ProUni

Entenda tudo sobre a inscrição do Prouni 2023! Como e quando fazer e os requisitos para participar

Inscrição do ProuniInscrição do Prouni
Mude de vida com Beduka Bolsas

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas, para participar é preciso cumprir alguns requisitos e fazer a inscrição no período correto.

Entre eles estão a renda máxima para cada tipo de bolsa e a nota do Enem feito na edição do ano anterior ao Prouni.

Vamos te explicar quais são as outras para que você saiba como fazer a sua inscrição no Prouni 2023.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Se você fez o Enem com a intenção de conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição privada através do Prouni em 2023, então esse artigo é para você! Nele te explicaremos tudo sobre a inscrição do Prouni. Confira!

Está estudando para o Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Como fazer a inscrição do Prouni 2023? (Passo a passo)

As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. É importante lembrar que nem todas as faculdades e universidades abrem matrículas no segundo semestre. Por isso, pesquise se a faculdade que você planeja ingressar está na lista.

Confira abaixo o passo a passo de inscrição do Prouni:

1. Acesse o site do Prouni

As inscrições do Prouni são feitas, exclusivamente, pelo site oficial do programa. A opção de inscrição estará disponível apenas no período estabelecido pelo cronograma do Prouni que também é disponibilizado no site e você pode ver logo abaixo.

2. Forneça seus dados

O portal solicitará o seu CPF e o número de inscrição e senha da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Ao preencher os campos, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem. Se estiver tudo certo, confirme. Se algo estiver errado, faça as alterações necessárias. 

3. Questionário socioeconômico

Em seguida, é necessário preencher um questionário socioeconômico que inclui o fornecimento de seus dados pessoais e financeiros, bem como os de seu grupo familiar

4. Opções de curso

Para finalizar a inscrição do Prouni, é necessário escolher duas opções de curso do seu interesse para concorrer à bolsa. É possível filtrar as opções disponíveis pelo nome da instituição de ensino, município ou curso. 

Ao indicar alguma dessas opções, é hora de escolher as graduações que tem relação com a pesquisa, disponibilidade e com o tipo de bolsa que está de acordo com o seu perfil socioeconômico indicado no momento do preenchimento do questionário.

Quem pode se inscrever no Prouni 2023?

Há alguns requisitos básicos para os estudantes poderem se inscrever no Prouni:

  • Ter feito a última edição do ENEM, ter tirado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • No caso da Primeira edição do Prouni 2023, será considerado o ENEM 2022.
  • Para concorrer a bolsas integrais (100%) ter renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
  • Para concorrer a bolsas parciais (50%) ter renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos.
  • Não possuir ensino superior completo.
  • Ter estudado em escola pública no Ensino Médio ou em escola particular com bolsa de 100% pela própria escola.
  • Em caso de professores da rede pública que concorrem a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, não há requisitos de renda.

Para ir bem no Enem, estude com provas anteriores. Faça o simulado Beduka com as questões das 6 últimas edições do Exame. É gratuito e você vê seu resultado assim que termina. Também é possível personalizar seu simulado. Faça o teste!

Qual é a data da inscrição do Prouni 2023 (1ª edição)?

Tão importante quanto saber quem pode fazer a inscrição no Prouni é saber quando ela será aberta. Não tem como fazer depois do prazo, por isso tenha muita atenção às datas abaixo!

Veja abaixo todas as datas importantes do Prouni 2023.1:

  • Inscrições: 28 de fevereio a 03 de março de 2023
  • Resultado da 1ª chamada: 07 de março de 2023
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março de 2023
  • Manifestação de interesse para a lista de espera: ainda foi informada

Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição no Prouni 2023?

Se você foi aprovado, é necessário comprovar todas as informações que você forneceu no momento da inscrição do Prouni.

Você vai precisar entregar alguns documentos na instituição onde foi aprovado.

Não se preocupe, pois a secretaria da instituição vai informar você o que é necessário levar e qual o prazo de entrega.

Para você ir se programando, fizemos uma lista dos documentos mais pedidos:

Documentos pessoais e da sua família

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (no caso da falta do RG)
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto
  • Identidade Militar
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)
  • Passaporte emitido no Brasil
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social

Comprovante de renda

Esses documentos podem ser os mais complicados, já que muitas famílias são autônomas e não possuem um comprovante de renda formal. Se você tiver essa comprovação emitida pela empresa onde seus familiares trabalham, só ela basta para essa finalidade.

Já os autônomos ou profissionais liberais podem precisar do extrato bancário dos últimos 90 dias. Se você tiver qualquer dúvida, o melhor a se fazer é tirar as dúvidas na instituição em que foi aceito.

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Comprovante de residência

Os comprovantes de residência podem ser muitos, como as contas de água, luz ou demais no nome de algum membro da família. Em caso de aluguel, é importante ter o contrato em mãos também em nome do responsável.

Além disso, podem ser aceitos faturas do cartão de crédito como forma de comprovação ou mesmo cartas emitidas pelo governo.

Documentos que comprovem sua escolaridade

Outro documento importante é o de escolaridade, que comprove que você estudou em escola pública. Esse comprovante pode ser adquirido na instituição em que o estudante se formou.

Os estudantes que cursaram o Ensino Médio como bolsistas integrais em escolas particulares também devem pedir uma declaração da escola registrada em cartório para comprovar o benefício.

Documentos para professores ou pessoas com deficiência

Para professores, é preciso entregar ao coordenador o comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.

Já os portadores de necessidades especiais devem apresentar o laudo médico.

Você sabia que há uma forma de conseguir uma bolsa de estudos sem precisar do Enem? Confira logo abaixo!

Nós conectamos você à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Garanta já sua bolsa de estudos no Beduka Bolsas

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador