DicasProUni

Como se inscrever no Prouni? Descubra em 4 passos simples!

Como se inscrever no Prouni Descubra em 4 passos simplesComo se inscrever no Prouni? Descubra em 4 passos simples!

Fazer cadastros quase sempre é uma dor de cabeça. É muita coisa sendo pedida e nós nem sabemos o que acontecerá depois… Mas não precisa ser assim! Nós do Beduka preparamos um passo a passo simples, em 4 etapas fáceis, para você saber exatamente como se inscrever no Prouni. Vamos lá?

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é o Prouni?
  2. Como funciona o Prouni?
  3. Quem pode participar do Prouni?
  4. Passo a passo para saber como se inscrever no Prouni!
  5. Quanto custa para se inscrever no Prouni?
  6. Calendário do Prouni 2021!

Nós acabamos de lançar um Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021. Vem cá se preparar com a gente. É gratuito!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi uma oportunidade criada pelo governo federal em 2004, com o objetivo de incluir mais pessoas no ensino superior. 

A proposta é oferecer bolsas de graduação para os alunos estudarem em universidades privadas!

Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade. Ele estuda de graça! Interessante, não é? Mas também tem algumas condições e etapas para conseguir esse benefício…

Como funciona o Prouni?

Na verdade, o Prouni tem diversas etapas, e cada uma funciona de um jeito. Nós até já escrevemos um texto contando como o processo seletivo funciona (em detalhes).

Porém, para saber como se inscrever no Prouni, você só precisa saber que o programa é todo informatizado, ou seja, usa uma plataforma online.

Para entrar nela, é preciso cadastrar a sua nota do Enem! Isso porque o programa atende gente do Brasil todinho, então a internet é usada para superar as distâncias.

Além disso, é preciso saber que cada etapa do programa tem datas e prazos. Se não fosse assim viraria uma bagunça na hora de avaliar e dar seguimento a cada um dos candidatos.

Quem pode participar do Prouni?

Para se candidatar à uma bolsa de estudos, o estudante deve seguir todas as exigências abaixo:

  • Ter feito a última edição do Enem;
  • Obtido nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Atenção: excepcionalmente na Primeira Edição do ano de 2021, o Prouni usou a nota do ENEM 2019. Isso aconteceu por causa dos atrasos que a pandemia da Covid-19 trouxe.

Além disso, é necessário atender a alguns pré-requisitos socioeconômicos. Sendo assim, precisa estar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública; 
  • Ter feito o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura (Nesse caso, não há requisitos de renda).

Já falamos que o Prouni usa a nota do Enem! Então, o Beduka até já disponibilizou um Simulado Gratuito para te ajudar a se preparar para a prova!

Afinal, como se inscrever no Prouni? 4 passos simples!

Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem em mãos! 

Aí é só seguir os 4 passos:

1° Acesse o site do Prouni

As inscrições do Prouni são feitas, exclusivamente, pelo site oficial do programa, porque o sistema é online. 

Ela ainda precisa ser feita dentro do prazo! Então, no próximo tópico, te mostraremos as datas mais importantes.

2° Forneça seus dados

O portal solicitará o seu CPF e o número de inscrição e senha da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ao preencher os campos, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem. Se estiver tudo certo, confirme. Se algo estiver errado, faça as alterações necessárias. 

3° Questionário socioeconômico

Em seguida, você precisará preencher um questionário socioeconômico. Nele, você terá apenas que dizer as informações e os dados pessoais e financeiros, seus e da sua família.

Preste bastante atenção nessa hora! Se lá na frente você for o ganhador da bolsa, terá que levar documentos comprovando tudo o que colocou nessa etapa.

4° Opções de curso

Para finalizar a inscrição do Prouni, é necessário escolher duas opções de curso

Elas têm que estar de acordo com o seu interesse, porque se você for aprovado na primeira, só poderá se cadastrar nela. A segunda opção só é válida para quem não passou na primeira.

É tudo muito bem organizado. Você pode filtrar as opções disponíveis pelo nome da instituição de ensino, município ou curso. 

Depois, você escolhe a unidade, o turno e se usará as cotas. Você também precisa escolher o tipo de bolsa (de 50% ou 100%) que irá disputar. Lembre-se que cada uma delas precisa estar de acordo com seu quadro socioeconômico!

Após realizar esses passos da inscrição no Prouni, é só ficar de olho na nota de corte e aguardar o resultado!

Quanto custa para se inscrever no ProUni?

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação! Você não paga nadica de nada.

  • O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa e postamos mais de 200 resumos!

Se tem prazo, então quais são as datas do Prouni 2021?

Todo ano o governo publica um edital com todos os detalhes daquela edição. Isso porque acontecem duas por ano. Sendo assim, também há duas datas de inscrição por ano: sempre no começo de cada semestre.

 Para o ano de 2021, o prazo de inscrição das duas já encerraram. Agora é só ano que vem (2022).

Ainda assim, sugerimos que você dê uma olhada no cronograma. Primeiro que se você se inscreveu precisa saber o que acontecerá depois. Se não se inscreveu, é bom ter noção de como as coisas funcionam para ir se programando para o ano que vem!

Vamos ver o cronograma do Prouni 2021/2:

  • 13 a 16 de julho: Período de inscrição;
  • 20 de julho: Resultado da 1ª chamada;
  • 20 a 28 de julho: Período para comprovar informações;
  • 03 de agosto: Resultado da 2ª chamada;
  • 03 a 11 de agosto: Período para comprovar informações;
  • 17 e 18 de agosto: Prazo para participar da lista de espera;
  • 20 de agosto: Divulgação da lista de espera;
  • 23 a 27 de agosto: Período para comprovar informações.

Gostou de saber mais sobre como se inscrever no Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador