Português

O que são sufixos? Tipos, definições, tabelas e exemplos.

O que são sufixos Tipos definições e exemplosO que são sufixos Tipos definições e exemplos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabe o que é sufixo? As palavras são mais que um aglomerado de letras, e as estruturas que às formam são nomeadas e catalogadas. Uma delas é o sufixo, que é encontrado no final da palavra. Para entender melhor, leia nosso artigo! Nele, você encontrará as definições, tipos e exemplos!

Neste texto sobre sufixos, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é Sufixo?
  2. O que é um sufixo nominal?
  3. Veja e baixe a tabela com um variado número de sufixos nominais!
  4. O que é um sufixo verbal?
  5. Veja e baixe a tabela com um variado número de sufixos verbais!
  6. O que é um sufixo adverbial?
  • Estudando para as provas? Conheça O Plano de Estudos do Beduka! Ele te ajudará a organizar e simplificar seus estudos! A melhor forma para arrasar na prova do Enem!

O que é Sufixo?

Olá? Tudo bem? Se por um minuto você parar diante do silêncio, irá sentir as batidas do seu coração. Caso se concentre, até o barulho da sua respiração.

Nosso corpo é formado por um complicado complexo estrutural pulsante e biológico. Nossos neurônios fazem milhares de sinapses por segundo.

Mas esse artigo não é sobre biologia, correto? Então, você deve estar se perguntando o porquê dessa embromação. Vamos lá! Vou te explicar.

Um corpo tão complexo, só poderia ser formado por diversas estruturas. A palavra é um aglomerado composto por essas estruturas, e os sufixos, uma das partes que a compõem. 

A linguagem e a fala vem se desenvolvendo há milhares de anos, isso resulta em ramificações e outras significâncias. Os sufixos são um dos responsáveis por essas transformações.

O molde, ou seja, a união das letras, tem explicações lógicas e precisas.

Palavras originam outras palavras. A fala faz o acréscimo de uma letra e anos depois se torna catalogada. Tudo que lemos, falamos e escrevemos possui essas estruturas que se unem para nos contar um significado.

O sufixo sendo uma dessas estruturas, surge no final da palavra. Uni-se ao pedaço de uma história, o radical, ressignificando, dessa forma, o enredo. 

Você sabia que o sufixo é mais um morfema?

Um morfema é uma minúscula unidade linguística. Um micro vaso sanguíneo da palavra. É aquele que faz bombear a decodificação do significado em direção a um trilho diferente.

O que é um Sufixo Nominal?

Quem falou que a gramática precisa ser complicada? O Beduka trabalha diariamente para simplificar os assuntos para você. Então, se liga nessa história!

Eu e uns amigos da faculdade havíamos combinado de saltar de paraquedas, mas na última hora, um deles desistiu. Muito chateada, mandei uma mensagem: 

Amarelão e vacilão. Isso que você é!”

Ao chegar lá, nosso instrutor era um austríaco muito pequeno. Um verdadeiro homenzinho. Além de instrutor, era dentista.  Uma pena que fumava sem parar, um irritante tabagismo.

Todas as palavras em negrito tiveram suas existências possibilitadas por um sufixo nominal. O sufixo nominal se interliga a um radical, originando um substantivo ou adjetivo. Há diversos tipos de sufixos nominais, veja no próximo tópico.

Veja e baixe a tabela com um variado número de sufixos nominais!

O que é um sufixo verbal?

O sufixo verbal irá originar uma ação ou estado, isto é, um verbo. Isso ocorrerá quando ele se interligar ao final de um radical.

Quantas vezes você se viu diante da necessidade de redesenhar uma palavra com o intuito de transformá-la em verbo?

Certo dia, eu estava caminhando com um amigo pela orla da cidade. O sol estava escaldante, nossas roupas molhadas de suor. Ao avistar um vendedor de água de coco, não me contive.

Bebi desesperadamente aquele líquido. Meu amigo, porém, possuía uma certa intolerância ao coco. Você já viu isso?  Bom, nem eu.

Como ele não poderia beber desesperadamente do mesmo jeito que eu. Ele soltou um “Vou bebericar”. É tão raro escutar essa palavra, que não pude conter o riso.

Pois bem, através do sufixo -icar surgiu um verbo perfeito para significar a ocasião. Ele iria apenas molhar os lábios, algumas repetidas vezes,  para saciar um pouco da sede.

Os sufixos originam frequentemente um novo verbo.

O verbo que meu amigo utilizou, é considerado frequentativo-diminuitivo, ou seja, ele iria fazer algo, no caso, beber de forma repetida e reduzida. Outros significados que os sufixos podem dar aos verbos, são: frequentativo, factitivo, diminutivo e pejorativo.

Definições facilitadoras:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Frequentativo: Confere o significado de ação repetida.

Factitivo:  Confere ao verbo o significado de fazer ou ocasionar algo.

Diminutivo: Confere ao verbo o significado de ação reduzida ou sem intensidade.

Pejorativo: O sufixo vai conferir ao verbo um desprezo ou menosprezo

Exemplos:

-inhar = escrevinhar

-itar = saltitar

-izar = civilizar

-ejar = gotejar

-entar = amolentar

-(i)ficar = dignificar

-icar = bebericar

-ilhar = dedilhar

-ecer = amanhecer, anoitecer

-escer = florescer, rejuvenescer

Veja e baixe a tabela com um variado número de sufixos verbais!

Observe a tabela:

Lista de sufixos verbais, exemplos e respectivos significados.

O que é um sufixo adverbial?

Ao descobrir qual é o sufixo adverbial, você verá que ele é o mais conhecido e rotineiramente utilizado. Nossos dias são completamente permeados por eles.

Para não esquecer, coloque na mente! O sufixo -mente é possessivo e não aceita divisão! Por isso expulsou os concorrentes. 

Só há um sufixo adverbial, único e singular:, o sufixo -mente. Ele se unirá a um adjetivo feminino para originar um advérbio. Exemplos:

  • Possivelmente
  • Intermitente 
  • Realmente
  • Calmamente 
  • Agitadamente
  • Tranquilamente
  • Antigamente
  • Felizmente
  • Perfeitamente
  • Perdidamente

Conheça o nosso Guia da Redação para se sair bem nas provas!

Gostou do nosso artigo sobre Sufixos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.