Enem

Como calcular a nota do ENEM com peso? FÁCIL E RÁPIDO

como calcular a nota do enem com pesosComo calcular a nota do ENEM com pesos?

Algumas faculdades participantes de programas como o Sisu podem colocar peso em alguma matéria na hora da inscrição. Quer saber como sua nota ficará com esse peso? Aprenda a calcular com esse artigo!

Aprenda como calcular a nota do ENEM com peso neste artigo. Vamos te ensinar como se faz para saber a nota geral, considerando os pesos e a redação. É muito fácil e rápido.

Quando o Inep divulga o resultado das notas do ENEM, elas são dadas separadamente. Você não vê uma única nota, mas quanto tirou na redação e em cada área do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Ao todo serão 5 valores, que serão suas 5 notas em cada caderno do ENEM.

Tudo o que você vai precisar é de uma calculadora e de consultar o site beduka.com

Algumas faculdades adotam pesos ao considerar a média que é feita, para se ter a nota final.

Para saber quais são os pesos do seu curso, na faculdade escolhida você usará a consulta no Beduka. Para fazer o cálculo da nota, basta algumas somas e multiplicações na calculadora.

Como calcular a média do Enem?

Muitas faculdades utilizam diferentes pesos para cada prova na hora de calcular a média do Enem. Disso você já sabe, mas como calcular?

É muito simples calcular a nota do Enem. Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem.

E para que serve a média das notas do Enem?

Para ingressar nas faculdades pelo Sisu ou pelo Prouni. As médias é que são observadas e não cada nota separadamente. A menor nota que ingressa num curso torna-se a nota de corte e nada mais é do que a menor média possível para que alguém consiga passar.

A maior nota é a maior média simples também. Contudo, não é só isso, afinal há a presença dos pesos que faz com que o cálculo da média do Enem não seja simples.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Antes de falar dos pesos, saiba que sua nota em cada área do conhecimento não é simplesmente a soma de cada questão que você acertou. É diferente acertar difíceis e errar fáceis e acertar fáceis e errar difíceis.

O nível de dificuldade de cada questão é levado em consideração na correção e influencia nos seus pontos.

Este método avalia se o aluno está chutando as questões ou se ele realmente sabe respondê-las. Se você acerta uma difícil e erra uma fácil, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) considera que foi um chute, afinal não é lógico.

O que são os pesos?

Pesos das notas do Enem

Se você quer aprender como calcular a nota do ENEM com peso, precisa entender o que é o peso.

Dependendo do curso que você escolher e da faculdade onde o realizará, cada área do conhecimento tem um peso. Umas podem valer mais do que outras. A nota que você tirou em matemática pode valer mais com peso 2 ou 3 em um tipo de curso e pode valer menos, com peso 1 em outro tipo de curso.

Como saber o peso da nota do Enem?

No site do Beduka! Basta buscar seu curso lá. Ao fazer isso você verá cada faculdade pública que o oferece. Verá também a nota de corte do SISU e logo ao lado estará o termo de Adesão ou Termo SISU.

É neste termo que está escrito o peso de cada área do conhecimento para cada curso que aquela faculdade oferece, ou seja o peso das matérias do Enem. Consulte seu curso e veja quais são os pesos.

Feito isso, vamos agora aprender como calcular a nota do ENEM com peso.

Como calcular a nota do ENEM com peso – um exemplo real

Suponha um aluno com as notas abaixo querendo fazer engenharia civil na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais:

como calcular a nota do enem com peso

Na primeira coluna temos os cadernos por área do conhecimento e logo a frente as notas obtidas em cada um.

No caso específico da UFOP, os pesos para o curso de engenharia civil são os que estão na terceira coluna. Este aluno viu o Termo SISU no site beduka.com para se orientar de forma rápida e fácil.

Na quarta coluna desta tabela que ensina como calcular a nota do ENEM com peso, temos cada nota multiplicada por seu respectivo peso.

E agora, como saber a nota geral do ENEM?

Ao aprender como calcular a nota do ENEM com peso, você percebeu que a nota de humanas foi multiplicada pelo peso que as áreas de humanas tinha no curso de engenharia civil, e assim foi com as outras.

Agora é bem simples.

Primeiro: Some os pesos, conforme se vê na tabela, na parte total.

Segundo: Some as notas que já foram multiplicadas, como também está na tabela.

Última coisa: Faça a divisão da soma das notas pela soma do peso desse jeito:

7081,9 : 10 = 708,19

A nota de corte na UFOP para este curso foi 730 em 2018. Provavelmente este aluno não passaria.

Mais um exemplo de como calcular a nota do ENEM com peso

Vamos fazer mais um exemplo, desta vez com um curso diferente. Suponha que o mesmo aluno decidiu fazer o curso de História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais.

como calcular a nota do enem com peso

Embora seja a mesma universidade, os pesos são diferentes. Ele digitou História no campo CURSO e Ouro Preto no campo CIDADE em beduka.com.

Quando ele localizou a universidade desejada, UFOP, viu imediatamente a nota de corte de 2018 e logo ao lado o Termo SISU.

Repetiu-se o procedimento. A nota de cada área foi multiplicada por seu próprio peso, cada uma. Depois todas foram somadas.

Nosso aluno fictício sabe como calcular a nota do ENEM com peso e depois de fazer isso dividiu a soma das notas pela soma dos pesos.

Ficou assim: 5554,1 : 8 = 694,26

A nota de corte na UFOP para este curso foi 660 em 2018. Provavelmente este aluno passaria.

Viu como é fácil calcular a nota do ENEM?

O Beduka não te ajuda só nisso. Além de descobrir as notas de corte SISU e PROUNI no site, você ainda tem acesso GRATUITO ao Simulado Beduka. Por ele você treina para o ENEM com questões das provas dos últimos 5 anos do exame.

É muito bom e muita gente já se deu bem treinando com este simulado.

Além disso, tem matéria com dicas de estudo todos os dias em nosso BLOG e vídeos no YouTube com vários profissionais falando do dia a dia na profissão e do mercado de trabalho.

Um presente do Beduka para você: Plano de estudos gratuito

Se organize para estudar para o ENEM 2019 usando o plano de estudos gratuito do Beduka. Não ensinamos somente como calcular a nota do ENEM com peso, ensinamos muito mais.

Ensinamos a ter uma rotina organizada de estudos, como fazer uma redação nota 1000 e muito mais:

Gostou dessas dicas? Então siga o Beduka no Facebook e no Instagram para não perder nenhum post, como esse que ensina como calcular a nota do ENEM com peso.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador