DicasProUni

Saiba o que fazer na Segunda Chamada do Prouni 2021.2!

Atualização sobre a Segunda Chama do Prouni 2021.2!Atualização sobre a Segunda Chama do Prouni 2021.2!

Em relação aos anos anteriores, a Segunda Chamada do Prouni 2021.2 tem uma data diferente (por causa da pandemia). Então é bom ficar de olho no cronograma para não perder o prazo… Neste artigo, respondemos as 3 dúvidas mais comuns sobre a segunda chamada do Prouni 2021/2 e explicamos muito mais sobre ela!

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é o Prouni?
  2. Como o Prouni funciona?
  3. Quem pode participar do programa?
  4. O que é a Segunda Chamada do Prouni?
  5. Informações atualizadas sobre a Segunda Chamada do Prouni 2021.2!
  6. Cronograma para não se perder!

Nós acabamos de lançar um Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021. Vem cá se preparar com a gente. É gratuito!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um recurso que busca facilitar o acesso de mais pessoas ao ensino superior. O seu foco é ajudar aqueles que têm poucas oportunidades devido a sua condição social. 

Dessa forma, oferece bolsas parciais e integrais em instituições privadas (universidades particulares).

Como o Prouni funciona?

Ele funciona por meio de uma plataforma online e gratuita que utiliza a nota do último Enem para se cadastrar! Mas essas inscrições só são feitas semestralmente, dentro de um determinado prazo. (A inscrição no Prouni 2021/2 foi feita entre os dias 13 e 16 de julho). 

É por isso que você pode ler “Prouni 2021/1” ou “Prouni 2021.2”, eles indicam sobre qual semestre do ano está se referindo.

Depois que se inscrever, o aluno pode selecionar 2 tipos de bolsas, conforme a renda da sua família:

  • Para uma bolsa de 100%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650,00).
  • Para uma bolsa de 50%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300,00). 

Quem pode participar do programa?

Qualquer pessoa que cumpra esses dois requisitos abaixo poderá participar do Prouni:

  • Não possui diploma de curso superior;
  • Participou da última edição do Enem (2020) tirando, no mínimo, 450 pontos (considerando a média das notas das 5 áreas).

Além dos requisitos citados acima, é preciso estar em pelo menos uma das condições sociais abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O que é a Segunda Chamada do Prouni?

Quando acaba o período de inscrições e o sistema seleciona as maiores notas para aquele tipo de bolsa, sai o resultado da primeira chamada do Prouni. Esse é o prazo para que os estudantes selecionados levem os documentos comprovando os pré-requisitos.

Porém, você sabe que as pessoas são bem imprevisíveis. Sempre acontece de ter algum candidato que não compareceu dentro do prazo ou algum erro na hora de comprovar as informações.

Essas vagas que não foram ocupadas na 1a chamada não podem ficar sobrando! Então elas vão para o que chamamos de Segunda chamada. Essa é uma chance para os alunos que atingiram a pontuação, mas não conseguiram vaga na primeira chamada!

A lista é novamente divulgada e os estudantes selecionados na 2a chamada precisam realizar a matrícula. Isso é feito comprovando os documentos dentro do prazo, como se fosse uma repetição do processo anterior!

Existe, também, a possibilidade de essas vagas não serem totalmente ocupadas. Então, ao final da segunda chamada, os candidatos que não foram pré-selecionados poderão manifestar interesse em fazerem parte da lista de espera.

Informações atualizadas sobre a Segunda Chamada do Prouni 2021.2

Nós pesquisamos as 3 principais dúvidas que as pessoas procuram sobre a Segunda Chamada do Prouni 2021.2 Agora você vai ver quais são as respostas delas. Acompanhe!

Como participar da segunda chamada do ProUni?

Na verdade, qualquer pessoa que tenha feito a inscrição no programa e que não tenha sido selecionada na 1a chamada, automaticamente passa a concorrer na segunda. Assim, não tem como uma pessoa de fora do programa entrar de uma vez nela.

Porém, estar concorrendo não significa que sua vaga esteja garantida. É preciso conferir se o seu nome foi publicado na lista de selecionados e, se sim, você tem um prazo para efetivar a vaga e se matricular.

Quando é a segunda chamada do ProUni 2021 2?

Nesta terça feira, (03/08), o Mec divulgou o resultado da 2a chamada do Prouni 2021.2. O Ministério da Educação (MEC) é o órgão do governo responsável por fazer o Prouni funcionar.

E completaram: os estudantes convocados têm até o dia 11/08 para enviar os documentos e efetivar as matrículas!

Como olhar o resultado da segunda chamada do ProUni?

Para fazer a consulta é simples, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Programa;
  • Clique em “Ver Resultado”;
  • Faça o login pela conta no Gov.br (os mesmos dados usados na inscrição);
  • Na próxima página carregada, o resultado da seleção deve estar disponível, basta conferir um escrito “resultado”.

Cronograma do Prouni 2021/2 para não se perder!

Vamos deixar um cronograma com as datas mais importantes do programa para você não perder os próximos passos:

  • 13 a 16 de julho: Período de inscrição;
  • 20 de julho: Resultado da primeira chamada;
  • 20 a 28 de julho: Período para comprovação de informações da 1ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino superior;
  • 3 de agosto: Resultado da segunda chamada;
  • 3 a 11 de agosto: Período para comprovação de informações da 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES;
  • 17 e 18 de agosto: Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
  • 20 de agosto: Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
  • 23 a 27 de agosto: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa, postamos mais de 200 resumos e ainda tem os stories. Segue a gente lá!

Gostou de saber mais sobre a Segunda Chamada do Prouni 2021.2? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador