Literatura

Tudo sobre o contexto histórico do Modernismo: fatores nacionais e internacionais!

Contexto histórico do Modernismo.Contexto histórico do Modernismo.
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Modernismo é um movimento artístico brasileiro que engloba os campos da arte, da música e da literatura. Muito famoso por possuir três fases, é uma das escolas literárias mais cobradas nos vestibulares, principalmente no Enem. Mas, para entender o movimento, é preciso saber qual é o contexto histórico que havia por detrás desse período!

Neste artigo sobre o contexto histórico do modernismo, você encontrará:

  1. O que é o Modernismo?
  2. Contexto histórico Internacional: linha do tempo
  3. Contexto histórico Nacional: linha do tempo
  4. Relação entre os dois cenários e suas influências no movimento

O que é o Modernismo?

O Modernismo, no contexto que estudamos na escola, é um dos movimentos literários que foram desenvolvidos. Cada um deles possui um estilo próprio e deixou uma contribuição característica de sua época.

Normalmente, os movimentos literários não estão apenas ligados à escrita, mas também à arte e à música; pois todas estas são formas de expressão do ser humano.

O movimento modernista é muito amplo e, por isso mesmo, é dividido em 3 fases. Para saber detalhadamente quais são elas e suas características, veja o resumo do Modernismo que fizemos para você estudar!

Para entender o contexto histórico, precisamos apenas compreender suas características gerais e se lembrar da data em que ele ocorreu:

  • A primeira fase do Modernismo se inicia em 1922 e a última vai até 1945
  • Buscava romper os valores e padrões dos séculos anteriores
  • Tinha preferência por temas ligados ao cotidiano social brasileiro
  • Valorizava a linguagem simples e coloquial

Para compreender o porquê destas características, precisamos voltar no tempo e entender o que estava acontecendo antes de surgir esse movimento.

  • Acompanhe a lista de fatos a seguir e, no último tópico,  explicaremos como eles influenciaram o surgimento desse movimento. 

Linha do tempo: contexto histórico Internacional do modernismo

  • 1870-1920: Grande imigração da população europeia 
  • 1918-1919: Revolução Russa e propagação dos ideais marxistas e anarquistas 
  • 1929: Quebra da bolsa de valores de Nova York
  • 1933: Início do partido Nazista

Linha do tempo: contexto histórico nacional do modernismo

  • 1970-1920: Grande fluxo de chegada dos imigrantes europeus
  • 1915: Primeira etapa do desenvolvimento das fábricas brasileiras
  • 1917: Primeira Greve Geral no Brasil
  • 1922: Primeira Semana de Arte Moderna brasileira

Relação entre os dois cenários e suas influências

Como você é um aluno esperto, comparou as duas linhas do tempo e notou que este é um período de grande agitação no cenário nacional e mundial. Também viu que há muitas coisas acontecendo em um curto período de tempo e que algumas delas são consequências das outras.

Primeiro momento

Na Europa, havia uma série de crises econômicas, políticas e sociais advindas das políticas imperialistas. Todo esse cenário foi desencadeador da Primeira Guerra mundial. 

A política brasileira se encontrava na República Velha, uma oligarquia que privilegiava os grandes latifundiários. Também começavam os primeiros impulsos industriais devido à guerra, que dificultou a importação dos produtos. 

Portanto, neste período, o Brasil recebeu muitos imigrantes, principalmente italianos e alemães, que fugiam desse cenário caótico, sem conhecer ao certo o que se passava no país de chegada. Também nessa época vieram japoneses, fundando suas colônias: havia um grande momento de pluralidade cultural.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ao chegar, os imigrantes foram colocados para ocupar as fábricas em condições de trabalho muito precárias. Eles já traziam ideias revolucionárias (socialismo, anarquismo, comunismo), logo, aplicaram-nas num contexto muito propício. Também se percebia a péssima condição com que o negros recém libertos viviam, gerando mais revolta. 

Cenário-consequência

Com o cessar da Primeira Guerra, as dificuldades sociais se intensificaram e os movimento contestatórios ganharam força. Além disso, surgiram correntes extremistas como o Comunismo e o Nazismo. O período entreguerras é um dos mais diversos!

Surgiram, também, as vanguardas europeias, um conjunto de diversos grupos em que cada um fazia uma contestação contra um valor tradicional, e era influenciado por um acontecimento. (ex: futurismo e nazismo ou expressionismo e os sentimentos causados pela guerra ou surrealismo e anarquismo)

Na década de 20, muitos artistas brasileiros tiveram contato com os imigrantes que traziam essas tendências. Movidos pelo espírito de contestação, de ruptura e agitação política, se uniram para apresentar a nova arte ao Brasil e usar dela como fator de mudança social.

Este evento foi desencadeado por jovens, que tiveram maior receptividade ao novo. Porém, eles também não aceitavam a grande influência europeia que sempre reinou na cultura brasileira, logo, propuseram uma valorização da cultura popular nacional (indígena, africana e miscigenada), fazendo uma adaptação brasileira das vanguardas.

Fortemente marcadas pela experimentação e transgressão – a psicanálise ganhava espaço – estas correntes procuravam uma mudança total não só na arte e na literatura, mas na música e no comportamento social.

Assim surgiu a Semana de Arte Moderna, em 1922, a primeira vez que o Modernismo foi apresentado oficialmente ao público. A princípio, não foi bem aceito, houve muitas vaias nesse festival, pois era muito chocante para a arte que estava concentrada nas mãos da elites clássicas.  Mas com o tempo, as influências foram ganhando força na população que via-se notada e em contato com uma arte que era mais acessível.

Diante de todo esse cenário, o Modernismo foi ganhando forma e chegou a se consolidar como movimento literário.

Quer saber as fases e características do Modernismo? Confira o nosso artigo com o  melhor resumo para estudo!

Gostou do nosso artigo sobre o contexto histórico do Modernismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.