Enem

Possíveis questões do ENEM sobre a Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo é um evento muito importante e aguardado pela maioria da população. A importância é tanta que pode ser que alguma questão sobre ela apareça no ENEM ou em outros vestibulares. Confira nosso artigo e chegue preparado no dia da prova.

Você consegue pensar em alguma relação entre a Copa do Mundo 2018 e o ENEM? Atualmente a atenção de todos os países voltou-se para a Copa acontecendo na Rússia. Será que algum tema relacionado a isso pode aparecer na sua redação do ENEM ou em questões de história, geografia e outras matérias?

Confira este nosso artigo, pois nele abordamos como a Copa do Mundo na Rússia pode influenciar seu Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Afinal, nesta prova os temas costumam sempre estar relacionados à atualidades.

Você se lembra do seu professor te pedindo para assistir ou ler os jornais? Pois então, a copa está nas telas, nas revistas, nas propagandas, nas mídias sociais, não estaria também na sua prova?

Acreditamos que sim. Você quer conhecer as possíveis relações entre a Copa do Mundo e a prova do ENEM, ou seja, da relação entre esporte e vestibular? Continue a leitura!

Simulados para ENEM

A Copa do Mundo 2018 e o ENEM: questões de história:

  • Copa do Mundo e Fascismo

Na Itália, Benito Mussolini aproveitou-se da Copa para fortalecer sua ditadura. Seu regime de governo era totalitarista, sua vontade predominava sobre todos os setores da vida das pessoas. Ressalte-se também que o sentimento nacionalista era exaltado, no sentido de inflamar o sentimento de uma raça superiora.

Por isso, os estádios na Itália na Copa de 1934 eram usados para promover a propaganda nacionalista italiana.

  • Copa do Mundo e Getúlio Vargas

Em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo pela primeira vez. O presidente eleito por voto direto foi Getúlio Vargas, que aproveitou o acontecimento para melhorar internacionalmente e nacionalmente a imagem do país. Ele incentivava o esporte como extensão da educação e recebeu o mundo para os jogos com boa estrutura e instalações exemplares.

Nessa Copa o Uruguai venceu o Brasil de virada no Maracanã. Os brasileiros ficaram tão desolados com tal derrota que ficaram em silêncio no estádio quase meia hora sem conseguir sair de lá. Esse episódio ficou conhecido como Maracanaço.

  • Copa do mundo e Alemanha pós II Guerra

Estamos falando da Copa de 1954 que foi sediada na Suíça. Foi nela que o uniforme do Brasil se tornou verde e amarelo (seleção canarinho) e também foi a primeira a ser televisionada.

Mas o mais importante é que foi a primeira Copa em solo europeu após a Segunda Guerra Mundial. Mesmo a Alemanha estando destruída após 12 anos de regime nazista, foi ela a vencedora da Copa Mundial e isso trouxe para essa seleção tão desacreditada, o reconhecimento internacional.

  • Copa do mundo e Governo Militar Brasileiro

Em 1970, na copa sediada no México, o Brasil foi o primeiro país a conquistar o tricampeonato mundial de futebol. Porém, o período era de ditadura militar nas terras brasileiras e a vitória obtida foi usada para promover o militarismo.

O período era o do chamado “milagre econômico” com tudo indo bem e todos comprando o que queriam. Médici usava a propaganda como arma política e se mostrava como um homem do povo e que também era apaixonado pelo futebol.

  • Copa do mundo e segregação

Nas copas assistimos a jogadores de vários países e de várias etnias ou descendências jogando juntos ou disputando. Não há diferença de cor, idade, sexo, crença, etc.

Sempre está presente também o tema dos imigrantes que conseguiram um vida nova por meio do esporte. Fala-se também dos segregados raciais que conseguiram destaque pelas habilidades nos jogos.

Muitos grupos aproveitam para se manifestar e pedir por direitos nas Copas Mundiais, porque sabem que estão sendo vistos por vários países.

Por exemplo, as mulheres iranianas que não podem ver os jogos em seu país estão aproveitando para acompanhar tudo na Rússia. Essa é uma forte relação da Copa do Mundo 2018 e o Enem!

  • Copa do Mundo e colonização

E se um país que foi colonizado vencesse o país que o colonizou em um jogo da Copa?

Já aconteceu! Isso é entendido como uma espécie de ascensão da América Latina sobre as antigas metrópoles europeias.

Quer um exemplo? O Chile, que foi outrora colônia espanhola, venceu a seleção da Espanha. Consegue imaginar a tensão no estádio? Fique atento, questões relacionando conflitos simbolicamente presentes em jogos podem estar na sua prova do ENEM 2018!

  • Copa do Mundo e Inclusão social

Tempos de jogos assim também influenciam no incentivo ao esporte. Muitas ONG’s incentivam as crianças a deixarem uma vida nas ruas, se envolvendo com crime e drogas, para desenvolverem-se por meio do esporte. Na sua prova do ENEM pode ser relacionado o poder que o futebol, por exemplo, tem de incentivar uma criança a buscar a educação.

A Copa do Mundo 2018 e o ENEM: questões de geografia:

  • Fuso-horário

Você sabe quantas horas são agora na Rússia? Provavelmente sim, pois como os jogos estão acontecendo lá, essa informação tem sido constantemente anunciada. Logo, você já deve saber que Moscou está 6h à frente de Brasília.

Mas e se outras relações de fuso-horário forem cobradas? Você sabe calcular? Hora de relembrar essa matéria importante da geografia e se preparar para ir muito bem no ENEM 2018.

  • Clima

A Copa do Mundo FIFA 2018 está acontecendo em um país historicamente conhecido por vencer as guerras com a ajuda do “general inverno”. Você sabe explicar o porquê a partir da localização geo-espacial russa? Lembra-se de como diferenciar as principais faixas climáticas do globo terrestre e de suas peculiaridades em relação à vida animal e à vegetação?

Pois bem, confira novamente estes assuntos, pois eles podem aparecer em questões relacionadas aos jogos da Copa deste ano.

  • Turismo e urbanização

Em geografia o turismo também é um importantíssimo tópico de estudos. Pessoas do mundo inteiro estão visitando outro país com o intuito de assistir aos jogos. Consequentemente conhecerão outras culturas, comidas, crenças, lugares, etc.

Além disso, sempre que um país vai sediar a Copa do Mundo, ele passa por modificações na infraestrutura para dar conta de receber um grande volume de turistas. Muitas modificações são boas. Porém, algumas podem prejudicar a vida de algumas pessoas com a mudança da paisagem e também com a intensificação do trânsito de veículos e transeuntes.

Vale ressaltar que quando pessoas de outros países viajam, podem levar consigo vírus e bactérias diferentes. Isso pode gerar uma interdisciplinaridade com biologia!

Prepare-se, pois um tema assim pode também aparecer na sua redação deste ano. Por falar nisso, confira as palavras que mais enriquecem uma redação dissertativa argumentativa.

Gostou das nossas dicas para possíveis relações da Copa do Mundo 2018 e o ENEM?

Confira também:

Não pense que as dicas acabaram, pois questões de física e matemática também podem partir de exemplos de jogadores dando chutes em bolas que descrevem parábolas.

Em matemática relembre equações matemáticas para esses casos, gráficos de função do segundo grau, y do vértice, x do vértice, etc.

Em Física movimentos em queda livre e movimento oblíquo.

O Beduka surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de todas as universidades particulares e públicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você encontra informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que você aprendeu sobre possíveis relações da Copa do Mundo 2018 e o ENEM, confira também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador