identificação.

Claro que os autores não podem sair usando a mesóclise de qualquer jeito, né? 

Então, vamos logo conhecer as duas situações envolvendo tempos verbais nas quais eles podem deixar os textos mais rebuscados! Veja abaixo: 

1 – Nas orações em que o verbo esteja conjugado no futuro do presente. 

Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que suplicar.

2 – Nas orações em que o verbo esteja conjugado no futuro do pretérito. 

Exemplo: Pentear-te-ia com melancolia.

O que é Ênclise?  

A ênclise determina que o pronome seja colocado após o verbo. Há 4 situações na qual a utilizaremos, veja abaixo para resolver com tranquilidade os exercícios sobre colocação pronominal:

1 – Será usada quando o verbo iniciar a oração. 

Exemplo: Diga-me um segredo. Eu imploro!

2 – Será usada quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. 

Exemplo: Quando eu mandar, tirem-no da prisão.

3-  Será usada quando o verbo estiver  no infinitivo impessoal. 

Exemplo: Prometo entregar-te.

4 – Será usada quando o verbo estiver no gerúndio. 

Exemplo: Vive dizendo-lhe que é feia.

Como fica a colocação pronominal dos pronomes oblíquos em locuções verbais?

Há duas situações nas quais precisamos ficar atentos quando falamos a respeito dos pronomes oblíquos: quando envolve as locuções verbais e nos demais casos em que são átonos. Vamos entender melhor!

As locuções verbais possuem algumas regrinhas relacionadas à colocação desses pronomes; Sendo assim, é indispensável citá-las quando falamos sobre o que é colocação pronominal. Veja a seguir como funciona: 

1 – Quando o verbo principal estiver no gerúndio ou infinitivo

Se houver uma palavra que esteja nas situações listadas para o emprego da próclise,então é só aplicá-la. Caso não tenha,  você pode decidir colocar o pronome oblíquo após o verbo principal ou mesmo depois do  auxiliar.

Veja como nos exemplos:

  • Preciso ver-te amanhã.
  • Quero-te conhecer logo.

2- Quando o verbo principal estiver no particípio

Mais uma vez, você deve ficar atento se há palavras que exigem o uso da próclise! Se houver, o pronome virá antes do verbo. 

Se não for o caso, o pronome deverá ser colocado após o verbo auxiliar. É uma regra sem exceção, viu? Logo, esse pronome oblíquo nunca deve ser colocado após o verbo principal no particípio. 

Veja os exemplos:

  • Tinham-me inscrito no concurso sem eu saber.
  •  Eu tinha-lhe contado todos esses segredos

Colocação dos pronomes oblíquos átonos (demais situações)

Os pronomes oblíquos átonos são os seguintes: me, te, se,  o(s), a(s),  lhe(s), nos e vos. Bom, é importante você saber que eles podem estar em qualquer uma das três posições.

Para identificar a correta é só reler tudo que vimos nesse artigo sobre o que é a colocação pronominal. Você vai encontrar qual é a situação da oração e colocar o pronome em sua devida posição.

Esperamos ter te ajudado e que suas dúvidas tenham sido esclarecidas! Afinal, o que é colocação pronominal é um assunto que cai bastante nos vestibulares.

Se mesmo assim restou alguma dúvida, deixe-nos um comentário! O Beduka está aqui para facilitar sua vida. 

Você também pode procurar a gente no Instagram. Se quiser algum assunto que a gente ainda não tenha, é só mandar um direct que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.