ProUni

Resultado do Prouni

Resultado do ProuniResultado do Prouni

O resultado do Prouni é algo que sempre deixa os participantes ansiosos e preocupados. Veja aqui como ver o resultado e o que fazer caso você seja aprovado no processo seletivo.

Se você pretende participar do Programa Universidade Para Todos, provavelmente está ansioso ou tendo dúvidas em relação ao resultado. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre o tema!

Nesse artigo você verá um passo a passo de como ver o resultado do Prouni, informações sobre o resultado da primeira e da segunda chamada, da lista de espera e instruções sobre como proceder caso você não consiga acessar o seu resultado. 

Está estudando para o Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Resultado do Prouni: passo a passo

Resultado do Prouni passo a passo

Apesar das datas de divulgação do resultado do Prouni serem diferentes a cada ano, o procedimento que o candidato deve realizar para verificar seu resultado é sempre o mesmo. Se você ainda não sabe como ver o seu resultado, nós te ensinamos! Veja o passo a passo completo:

1. Acesse o site oficial do Prouni e clique em “Ver resultado”;

2. Forneça os dados pedidos pelo sistema, ou seja, o número de inscrição e senha utilizados na última edição do Enem;

3. O sistema irá, de forma automática, pedir para que você clique em uma figura (nuvem, árvore, pasta etc). Após fazer isso, você será direcionado automaticamente para a página de resultados do sistema de seleção.

Resultado do Prouni

O Prouni tem duas fases: a primeira, que é o processo regular, e a segunda, que é destinada aos interessados não selecionados na primeira fase.

A segunda fase pode ser composta por até dois processos, constituídos pela lista de espera e pelo processo de vagas remanescentes. As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas e lista de espera do programa.

Primeira e segunda chamada do Prouni

Os resultados da primeira e da segunda chamada do Prouni são, normalmente, divulgados no mês de fevereiro. Após a divulgação dos resultados da segunda chamada, o programa abre uma lista de espera onde o candidato que não foi selecionado para nenhuma das chamadas anteriores pode se candidatar.

A cada edição do programa, a página oficial do Prouni é a sua principal fonte de informação sobre o processo. Então, fique atento a ela!

Lista de espera do Prouni

O Ministério da Educação distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa. Ou seja, as universidades é que são responsáveis por fazer a verificação da documentação dos candidatos, por isso, além do site oficial do processo seletivo, é importante ficar atento aos informes das próprias instituições de ensino.

Não consigo acessar o site do Prouni

Se você não conseguir acessar a página oficial para ver o resultado Prouni, fique calmo. Você pode tentar acessar de outro computador, ou até mesmo em um horário diferente. Muitas vezes, com o alto número de acesso os site pode ficar um pouco lento e às vezes até cair por alguns minutos.

Além disso, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:

  • Diretamente com a instituição de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
  • Através da Central de Informações do MEC, cujo número é 0800-616161.

Passei no Prouni, o que fazer agora?

Passei no Prouni, o que fazer agora

Agora que você foi aprovado, a documentação será sua principal preocupação nessa fase do processo.

É necessário lembrar que cada fase tem prazos diferentes e na fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato, também há variação na documentação exigida.

Quando o candidato é selecionado pelo Prouni, é necessário apresentar toda a sua documentação na instituição de ensino em que foi aprovado e, depois, verificar o resultado da comprovação de documentos do Prouni nos canais oficiais.

Abaixo vamos te mostrar quais documentos, normalmente, são exigidos. Lembre-se: os documentos podem variar de acordo com a instituição escolhida.

Documentos

Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:

  • Documentos de identificação pessoal e de familiares;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (conforme o caso);
  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);
  • Comprovantes de conclusão do ensino médio.

Além destes, também há documentação específica para professores da rede pública de ensino e outros, de comprovação de deficiência, conforme o caso de cada candidato.

Procure providenciar todos os documentos com antecedência para que você não perca o prazo de entrega estipulado. 

Após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato a bolsa. O resultado é divulgado no próprio site do Prouni.

Gostou de saber sobre o resultado do Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador