Profissões

O que um veterinário faz?

O que um veterinário faz?O que um veterinário faz?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você tem interesse em fazer o curso de medicina veterinária? Veja, nesse artigo, tudo o que um veterinário faz e tenha certeza de que esse é o curso certo para você.

Você sabe o que um veterinário faz? Quando as pessoas pensam em um médico veterinário, já vão logo imaginando alguém segurando um cachorrinho ou um gatinho. Não deixa de ser verdade. Contudo, estes profissionais fazem muito mais do que tratar de seus pets.

Fique atento a este artigo, nele apresentaremos mais detalhes sobre o que um veterinário faz. Você vai conferir também um breve resumo do que o estudante encontra na faculdade ao iniciar o curso de medicina veterinária e ainda uma lista com as cinco melhores universidades brasileiras. Vamos lá!

Os veterinários cuidam de todos os aspectos da saúde e do bem-estar dos animais e não apenas dos de estimação. Eles também fiscalizam e aprovam as rações e outros produtos direcionados aos bichinhos.

Nós fizemos um texto sobre o que um zootecnista faz. Vale a pena conferir e notar as diferenças entre as duas profissões. Enquanto o primeiro cuida do animal para fins produtivos, o veterinário cuida para que ele tenha a melhor saúde possível, assim como uma relação equilibrada com humanos.

De acordo com a especialização escolhida, o médico veterinário pode realizar atendimentos clínicos em diversas áreas (oftalmologia, ortodontia, cardiologia, clínica geral) em animais de estimação.

O profissional pode também realizar cirurgias em animais de pequeno, médio ou grande porte, prescrever medicações e orientações sobre cuidados e alimentação, estudar animais silvestres em cativeiros ou na natureza com objetivo de cuidar da sua preservação.

O veterinário também é responsável pelos cuidados e avaliação da saúde de animais de competições esportivas, como acontece no hipismo, com os cavalos nos Jogos Olímpicos.

Já deu para perceber algumas das áreas em que o profissional da área pode atuar, certo? O universo é bem amplo para os formados neste curso. Por isso, se você quer entender o que um veterinário faz, precisa também saber o que ele estuda.

Como funciona o curso de medicina veterinária?

A graduação em medicina veterinária dura 5 anos e costuma ser realizada em período integral. Ou seja, se este é o curso escolhido por você, já vá se organizando para passar praticamente o dia inteiro na faculdade, seja em aulas ou em laboratórios.

Por ser uma área em que se lida com a vida de outros seres vivos, é necessário estudar não apenas a teoria, mas também praticar bastante. Por isso, boa parte dos anos de curso são dedicados a estágios e aulas práticas em hospitais e clínicas veterinárias.

Se você quer saber o que um veterinário faz, pode entender um pouco deste universo observando o que é ensinado em sala. Para te dar um gostinho do que pode encontrar se for estudar nesta área, listamos algumas das disciplinas que provavelmente serão ministradas. Veja:

  • Anatomia
  • Bioética
  • Histologia
  • Patologia animal
  • Cirurgia animal
  • Biotecnologia
  • Parasitologia

Existem ainda muitas outras matérias específicas em áreas diversas. Basicamente você aprende a cuidar de todos os aspectos relacionados ao animal e ao ambiente em que ele está inserido.

O que um veterinário faz e onde ele pode atuar?

Você que vive nas grandes e médias cidades deve ter percebido um aumento no número de lojas e clínicas específicas para atendimento aos animais domésticos. Mas saiba que o veterinário não trabalha apenas nestes locais, viu? As suas áreas de atuação são bem variadas e interessantes. Conheça algumas delas a seguir!

Preservação de espécies em perigo de extinção – Por causa das atividades humanas, como caça e poluição, muitos animais estão perdendo suas vidas e entrando em classificações vulneráveis com relação ao risco de serem extintos. Ou seja, a quantidade de membros de sua espécie vem decaindo muito.

O que um veterinário faz neste caso? Ele atua em conjunto com o zoólogo em alguma organização ou até em cativeiro. Seu objetivo é fazer o possível para que os animais não sumam da face da Terra, seja aumentando sua natalidade ou cuidando da preservação de seu ambiente.

Cirurgia clínica – Estes profissionais podem trabalhar em hospitais veterinários particulares ou públicos, além de clínicas vinculadas aos petshops. É uma das áreas que mais absorve mão de obra recém-saída das universidades.

O veterinário cirurgião não apenas realiza castrações, como também outras operações delicadas pelas quais os bichinhos podem precisar passar. Alguns profissionais possuem especializações dentro deste segmento, atuando em oftalmologia, odontologia e fisioterapia, por exemplo.

Perícia antidoping – Sim, é isso mesmo que você leu. Sabe quando os atletas precisam passar por diversos exames antes ou depois de uma determinada competição?

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que um médico veterinário faz? Ele é responsável por certificar se os animais envolvidos em alguma modalidade esportiva não tomam anabolizantes ou qualquer outro medicamento que possa proporcionar uma vantagem a mais no esporte. Este procedimento acontece com os cavalos e cachorros com muita frequência.

Este controle antidoping é necessário, assim como nós humanos, para que o esporte seja disputado de forma leal e sem trapaças. O veterinário inspeciona os animais para garantir que seus donos não lhes deram substâncias proibidas. Interessante, não é?

Além dessas áreas, também é possível atuar como pesquisador, fiscalizador e até junto aos zootecnistas, cuidando da saúde dos bichinhos rurais.

Quais são as melhores faculdades de medicina veterinária no Brasil?

De acordo com uma avaliação realizada pelo famoso Guia do Estudante, as universidades brasileiras que tiveram notas máximas no cursos de veterinária foram:

● Universidade Federal de Lavras (UFLA)
● Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
● Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
● Universidade Federal de Viçosa (UFV)
● Universidade Estadual de Londrina (UEL)

O que achou dessa profissão? Você se interessou em saber o que um veterinário faz para saber se tem o perfil de um profissional da área? Aqui temos um artigo que te ajuda a encontrar a profissão certa.

Vale também avaliar as suas características e ver como descobrir a sua vocação.

Muitas das melhores universidades que ministram o curso de medicina veterinária são públicas, como você deve ter notado na lista acima. Neste caso, entender como passar no ENEM é muito importante, já que a nota obtida na prova pode garantir uma vaga em uma instituição de destaque.

Você viu como são amplas as áreas de atuação? Além de saber o que um veterinário faz aqui com nossas explicações, que tal se aprofundar ainda mais? Converse com os veterinários, leia sobre as suas principais disciplinas e visite um hospital veterinário. Esta pode ser a sua área de formação!

O Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que apresenta um catálogo completo de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ao pesquisar em nosso site o estudante tem acesso a informações como endereço, avaliações e valores das mensalidades em universidades particulares.

Depois de descobrir o que um veterinário faz, aproveite e veja também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Beduka Profissões – Entenda mais sobre a área de veterinária

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.