Enem

Está caro entrar na faculdade? Saiba qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa

Está caro entrar na faculdade Saiba qual a média de nota do Enem para conseguir bolsaEstá caro entrar na faculdade Saiba qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, logo, ter uma graduação pode ser seu diferencial.  Sabemos que o investimento em um curso superior é muito alto, por isso o nosso objetivo é te mostrar como conseguir de 50% a 100% de desconto em uma faculdade. Se essa é sua meta, leia nosso artigo e descubra qual a média de nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo. Depois, rumo ao futuro!

Neste texto, vamos te contar qual a média de nota do Enem para conseguir uma bolsa na universidade. Você encontrará muitos tópicos, então clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Quais oportunidades o Enem pode te proporcionar?
  2. Como funciona a aquisição de bolsas por meio do Enem?
  3. Qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa?
  4. Quais são os cursos mais disputados na hora de conseguir uma bolsa?
  5. Quais são os cursos mais fáceis de conseguir uma bolsa?
  6. Outros meios de conseguir uma bolsa e garantir sua vaga na universidade!

Se você chegou a esse artigo é porque pretende fazer uma graduação! Algo que te acompanhará pelos próximos anos da sua vida. Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa, é só acessar o Raio X do Beduka!

Quais oportunidades o Enem pode te proporcionar?

O Enem é um dos principais meios de acesso à universidade, tanto as públicas quanto as particulares. Mas você sabe, o mundo tem enfrentado várias crises que impactam bastante na economia, então temos um mercado cada vez mais competitivo.

Se antigamente ter o Ensino Médio bastava para conseguir um emprego, hoje em dia a realidade é um pouco diferente. Ter algum nível universitário ajuda bastante a conquistar um trabalho, e olhe lá, né?

Devido a isso, são milhares de inscritos todos os anos no Enem. Tudo para garantir a tão sonhada vaga na graduação. Nesse percurso, saber qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa pode facilitar a sua vida.

Não esquenta, vamos te contar tudo sobre qual a nota de corte para ganhar uma bolsa neste artigo! 

Para começarmos, você só precisa ter em mente que há milhares de faculdades públicas e particulares ao redor do Brasil. A maioria delas utiliza a pontuação do Enem como vestibular do  nível superior.

Como funciona a aquisição de bolsas por meio do Enem? 

Há alguns pré-requisitos para tentar uma vaga com descontos, não é só saber qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa. Mas antes de continuarmos, vamos entender a relação do Prouni com o Enem.

Programa Universidade para Todos – Conheça o Prouni

Você já deve ter percebido, que toda vez que falamos em Enem e em bolsa de estudo acabamos citando o Prouni. Isso ocorre porque ele funciona como um dos principais meios de tornar todo esse processo real.

O programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. É exatamente por meio dele que você usará a sua nota do Enem para iniciar seus estudos na faculdade.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo disso, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir um bom desconto nas suas mensalidades.

Pré-requisitos para conseguir bolsa pelo Prouni

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo, nos quais os candidatos devem se encaixar em pelo menos um, são eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

Na última semana, nos deparamos com uma notícia boa para aqueles que fizeram todo ou parte do Ensino Médio na rede particular. Agora, devido a uma medida provisória sancionada pelo atual presidente, eles também poderão se inscrever no Prouni. Porém, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações…

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes aqui.

Quais são os tipos de bolsas do Prouni?

É importante que você saiba que há dois tipos de bolsa: a parcial e a bruta. A parcial arca com 50% do valor da mensalidade, e é voltada para alunos com renda de até 3 salários mínimos.

A bruta é referente a 100% da mensalidade, ou seja ela vai pagar o valor total da sua mensalidade. Nesse caso, o estudante deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Todos que querem concorrer a uma vaga no Prouni, devem ficar atentos às épocas que abrem as inscrições. Isso ocorre duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem.

É preciso ficar ligado! Pois, não adianta saber qual a média de nota do enem para conseguir bolsa se você acabar esquecendo esses detalhes importantes. 

Qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois vai depender de diversos fatores. Pode variar conforme o curso escolhido, o turno, o local, a faculdade e o ano do vestibular

O Beduka tem vários artigos com as notas de corte separadas por curso, referentes ao último Enem. É só você pesquisar o do curso do seu interesse para ter uma noção, mas o bom mesmo é baixar os dados diretamente da faculdade do seu interesse.

No entanto, tem um jeito de saber ao vivo e a cores durante a sua inscrição! Quando o resultado do Enem for divulgado e os candidatos começarem a cadastrar suas notas na plataforma, o sistema te mostra a nota de corte parcial para o curso pretendido. 

Ela será bastante influenciada pela quantidade de procura, então você pode ir acompanhando ao final de cada dia para ver se vai passar ou não. Aí dá tempo de mudar para outro e não ficar de fora!

Só há uma coisa da qual você pode ter certeza desde já: uma nota alta aumenta de forma significativa seu poder de escolha. É simples, quanto maior sua pontuação, maiores serão as chances de ficar acima dos outros candidatos e as opções de faculdade para se inscrever.

Quais são os cursos mais disputados na hora de conseguir uma bolsa?

Saber qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa está diretamente ligado ao curso pretendido. Isso ocorre porque dependendo do curso, a concorrência será maior ou menor.. 

A seguir veja os cursos que exigem pontuação mais elevada:

  • Medicina: entre 700 e 820 pontos
  • Odontologia: entre 600 e 760 pontos
  • Engenharia Aeronáutica: entre 650 e 750 pontos
  • Engenharia Civil:entre 580 e 750 pontos
  • Engenharia Elétrica: entre 600 e 740 pontos
  • Psicologia: entre 580 e 730 pontos

Quais são os cursos menos disputados na hora de conseguir uma bolsa?

Você pode conseguir entrar no curso dos seus sonhos se souber direitinho qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa. Alguns exigem pontuações bem mais baixas, fator que aumenta significativamente suas chances. Veja a seguir:

  • Gestão de Recursos Humanos:  entre 460 e 680 pontos
  • Educação Física: entre 460 e 680 pontos
  • Pedagogia:  entre 450 e 680 pontos
  • Letras: entre 450 e 680 pontos
  • Física: entre 450 e 550 pontos
  • Gestão Financeira: entre 450 e 550 pontos
  • História: entre 450 e 550 pontos
  • Química: entre 450 e 550 pontos
  • Radiologia: entre 450 e 550 pontos

Alguns cursos apresentam um comportamento de notas curioso, por isso não entram nessas duas listas. Estamos falando dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. 

Eles estão sim entre os mais populares, mas suas notas não são tão altas. Por que? Porque há uma grande disponibilidade de vagas. 

Sendo assim, se você não conseguir uma vaga em uma faculdade que exija 700, 800 pontos, sem problemas! Haverá oportunidade em outra que estará exigindo bem menos, cerca de 500, 400 e até mesmo 300 pontos.

Veja outros meios de conseguir uma bolsa e garantir sua vaga na universidade.

Se você perdeu o Enem ou por algum outro motivo optou por não participar, saiba que nem tudo está perdido. Há outras oportunidades para ingressar na universidade. 

E olha só que maravilha: o Beduka pode ser sua chance perfeita!

Estou falando do Vale Bolsa Beduka, um evento que reúne bolsas de 75% ou 100% para vários cursos, cidades e modalidades.

Você só precisa realizar sua inscrição, que é gratuita, e fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma base do Enem, então você pode aproveitar o que já estudou durante o ano. 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa será muito útil para você. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre um assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador