Prouni 2024

Como se inscrever no Prouni 2024? 4 passos simples!

como se inscrever no prouni
Instagram Beduka

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares do Brasil. Essas bolsas podem ser de 50% até 100% de desconto, dependendo da renda familiar do candidato.

Apesar de esse tipo de programa ajudar muita gente que não tem condições de pagar o valor integral de uma mensalidade, fazer cadastros quase sempre é uma dor de cabeça. É muita coisa sendo pedida e nós nem sabemos o que acontecerá depois… Mas não precisa ser assim!

Nós do Beduka preparamos um passo a passo simples, em 4 etapas fáceis, para você saber exatamente como se inscrever no Prouni. Vamos lá?

Este artigo vai te ajudar a entender como se inscrever no Prouni de uma forma super prática. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é o Prouni?
  2. Como funciona o Prouni?
  3. Quem pode participar do Prouni 2024?
  4. Passo a passo para saber como se inscrever no Prouni 2024!
  5. Quanto custa para se inscrever no Prouni 2024?
  6. Calendário do Prouni 2024!
  7. O Beduka te conecta a faculdade! (bolsas de até 65%)

É importante saber como se inscrever no Prouni 2024, mas tem uma forma muito mais fácil de entrar na faculdade: com o Beduka Bolsas. Ele te dá uma bolsa de estudos de 65% no curso dos seus sonhos. Não é preciso fazer provas e o início é imediato.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi uma oportunidade criada pelo governo federal em 2004, com o objetivo de incluir mais pessoas no ensino superior. 

A proposta é oferecer bolsas de graduação para os alunos estudarem em universidades privadas!

Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade. Mas a bolsa que ele vai ganhar depende de uma série de pré-requisitos, como renda familiar.

Não deixa de ser interessante, né? Afinal, há muitos brasileiros que não teriam acesso a uma graduação se não existissem programas como esse.

Neste artigo, além de saber como se inscrever no Prouni, você vai conhecer algumas condições e etapas indispensáveis para conseguir esse benefício.

Como funciona o Prouni?

Na verdade, o Prouni tem diversas etapas, e cada uma funciona de um jeito. Nós até já escrevemos um texto contando como o processo seletivo funciona (em detalhes).

Porém, para saber como se inscrever no Prouni, você só precisa saber que o programa é todo informatizado, ou seja, usa uma plataforma online.

Para entrar nela, é preciso cadastrar a sua nota do Enem! Isso porque o programa atende gente do Brasil todinho, então a internet é usada para superar as distâncias.

Além disso, é preciso saber que cada etapa do programa tem datas e prazos. Se não fosse assim, viraria uma bagunça na hora de avaliar e dar seguimento a cada um dos candidatos.

Quem pode participar do Prouni?

Para se candidatar à uma bolsa de estudos, o estudante deve seguir todas as exigências abaixo:

  • Ter feito a última edição do Enem;
  • Obtido nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário atender a alguns pré-requisitos socioeconômicos. Sendo assim, precisa estar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública; 
  • Ter feito o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura (Nesse caso, não há requisitos de renda).

Já falamos que o Prouni usa a nota do Enem! Então, o Beduka até já disponibilizou um Simulado Enem para te ajudar a se preparar para a prova!

Afinal, como se inscrever no Prouni? 4 passos simples!

Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem em mãos! 

Aí é só seguir os 4 passos:

1° Acesse o site do Prouni

As inscrições do Prouni são feitas, exclusivamente, pelo site oficial do programa, porque o sistema é online. 

Cronograma de estudos

Ela ainda precisa ser feita dentro do prazo! Então, no próximo tópico, te mostraremos as datas mais importantes.

2° Forneça seus dados

O portal solicitará o seu CPF e o número de inscrição e senha da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ao preencher os campos, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem. Se estiver tudo certo, confirme. Se algo estiver errado, faça as alterações necessárias. 

3° Questionário socioeconômico

Em seguida, você precisará preencher um questionário socioeconômico. Nele, você terá apenas que dizer as informações e os dados pessoais e financeiros, seus e da sua família.

Preste bastante atenção nessa hora! Se lá na frente você for o ganhador da bolsa, terá que levar documentos comprovando tudo o que colocou nessa etapa.

4° Opções de curso

Para finalizar a inscrição do Prouni, é necessário escolher duas opções de curso

Elas têm que estar de acordo com o seu interesse, porque se você for aprovado na primeira, só poderá se cadastrar nela. A segunda opção só é válida para quem não passou na primeira.

É tudo muito bem organizado. Você pode filtrar as opções disponíveis pelo nome da instituição de ensino, município ou curso. 

Depois, você escolhe a unidade, o turno e se usará as cotas. Você também precisa escolher o tipo de bolsa (de 50% ou 100%) que irá disputar. Lembre-se que cada uma delas precisa estar de acordo com seu quadro socioeconômico!

Após realizar esses passos da inscrição no Prouni, é só ficar de olho na nota de corte e aguardar o resultado!

Quanto custa para se inscrever no ProUni?

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação! Você não paga nadica de nada.

Se tem prazo, então quais são as datas do Prouni 2024?

Todo ano o governo publica um edital com todos os detalhes daquela edição. Isso porque acontecem duas por ano. Sendo assim, também há duas datas de inscrição por ano: sempre no começo de cada semestre.

Para a edição de 2024, o prazo de inscrição já foi divulgado.

Sugerimos que você dê uma olhada no cronograma e anote para não perder nenhum prazo. Depois, é só aplicar o que você aprendeu sobre como se inscrever!

Vamos ver o cronograma do Prouni 2024:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

O Beduka te conecta a faculdade (bolsas de até 65%)

Tem uma forma muito mais fácil de entrar na faculdade, com ela você não depende de saber como se inscrever no Prouni, não precisa ter feito o Enem e nem precisa se enquadrar em critérios de renda familiar.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de estudos 65% para você entrar no curso dos sonhos.

Basta acessar o link, selecionar a cidade, o curso e a modalidade. Prontinho! É só colocar o material na mochila e ir para faculdade. Estudar nunca foi tão fácil! 

Para ter acesso a outras oportunidades imperdíveis como essa, a conteúdos escritos com cuidado e super fáceis de entender, além de notícias em primeira mão sobre o Enem e outros vestibulares, continue nos acompanhando aqui pelo Blog ou nos siga lá no Instagram.

Estamos sempre prontos para te ajudar! Sucesso e bons estudos.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.