Enem

Como estudar história para o ENEM?

Como estudar história para o ENEMComo estudar história para o ENEM?

Basicamente são duas áreas de história que mais caem no Enem: História Contemporânea e História do Brasil. Há outras, mas essas são mais presentes. Veja os detalhes do que estudar em cada uma neste artigo.

Hoje vamos te dar algumas dicas de como estudar história para o ENEM. A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias conta com 45 questões divididas entre geografia, filosofia, sociologia e, é claro, o assunto deste texto: história.

Aqui no Beduka temos um especial com os temas mais cobrados do Enem por área do conhecimento, aproveite e descubra como montar o seu plano de estudos para conseguir uma boa nota.

Para te ajudar um pouco a organizar a mente e seus estudos para que você consiga ter um ótimo aproveitamento no exame, preparamos um resumo do conteúdo que costuma ser mais cobrado em relação a história na prova. Em seguida, vamos te passar algumas dicas de como aproveitar melhor seu tempo de estudo.

Está preparado? Quer saber como estudar história para o ENEM? Pegue um caderno e faça anotações das dicas que vamos passar.

Fizemos aqui no Beduka diversos materiais para te ajudar a conseguir uma boa nota no ENEM:

Quais são os conteúdos de história que mais aparecem no ENEM?

  1. Historiografia
  2. Idade contemporânea
  3. Brasil Colônia
  4. Brasil República
  5. Brasil Império
  6. Idade Moderna
  7. Movimentos sociais

Vamos mencionar abaixo os principais assuntos de história que mais aparecem nas provas do ENEM. Lembre-se de se aprofundar em cada um e de realizar muitos exercícios para conseguir fixá-los.

conteúdos de história que mais caem no enem

1 – Historiografia

Este é o estudo da história em sua forma geral. Ou seja, para se dar bem nesta área no ENEM, você precisa saber interpretar documentos, textos e imagens históricas, tanto dentro de seus contextos quando em comparação com contextos atuais.

2 – Idade Contemporânea

15,4% do conteúdo de história é contemporâneo. Este período contempla desde o fim da Revolução Francesa (séc. XVIII) até os dias de hoje. As questões do ENEM exploram as principais ideias do período, como Iluminismo e o Capitalismo.

Na prova também é comum a citação dos autores e filósofos do período, como John Locke e Jean-Jacques Rousseau, entre outros. Então, não se esqueça de ler muito sobre eles!

Já escrevemos as principais características do iluminismo com exercícios.

3 – Brasil Colônia

As questões abrangem da chegada dos portugueses até a proclamação da independência em 1822. Neste artigo completo você acompanha a história da colonização no Brasil.

4 – Brasil República

Esta é outra época queridinha dos examinadores. O período do Brasil República segue desde o final do século XIX e continua até hoje. Contudo, durante toda essa jornada, há momentos com características diferentes umas das outras.

Se você busca como estudar história para o ENEM, precisa ficar bem atento aos momentos da República brasileira, eles são divididos em: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República. Não deixe de estudar o que provocou o surgimento de cada período, os efeitos sociais e suas consequências para os dias mais atuais.

Temos uma lista de exercícios sobre a Era Vargas para te ajudar.

5 – Brasil Império

Mais um assunto da história do nosso país que o ENEM costuma cobrar. O período do Império acabou quando a República foi proclamada, em 1889. É bom entender bem alguns aspectos da primeira Constituição, de 1824.

Além disso, estude com vontade as características dos poderes políticos (legislativo, judiciário, executivo e moderador), assim como do Primeiro e Segundo Reinado, e também os outros conflitos históricos da época.

O Segundo Reinado é muito presente na prova. Tire todas as suas dúvidas lendo aqui sobre como caiu a monarquia terminando o II Reinado com Dom Pedro II.

6 – Idade Moderna

Compreende-se como Idade Moderna o período ocidental que vai do século XV ao XVIII. Ele tem fim quando acaba a Revolução Francesa. O ponto principal desta época são as monarquias absolutistas que reinavam pela Europa. Cada região possuía um monarca que detinha o poder absoluto.

Estude bastante sobre a linhagem dos Tudors, assim como os teóricos e pensadores famosos do período, como Hobbes e Maquiavel.

7 – Movimentos sociais

No decorrer da história e ainda hoje vemos muitos tipos de movimentos sociais. Os de maior impacto na sociedade, positivo ou negativo, são cobrados. Estude principalmente os da segunda metade do séc XX e os que ocorreram após a II Guerra Mundial.

Você viu os temas mais recorrentes, mas qual a melhor forma de estudá-los? É exatamente isto que vamos responder abaixo.

9 dicas de como estudar história para o ENEM

1 – Resolva provas anteriores

Estudar pelas últimas provas do Enem te ajudarão a perceber como a história é cobrada. O perfil tem sido com maior conteúdo. Não pense em ir bem em história só com interpretação do texto base.

Agora que você sabe as principais matérias que podem cair nas questões de história do ENEM, veja as outras dicas de como estudá-las de forma mais proveitosa. Faça esse treino no Simulado Beduka. Você pode escolher fazer somente questões de humanas.

2 – Leia atentamente

É possível com uma leitura atenta e com alguma lembrança do tema em questão, acertar por eliminação. Perceba nas entrelinhas o que não poderia acontecer de jeito nenhum, as incoerências e assim saberá exatamente qual questão não marcar.

3 – Preste muita atenção aos gráficos

Eles te ajudarão não só na própria questão em que estão. Mas as informações neles podem também ser úteis em outros exercícios.

4 – Faça resumos

NÃO SE ESTUDA HISTÓRIA SOMENTE LENDO. ANOTE! Sempre que você terminar de ler sobre um assunto não se esqueça de escrever um resumo sobre ele! É essencial colocar tudo que você entendeu no papel para, quando for estudar outras matérias, aproveitar para revisar seu resumo antes!

Em matérias que exigem muita leitura de textos com muitos conteúdos, o melhor é ler grifando o principal e depois escrever o próprio texto relacionando as partes que foram grifadas. Assim, o resumo fica excelente e você não precisará ler tanta coisa de novo, quando tiver que fazer a revisão.

Com certeza o resumo é uma maneira eficiente de fixar todo o conteúdo que você leu e isso vale para outras áreas, além da história.

5 – Crie uma linha do tempo

Saber se localizar no tempo e entender a influência de alguns períodos em outros é essencial. Por isso, vale a pena se dedicar para elaborar uma linha do tempo com os maiores acontecimentos históricos tanto mundiais quanto brasileiros.

Essa é uma dica importantíssima de como estudar história para o ENEM, já que muitos períodos e acontecimentos têm transições dentro do mesmo século.

6 – Separe os temas

Aproveite que já percebemos as tendências dos temas que mais caem e separe-os em blocos para estudar. História é um conteúdo amplo de mais.

7 – Interligue os eventos

Na hora de estudar história é muito importante não se esquecer de que nenhum evento é solitário e individual. Sempre existe uma relação de efeito e causa, eles estão constantemente se influenciando.

Dessa forma, procure compreender como um evento aqui no Brasil está conectado com algo que aconteceu na Europa, e assim por diante.

Um grande exemplo é a conexão entre a Primavera Árabe, surgida em 2010, e as grandes manifestações de rua que aconteceram a partir de 2013 no Brasil.

Outra parte elementar dos estudos é contextualizar os eventos antigos com acontecimentos atuais. O ENEM adora misturar as duas coisas, então lembre-se disso!

8 – Atualidades em história

O tema de atualidades está presente em toda a prova. De forma especial, nos acontecimentos históricos ele aparece traçando semelhanças com acontecimentos atuais.

9 – Declaração de Direitos Humanos

Sim, leia esta declaração, pois muitas questões a envolvem, citam ou referenciam. Além do mais, saber o seu conteúdo também te ajudará na redação. Conheça seu contexto histórico e como ela foi formada.

Com todas essas dicas de como estudar história para o ENEM, você terá sucesso garantido nas provas!

Você sabe como escolher a profissão certa? Veja aqui dicas de como descobrir a sua vocação.

Depois de definir qual área deseja fazer a sua formação, é importante encontrar uma universidade que atenda os seus objetivos.

Beduka surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de todas as instituições superiores de ensino, particulares e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você encontra informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que você já sabe como estudar história para o ENEM, que tal se aprofundar em:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador