Português

O que é composição de palavras? Entenda como novas palavras surgem

O que é composição de palavrasO que é composição de palavras
Sala do Saber - melhor cursinho online

As palavras não são apenas um aglomerado de letras, elas são formadas por processos específicos. A composição de palavras é um deles e ela pode ser de dois tipos: aglutinação ou justaposição. Entender o que é composição de palavras e como ela funciona é muito útil não só na escola, mas também nas provas de vestibulares e na vida. Por isso, preparamos esse artigo para facilitar o seu aprendizado! 

Neste texto explicando o que é composição de palavras, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é composição de palavras?
  2. Quais são os tipos de composição de palavras?
  3. O que é composição por aglutinação? Explicação + exemplo!
  4. O que é composição por justaposição? Explicação + exemplo!

O que é composição de palavras?

A composição de palavras é um processo que forma novos vocábulos por meio da união de dois ou mais radicais. Isto é, une os elementos (partes) das palavras que possuem o que chamamos de significado principal. 

Um exemplo bastante interessante é a palavra “planalto”. Ela surge por meio dessa união de dois radicais, cada um com seu significado específico. Nesse caso, os radicais são: “plano” e “alto”. 

Agora, pense em uma ladeira! Quando imaginamos algo alto, não é a ideia de uma estrutura plana que nos vem, né? Mas sim, de algo íngreme, curvado, algo relacionado a vertical, coisas do tipo.

Pois bem, ao ocorrer a união desses radicais, surge uma terceira palavra com referência própria. Assim, acontece a composição.

Logo, o que é apenas plano mas não é alto recebe um outro nome: a “planície”. Isso é muito útil para que nós possamos entender o verdadeiro significado das palavras e não esquecê-los. 

Veja a ideia que passa: vimos que o planalto é a junção de radicais com os significados “alto” e “plano”. Sendo assim, o planalto é uma superfície que possui essas duas características.

A língua portuguesa é tão mágica que nos ajuda até em geografia, legal né? São conhecimentos que se complementam e entender o que é composição de palavras vai te ajudar muito nisso!

Palavras compostas como guarda-roupa, pombo-correio também representam a união de dois radicais. Sendo assim, fazem parte desse processo.

Quais são os tipos de composição de palavras?

Há dois tipos de composição de palavras, são eles:

  • Composição por aglutinação
  • Composição por justaposição

A seguir, veja a explicação referente a cada um dos tipos listados.

O que é composição por aglutinação?

A aglutinação é um processo que une duas palavras, mas elas acabam perdendo uma parte de seu som. É um dos tipos que fazem parte do entendimento sobre o que é composição de palavras.

Para entender, tenha em mente que as palavras possuem fonemas (unidades que transmitem um som específico). Logo, quando retiramos uma letra, a pronúncia acaba mudando.

Por exemplo: se retirarmos o “a” da palavra casa, o som representado por essa vogal também será perdido, a escrita será “cas” e a pronúncia se tornará  “cais”. Leremos algo errado e ouviremos uma palavra com significado totalmente diferente.

Pois na aglutinação a perda sonora é fator determinante. Só que, nesse caso, não fica errado porque surge uma nova palavra por meio dessa perda sonora.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Dessa forma também surge um novo som, ou seja, outra pronúncia. Veja nos exemplos:

  • Água + ardente = aguardente ( nesse processo o fonema “a” deixou de ser uma unidade sonora)
  • Plano + alto = planalto ( nesse processo o fonema “o” deixou de ser uma unidade sonora)

Quando estudamos o que é composição de palavras, é importante entendermos bem os seus tipos. No próximo tópico, você verá outro tipo fundamental: a justaposição.

O que é composição por justaposição?

A composição por justaposição une palavras exatamente como elas são. Logo, não ocorre perda fonética (de som). No máximo, haverá a duplicação de uma consoante ,o que não mudará a pronúncia (apenas a escrita).

Como a pronúncia permanecerá a mesma, os vocábulos serão falados de forma seguida e na escrita se tornam apenas um. Veja nos exemplos:

  • Girassol: gira + sol.
  • Passatempo: passa + tempo.
  • Madrepérola: madre + pérola
  • Pontapé: ponta + pé.

Observe que as palavras acima são compostas por duas palavras que permanecem inalteradas foneticamente. Lembre-se disso sempre que se deparar com um assunto que envolva a resposta a respeito do que é composição de palavras.

Antes de encerrarmos, vamos entender melhor sobre a duplicação da consoante?

Já sabemos que a pronúncia continua a mesma. Então, é exatamente para que isso não mude que às vezes ocorre essa duplicação. 

É o caso do “girassol” em que duplicamos o “s” para manter o som original e não formar o som de “z”. A escrita se altera para que a pronúncia se mantenha a mesma.

“O que é composição de palavras?” é uma pergunta que leva a um estudo bastante interessante. Viu só? E o melhor é que aprendendo esse assunto você não vai estranhar se encontrar questões sobre isso nos vestibulares.  

De quebra, ainda entenderá melhor o significado das palavras ao longo de sua vida. Legal, né?

O Beduka quer estar sempre com você, facilitando sua vida de forma eficiente. Quer saber sobre um assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente vai escrever um!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.