Faculdades

Conheça faculdades com bolsa para Medicina e descubra como conquistar a sua

faculdades com bolsa para medicinaFaculdades com bolsa para Medicina
Sala do Saber - melhor cursinho online

Muita gente quer estudar Medicina, mas acaba esbarrando em duas situações: a grande concorrência no ensino público e o preço no ensino privado. Uma forma de resolver isso é obter descontos para sua vaga. Vamos te ajudar a ver como conseguir isso. Conheça as faculdades com bolsa para Medicina e as formas para conquistá-la!

Se você quiser ir direto para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Entre no grupo do Telegram do Beduka. Lá você encontra informações sobre bolsas de estudo e dicas para o Enem. Tudo de graça!

Como é o curso de Medicina?

Sabia que a palavra Medicina pode se referir a duas coisas? Primeiro, ao campo de estudos que investiga a origem e as causas de doenças humanas. Em segundo lugar, ela pode se referir à técnica responsável pelo tratamento das enfermidades.

No curso de Medicina, as duas coisas estão conectadas. Por isso, os alunos recebem tanto conteúdos teóricos quanto o ensino da prática clínica.

O conhecimento passado é imprescindível para que os profissionais estejam bem informados sobre métodos e remédios que os ajudarão na sua prática.

Devido à importância dos cuidados com a saúde, a medicina tem sido, desde sempre, uma área muito procurada pelas pessoas. Isso se reflete nos salários dos médicos, que são muito altos. Geralmente, a área fica distante de crises também.

O curso universitário de Medicina é um dos mais concorridos nos vestibulares e nos programas do governo que usam o Enem como forma de ingresso, como Sisu e Prouni. Isso se deve ao prestígio social e ao retorno financeiro que a profissão traz.

Caso você opte mesmo pelo curso de Medicina, quando concluí-lo será um clínico geral. Mas é possível fazer especializações e se tornar um profissional dedicado a apenas uma parte do corpo.

São exemplos de áreas específicas:

  • Dermatologia (pele)
  • Ortopedia (ossos)
  • Cardiologia (coração).
  • Cirurgia geral

A graduação em Medicina demora cerca de 12 semestres, ou seja, 6 anos. Nela, o estudante aprende nos anos iniciais apenas a parte teórica sobre o corpo, como anatomia e fisiologia.

Em seguida, ele segue para as clínicas, com ênfase nas doenças. Aprendem como o corpo fica doente, os efeitos das enfermidades e como tratá-las. É nessa fase que o futuro médico geralmente define sua especialização.

Graças à alta concorrência nas universidades públicas, os estudantes têm optado cada vez mais pelo ensino privado. Porém, as mensalidades dos cursos de Medicina são muito caras, com valor médio de R$ 6.000,00, o que afasta muita gente.

Se este for seu caso, fique calmo, respire fundo, há a alternativa de buscar faculdades com bolsa para Medicina. Vamos ver como conseguir uma.

Como entrar em faculdades com bolsa para Medicina?

A principal forma de entrar em faculdades com bolsa para Medicina é o Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal. Isso se aplica ao curso de Medicina também.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Por meio dele, é possível conseguir bolsas parciais ou integrais. Mas, claro, se algumas exigências forem cumpridas.

O Prouni tem um processo seletivo que usa a nota do Enem como base. Para se inscrever, a pontuação mínima é de 450 e a redação não pode ter sido zerada. Em geral, as notas que garantem a entrada em faculdades com bolsa para Medicina são entre 700 e 850 pontos.

Além da nota do Enem, o Prouni exige comprovação de renda para concorrer ao benefício. No caso, uma renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Você percebeu que é muito importante não zerar a redação do Enem para entrar em faculdades com bolsa para Medicina. Descubra como evitar isso, com nosso texto de dicas para fazer sua dissertação na prova.

Como entrar em faculdades com bolsa para Medicina sem o Prouni?

O Prouni abre seleção duas vezes no ano. Mas, ainda assim, a concorrência é bem grande. Contudo, ele não é a única opção para estudar em faculdades com bolsa para Medicina.

É possível ganhar bolsas por meio de convênios feitos entre empresas e faculdades. E as secretarias de educação dos estados e municípios podem ter programas que financiam estudantes. Não custa nada procurar informações na sua região!

Algumas faculdades oferecem bolsas para os alunos que ficam nos primeiros lugares nos seus vestibulares. Algumas chegam a 100% dos custos.

Vamos ver algumas faculdades que têm bolsa para Medicina.

Faculdades com bolsa para Medicina

Segue abaixo algumas faculdades com bolsa para Medicina, de modo parcial ou integral.

  • Centro Universitário Integrado: oferece bolsas de estudo para estudantes com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio e que tenham feito o ensino médio na rede pública, ou com bolsa na rede privada.
  • Faculdade Medicina do Sertão: oferece bolsas de estudo para estudantes com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio. As bolsas são concedidas independentemente se o candidato estudou na rede pública ou na privada.
  • Unoeste: concede bolsas em convênio com o programa mais médicos. Os alunos devem ter cursado o ensino médio em escola pública de maneira integral ou parcial para participarem.

Saber quais são as faculdades com bolsa para medicina com certeza te ajuda muito. Mas que tal se preparar com o Beduka para conquistar a sua?

Além dos textos diários aqui no nosso blog, você pode ter acesso a diversos resumos nas nossas redes sociais: o Instagram e o Pinterest. Acesse-os para ter conteúdos que caem no Enem e podem estar nos vestibulares.

Caso haja alguma dúvida sobre os programas do governo ou sobre alguma matéria, você pode nos mandar um direct. Vamos responder direitinho tudo o que quiser saber.

Lembre-se, o Beduka é o seu grande parceiro nos estudos e no caminho até a faculdade. Conte conosco sempre!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.