Prouni 2024Resultado

Como olhar o meu resultado do Prouni 2024? Veja o passo a passo completo!

Como olhar o meu resultado do ProuniComo olhar o meu resultado do Prouni? Veja esse passo a passo!
Sala do Saber - melhor cursinho online
Instagram Beduka

O Prouni concede todos os anos milhares de bolsas parciais e integrais em faculdades particulares para quem fez o Enem e se enquadra no perfil socioeconômico do programa. Se você veio até aqui, é porque realizou a sua inscrição. Será que foi um dos aprovados?

A espera pelo resultado do Prouni pode gerar ansiedade, principalmente porque a cada dia aparece uma nova nota de corte e a classificação parcial se altera. Isso deixa o resultado final um pouco incerto. Mas nada melhor para aliviar a tensão do que ter as informações corretas.

A seguir, você terá um resumo completo sobre como funciona o resultado do Prouni, o que fazer se você for aprovado ou não, a data em que ele sai e como acessá-lo. Continue lendo, descubra tudo isso e fique mais tranquilo!

Nesse artigo você encontrará a resposta sobre como olhar o resultado do Prouni e muito mais. Se quiser, clique em uma delas para ir diretamente à resposta:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Como funciona o resultado do Prouni?

Você já deve ter reparado que o Prouni é um sistema de ranqueamento. Então, todos os participantes cadastram as suas notas e elas são colocadas em uma ordem.

Quando o prazo termina, as melhores notas são classificadas e selecionadas de acordo com o número de vagas disponíveis para a opção escolhida. A nota do último candidato a ser selecionado é o valor da nota de corte daquela edição.

É assim que eles chegam em um resultado! 

Só que estamos falando do resultado final, então você pode estar se perguntando sobre o que é o resultado parcial. Veja a explicação a seguir.

Como funciona o resultado parcial do Prouni? (Nota de corte parcial)

Acima, explicamos o último processo a ser feito para chegar no resultado do Prouni. Só que antes disso acontecer saem alguns resultados parciais. 

Há um período de alguns dias para os candidatos se inscreverem. À medida que eles fazem isso, a ordem das notas vai se alterando. Então, no final de cada dia, sai uma classificação prévia.

Ela costuma servir de guia para os que estão na luta pela vaga na universidade. Explicamos isso com detalhes e exemplos no artigo sobre a nota de corte. O que você precisa saber aqui é que o resultado parcial não é o definitivo, só o final.

Vamos voltar a falar sobre ele, já que é o que interessa. A seguir, veremos como e onde acessá-lo!

Quando sai o resultado do Prouni 2024?

O calendário da segunda edição do Prouni (2024) é este:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Passo a passo: como olhar o resultado do Prouni?

É tão simples que você vai até se surpreender! Lembra da página que você acessou para fazer as inscrições do Prouni

É também nela que tudo começa na hora de ver o resultado do Prouni. Então:

  • Passo 1: Entre na Página do Participante do Prouni;
  • Passo 2: Clique no botão “ver resultado”;
  • Passo 3: Faça seu login (é só entrar com o cadastro no Gov.br);
  • Passo 4: O seu resultado aparecerá!

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto em seus sites quanto impressas. 

Consultou? Talvez você esteja com uma outra dúvida…

E como saber os resultados da Pré-seleção do ProUni?

Na verdade, a “pré-seleção” é justamente o processo que nós te explicamos aí acima. 

Ela só tem esse nome porque, depois de ver que foi aprovado, você terá que comprovar os documentos. Aí sim eles validarão a sua seleção.

É agora que surgem as duas principais perguntas a seguir!

Mentoria Gratuita na Sala do Saber

O que fazer se eu for aprovado no Prouni?

Chamada não garante vaga! A primeira coisa que você precisa é comprovar seus documentos e se matricular. Essa é a única forma de garantir a sua bolsa de estudos. 

Existe um prazo para fazer isso e, se passar desse prazo, você perde a oportunidade…

Então, se você foi selecionado, envie sua documentação para a faculdade em que foi pré-aprovado. Você pode consultar o prazo para fazer isso no site do Prouni ou ligando para a faculdade em que irá se matricular.

A própria instituição vai te mostrar qual é a lista de documentos e onde enviar tudo isso, mas você já pode dar uma olhadinha nos documentos que sempre pedem.

Já é bom ir providenciando e mantendo tudo em uma pastinha! Eles servem para quase tudo na vida adulta.

Porém, se você não for aprovado, ainda há esperança! Veja a seguir.

O que fazer se eu NÃO for aprovado no resultado da primeira chamada do Prouni?

Calma, não fique triste!

Nós vamos te explicar como funciona a segunda chamada do Prouni! Os candidatos que não foram aprovados podem se inscrever para a segunda chamada. 

Ela é uma segunda convocação que é feita para preencher vagas que sobrarem. Alguns candidatos aprovados às vezes desistem da vaga ou perdem o prazo da comprovação dos documentos. Assim algumas vagas ficam sobrando.

Para participar dela você faz a inscrição na mesma página, lá mostra o período e como fazer isso. Será a própria instituição que divulgará o resultado do Prouni na segunda chamada, então fique atento aos meios de comunicação dela!

E se nada der certo, você ainda pode demonstrar interesse na Lista de Espera. Aqui é onde o candidato ainda não selecionado para nenhuma das chamadas anteriores pode ter sua última chance. Mas é preciso ficar atento aos prazos e demonstrar o interesse em participar dessa lista.

O Ministério da Educação distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa. Ou seja, as universidades é que são responsáveis por fazer a verificação da documentação dos candidatos. Por isso, além do site oficial do processo seletivo, é importante ficar atento aos informes das próprias instituições de ensino.

Caso mesmo assim você não seja aprovado, ainda pode verificar as possibilidades que te mostraremos a seguir!

Outras opções além do Prouni!

Se nem mesmo a lista de espera te salvar, você ainda pode tentar usar a sua nota no Sisu ou no Fies. Há também os vestibulares próprios das universidades particulares e de algumas públicas.

Além do mais, o Beduka está aqui para te ajudar a entrar na universidade, sem fazer pesar no seu bolso!

Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te concede bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do país! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Gostou do nosso artigo sobre como ver o resultado do Prouni? Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até o final!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.