Profissões

O que um zootecnista faz?

O que um zootecnista faz?O que um zootecnista faz?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O zootecnista é o profissional responsável por se certificar que os animais utilizados para gerar alimentos sejam bem tratados e cuidados. Mas não é só isso. Leia em nosso artigo todas as funções de um zootecnista.

Se você não sabe o que um zootecnista faz ou confunde esta área com zoologia, este conteúdo vai te ajudar a entender melhor a área, as oportunidades profissionais e o que é ensinado durante a graduação. Na verdade, zootecnia é bem diferente de zoologia.

A zoologia é uma especialidade dentro da biologia que estuda a vida animal. Já a zootecnia, assunto central deste texto, é basicamente uma área relacionada à criação de animais e o desenvolvimento de produtos de origem animal.

Parece ainda confuso para você o que um zootecnista faz? Vamos explicar mais detalhadamente.

O zootecnista é o responsável por se certificar de que os animais utilizados para gerar alimentos (carne, queijo, ovos, leite, etc.) aos humanos sejam bem tratados, estejam bem alimentados e saudáveis. Tudo isso para que a produtividade seja boa.

Todos os produtos de origem animal que você utiliza têm a qualidade proporcionada pelo zootecnista responsável pelo tratamento dos animais envolvidos naquele determinado processo.

O zootecnista pode ainda lidar com a genética animal para desenvolver produtos mais saudáveis e com uma qualidade ainda melhor. Até a ração de seus animais de estimação passaram pelas mãos deste profissional.

Se você ainda segue indeciso sobre qual curso fazer e não entendia muito bem o que um zootecnista faz, esperamos ter esclarecido alguns pontos. Mas não pare por aqui. Falamos apenas sobre algumas das possibilidades de atuação deste profissional.

Para saber mais sobre o campo de atuação do profissional formado em zootecnia, é bom observar também o conteúdo que ele aprende em sala de aula. Vamos lá?!

Como é a graduação em zootecnia?

Esta formação costuma ocorrer em 5 anos e inclui disciplinas como biologia, genética e zoologia na grade curricular. Ao longo dos primeiros semestres, o aluno tem contato com assuntos mais teóricos para entender os conceitos da área de zootecnia.

Com o passar dos semestres, o estudante já entra em disciplinas bem mais específicas, estágios e estudos de caso. Temas comuns nesta fase são parasitologia, melhoramento genético e bioclimatologia.

Para matar a sua curiosidade, listamos a seguir algumas das matérias específicas que o futuro zootecnista aprende durante o curso:

  • Biologia molecular
  • Gestão em agronegócio
  • Bioquímica
  • Ética e meio ambiente
  • Sustentabilidade animal
  • Bioestatística
  • Nutrição animal
  • Ciências do solo e forragicultura

Estas acima são algumas das disciplinas principais exigidas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas instituições promovem estudo de animais silvestres (jacaré e capivara), já que estes têm o consumo regulamentado no Brasil.

A área de zootecnia é bem ampla e curiosa. Ela pode te proporcionar uma atuação em campo, com manejo de diversos animais ou com teste e melhoramento genético. Pode ainda atuar a partir de um escritório, cuidando de assuntos que envolvem economia, tais como cotação de produtos agrícolas e bolsa de valores e mercado futuro, por exemplo.

Já deu pra perceber que o que um zootecnista faz vai muito além do que estudar qual a carne que tem menos gordura ou como ampliar a produção de leite, certo?

Vale destacar também que este profissional atua em um campo diferente do médico veterinário. Aqui no Beduka temos um texto que explica bem o que um veterinário faz. Aproveite para ler.

O que um zootecnista faz? Áreas de atuação

Algumas pessoas imaginam que o zootecnista apenas atue em fazendas parecidas com aquelas mostradas nos canais que leiloam gado. Na realidade, ele pode trabalhar em vários locais realizando tarefas variadas, principalmente nas indústrias alimentícias.

O profissional de zootecnia precisa estar atento aos avanços tecnológicos, cada vez mais presentes nesta área. Aplicativos de celulares e drones já são realidades neste setor, cada vez mais preocupado com o produto final que é oferecido aos consumidores.

Conheça algumas das áreas em que um zootecnista pode atuar:

Nutrição animal – O zootecnista trabalha na formulação e criação de rações e suplementos para os animais, tendo como objetivo a sua saúde. Além disso, com uma fórmula alimentar mais eficiente, ele reduz custos de produção e tenta melhorar a qualidade do produto final.

Administração rural – O profissional formado em zootecnia age como um administrador de empresa, com a diferença de que o produto é um animal. Deste modo, ele atua no planejamento, no gerenciamento dos funcionários, na análise das estatísticas de produção, etc.

Genética – Esta é uma das áreas que mais despertam o interesse dos estudantes nas salas de aula. Nela, o zootecnista é responsável por avanços genéticos dos animais, para que eles se encaixem nas características favoráveis ao lucro produtivo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Por exemplo, ao saber que vaca de determinada raça produz um leite de melhor qualidade, mas tem uma expectativa de vida curta, ele tenta encontrar alguma espécie mais resistente que possa combinar as duas características. Se conseguir, ele será destaque por ampliar a produção final de leite.

Outros avanços possíveis que um zootecnista pode provocar é fazer com que os animais sejam mais pesados ou possibilitar que as galinhas botem mais ovos.

Pesquisa – É possível sim ser um zootecnista pesquisador. Este tipo de profissional está sempre atrás de encontrar modos de evoluir ainda mais a área. Ele investiga novas fórmulas de melhorar o ambiente, estuda medidas para eliminar doenças conhecidas e também atua para encontrar soluções para os problemas existentes.

Comércio – Agora sim estamos falando de trabalhar em um ambiente parecido com aquele programa de TV que comercializa o gado. O zootecnista desta área orienta tanto os vendedores quanto os compradores de animais.

Ele pode indicar qual é a melhor quantidade a se adquirir, quais são as características mais atrativas, o que não investir, qual o tipo de animal para atingir determinado objetivo, dentre outros itens.

Meio ambiente – Este é um assunto que sempre envolve profissionais das áreas de agronomia, agricultura e zootecnia, dentre outras. O planeta passa por diversas transformações e a elevação da temperatura é apenas uma delas. Seca e falta de determinado nutriente para uma ração também são ocorrências reais.

Diante disso, o que um zootecnista faz? Ele deve cuidar para preservar o ambiente no qual está inserido, aplicando medidas que evitem contaminação do solo e do lençol freático, além buscar uma maior eficiência das rações dos animais.

O objetivo deste profissional é preservar os recursos naturais à disposição do local de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos animais, o que ampliará a produtividade.

Bom, agora já deve ter ficado bem mais nítido em sua mente o que um zootecnista faz. É esta a área que você deseja buscar uma formação? Se ainda tiver dúvidas, leia nosso texto sobre como escolher a profissão certa e o outro que ensina a como descobrir sua vocação.

Após decidir sobre o curso de zootecnia, como descobrir quais são as melhores faculdades desta área? Resolvemos facilitar a sua vida e apresentaremos uma pequena relação de seis instituições que são referências nesta graduação.

Quais são as melhores faculdades de zootecnia no Brasil?

Segundo o Guia do Estudante, as universidades brasileiras mais bem avaliadas nos cursos de Zootecnia são as seguintes:

  • Universidade Federal de Lavras – (UFL)
  • Universidade Federal de Viçosa – (UFV)
  • Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE)
  • Universidade Estadual de São Paulo – (UNESP Botucatu)
  • Universidade Estadual de São Paulo – (UNESP Jaboticabal)
  • Universidade de São Paulo – (USP)

As universidades públicas estão entre as principais formadoras de zootecnistas no Brasil. Para estudar nestas instituições, um dos caminhos é alcançar uma boa nota no ENEM. Fizemos uma série de conteúdos para você estudar e conquistar seu objetivo.

Beduka é um buscador de universidades particulares e públicas. Temos em nosso site o cadastro de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

O estudante que fizer uma pesquisa por determinada faculdade ou curso vai encontrar informações como avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

E aí, gostou dessa área? Acha que se encaixa com o seu perfil? Não deixe de pesquisar mais e ler relatos de profissionais ou estudantes para se informar ainda melhor!

Agora que já entendeu melhor o que um zootecnista faz, aproveite para ver também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.