ProUni

Como acessar o resultado do Prouni? Veja as datas também!

Resultado do ProuniResultado do Prouni
Plano de Estudos 2023 chegou

O resultado do Prouni é algo que sempre deixa os participantes ansiosos e preocupados. Aliás, é com ele que sabemos se fomos aprovados ou não.

E isso só piora porque muita gente ainda não sabe onde acessá-lo ou o que fazer depois de receber a notícia da aprovação.

Se essa é a sua situação, continue lendo e saiba como ver o resultado e o que fazer caso você seja aprovado no processo seletivo!

Se você pretende participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni), provavelmente está ansioso ou tendo dúvidas em relação ao resultado!

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo! Nesse artigo você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao tema:

Você sabia que o Prouni usa a nota do Enem? Aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Resultado do Prouni

O Prouni tem duas fases: a primeira, que é o processo regular, e a segunda, que é destinada aos interessados não selecionados na primeira fase. Isso é chamado de Primeira e Segunda Chamada.

A segunda fase pode ser composta por até dois processos, porque ao final ainda há a lista de espera com as vagas remanescentes.

Sendo assim, cada uma dessas etapas do Prouni terá a divulgação de seu respectivo resultado. Fique sempre atento ao site oficial!

Quando sai o resultado da Primeira e segunda chamada do Prouni 2023?

Os resultados da primeira e da segunda chamada do Prouni são, normalmente, divulgados no mesmo mês ou o seguinte à realização da inscrição. Sempre acontecendo no início de cada semestre.

Veja o calendário completo da primeira edição de 2023:

  • Período de inscrição: 27 de junho a 30 de junho de 2023
  • Resultado referente a primeira chamada: 04 de julho de 2023
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 04 a 14 de julho de 2023
  • Resultado referente a segunda chamada: 24 de julho de 2023
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 24 de julho a 03 de agosto de 2023
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de agosto de 2023
  • Divulgação da lista de espera: 18 de agosto de 2023
  • Envio de documentos da lista de espera: 21 a 28 de agosto de 2023

Confira mais sobre as datas e chamadas no nosso artigo com tudo sobreo o Prouni (atualizado)!

O que é a Lista de espera do Prouni 2023?

Após a divulgação dos resultados da segunda chamada, o programa abre uma lista de espera. Ela contém as vagas remanescentes (não ocupadas por pessoas que desistiram ou perderam o prazo).

Aqui é onde o candidato ainda não selecionado para nenhuma das chamadas anteriores pode ter sua última chance. Mas é preciso ficar atento aos prazos e demonstrar o interesse em participar dessa lista.

O Ministério da Educação distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa.

Ou seja, as universidades é que são responsáveis por fazer a verificação da documentação dos candidatos. Por isso, além do site oficial do processo seletivo, é importante ficar atento aos informes das próprias instituições de ensino.

Como ver o resultado do Prouni 2023: passo a passo

As datas de divulgação do resultado do Prouni são diferentes a cada ano e a cada edição. Ainda assim, o procedimento que o candidato deve realizar para verificar seu resultado é sempre o mesmo.

Se você ainda não sabe como ver o seu resultado do Prouni, nós te ensinamos! Veja o passo a passo completo:

1. Acesse o site oficial do Prouni e clique em “Ver resultado”;

2. Forneça os dados pedidos pelo sistema, ou seja, o número de inscrição e senha utilizados na última edição do Enem;

3. O sistema irá, de forma automática, pedir para que você clique em uma figura (nuvem, árvore, pasta etc). Após fazer isso, você será direcionado automaticamente para a página de resultados do sistema de seleção.

Não consigo acessar o site do Prouni, e agora?

Se você não conseguir acessar a página oficial para ver o resultado Prouni, fique calmo. Você pode tentar acessar de outro computador, ou até mesmo em um horário diferente.

Muitas vezes, com o alto número de acesso o site pode ficar um pouco lento e, às vezes, até cair por alguns minutos! Também é bom tentar checar em horário não convencionais, como das 2h à 4h da manhã!

Além disso, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:

Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka
  • Diretamente com a instituição de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
  • Através da Central de Informações do MEC, cujo número é 0800-616161.

Passei no Prouni 2023, o que fazer agora?

Agora que você foi aprovado, a documentação será sua principal preocupação nessa fase do processo.

É necessário lembrar que cada fase tem prazos diferentes. Além disso, na fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato também há variação na documentação exigida.

Quando o candidato é selecionado pelo Prouni, é necessário apresentar toda a sua documentação na instituição de ensino em que foi aprovado. Depois, verifique o resultado da comprovação de documentos do Prouni nos canais oficiais.

  • Abaixo vamos te mostrar quais documentos, normalmente, são exigidos. Lembre-se: os documentos podem variar de acordo com a instituição escolhida.

Documentos

Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:

  • Documentos de identificação pessoal e de familiares;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (conforme o caso);
  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);
  • Comprovantes de conclusão do ensino médio.

Além destes, também há documentação específica para professores da rede pública de ensino e outros, de comprovação de deficiência, conforme o caso de cada candidato.

Procure providenciar todos os documentos com antecedência para que você não perca o prazo de entrega estipulado. 

Após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato a bolsa. O resultado é divulgado no próprio site do Prouni.

Aproveite e veja nosso texto detalhado sobre os documentos do Prouni.

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro. Veja a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode encontrar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Acesse o Beduka Bolsas e economize seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.