Matemática

O que é triângulo isósceles?

O que é triângulo isósceles?O que é triângulo isósceles?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O triângulo isósceles é aquele que possui dois lados com a mesma medida. Tem dúvidas sobre o assunto? Leia nosso artigo e descubra mais características e quais os cálculos envolvendo esse triângulo.

Em outro artigo nós explicamos como aprender geometria, assunto tão presente nos vestibulares e no ENEM. Agora vamos explicar o que é triângulo isósceles, um tipo de triângulo com dois lados da mesma medida.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

É sempre bom revisar um pouco as matérias, principalmente aquelas que você pode ter maior dificuldade, por isso não deixe de conferir também os Exercícios de Triângulos que preparamos para vocês. Uma área que muitas pessoas têm um pouco mais de complexidade para entender é a geometria.

Se você é uma dessas pessoas, então está no lugar certo. Agora, vamos falar sobre um assunto sempre presente nas questões que envolvem geometria nos vestibulares. Hoje você vai relembrar/ entender o que é triângulo isósceles.

Antes de tudo, um triângulo sempre terá três vértices. Existem três tipos de bases e três tipos de altura possíveis. A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°.

O isósceles é um tipo de triângulo congruente, ou seja, é um triângulo geométrico com dois lados de medidas iguais. O lado que está com a medida diferente é a base, oposta ao ângulo do vértice onde coincidem os lados iguais.Esse é o triângulo isósceles

Os lados AB e AC estão com a mesma medida, coincidindo no mesmo vértice. O lado BC é a base do triângulo isósceles.

Como verificar se dois lados do triângulo têm medidas iguais?

Para ter certeza que as medidas dos lados do triângulo isósceles estão corretas, vamos desenhar ele novamente e seguir o passo-a-passo:Triângulo Isosceles

Esta reta traçada no meio se chama bissetriz, que relaciona a base do triângulo com o ângulo oposto da base. A mediatriz marca a metade da base e a altura forma 90º com a base. Logo, é possível perceber que todos os fatores: bissetriz, mediatriz e base, se coincidem.

Como calcular a área do triângulo isósceles?

Para descobrir a área do triângulo, é preciso calcular as medidas da base e da altura. No caso do triângulo isósceles, a base é o lado menor da figura. A altura é a distância da base até o topo. Como você pode perceber, não é possível saber ainda qual é o valor da altura, então, primeiro precisamos descobrir este valor. Para isso, vamos utilizar o teorema de Pitágoras:Triângulo Isósceles

Agora que você já sabe o que é triângulo isósceles e aprendeu a calcular sua área, responda os exercícios abaixo e teste seus conhecimentos para ficar preparado para os vestibulares e para o ENEM.

4 questões sobre triângulo isósceles

Triângulo Isósceles – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Um dos ângulos internos de um triângulo isósceles mede 100°. Qual é a medida do ângulo agudo formado pelas bissetrizes dos outros ângulos internos?

  1. 20°
  2. 40°
  3. 60°
  4. 80°
  5. 140°

Triângulo Isósceles – Universidade Federal do Piauí (UFPI) – A área máxima que pode ter um triângulo isósceles cujos lados iguais medem 10cm é:

  1. 50
  2. 70
  3. 35
  4. 57
  5. 25

Triângulo Isósceles – Fundação Cesgranrio Considere as seguintes definições:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Um triângulo é chamado de escaleno quando os seus lados possuem comprimentos diferentes
  • Um triângulo é chamado de isósceles quando há dois de seus lados com o mesmo comprimento
  • Um triângulo é chamado de equilátero quando todos os seus lados possuem o mesmo comprimento

De acordo com as definições apresentadas, um triângulo não é escaleno quando, e apenas quando, ele:

  1. é isósceles
  2. é isósceles, mas não é equilátero
  3. não é isósceles
  4. não é equilátero, nem é isósceles
  5. não é equilátero

Triângulo Isósceles – CEFET-SC – Em um triângulo isósceles, cada ângulo da base mede o dobro da medida do ângulo do vértice. A medida do ângulo do vértice é:

  1. 72°
  2. 50°
  3. 36°
  4. 40°
  5. 80°

Agora que você já revisou o que é triângulo isósceles, também pode testar os seus conhecimentos. Abaixo poderá encontrar as respostas das questões:

Resposta correta da 1ª questão: 40°
Resposta correta da 2ª questão: 50
Resposta correta da 3ª questão: é isósceles
Resposta correta da 4ª questão: 36°

E aí, estas questões que apresentamos sobre triângulo isósceles foram fáceis ou não?

Além de estudar assuntos como geometria, leis de Newton, fração, você também precisa revisar literatura, história e geografia. Todas as áreas do conhecimento merecem atenção.

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos um simulador gratuito com todas as questões do ENEM para você testar os seus conhecimentos.

Agora que você já recordou o que é triângulo isósceles, que tal aprofundar os estudos? Temos aqui uma breve explicação sobre o que são os sólidos geométricos, trigonometria no triângulo retângulo, apresentamos as funções da química orgânica e alguns exercícios da primeira lei de Newton.

Gostou do nosso conteúdo que explica o que é triângulo isósceles? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.