História

As 5 Melhores Questões de Vestibular de História com Gabarito

5 questões de vestibular de história5 questões de vestibular de História
Sala do Saber - melhor cursinho online

Muitas pessoas tem dificuldade ou não gostam muito de estudar História. Apesar disso, estudar essa matéria é essencial para tirar uma boa nota nos principais vestibulares, incluindo o ENEM. Aproveite essa oportunidade para fazer Questões de Vestibular de História.

A época de provas na escola, a preparação para o ENEM e a pressão dos processos seletivos podem nos tirar do sério, não é?

Às vezes, nos sentimos perdidos em relação a matérias importantes, em especial aquelas que falam do passado.

E foi pensando nisso que separamos algumas Questões de Vestibular de História para testar seus conhecimentos.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Está Muito Preocupado? (Vamos te ajudar)

Nós sabemos que pode ser complicado abordar todos os tópicos em um só lugar.

Por esse motivo, vale citar alguns dos temas mais recorrentes das questões de vestibular de história para conhecimento geral:

  • A História do Brasil (desde o descobrimento até os dias de hoje)
  • História das Américas (Maias, Incas, Aztecas, Estados Unidos, Revoluções na América Latina, etc)
  • História Antiga, Medieval, Moderna (do Renascimento até a Revolução Industrial); e Contemporânea (Guerras, tratados, etc)

Se você ainda não sente segurança para fazer o exercício, aqui no Beduka já fizemos vários artigos que explicam assuntos importantes como:

5 Questões de Vestibular de História

Nosso conselho é que você escolha um local calmo para concentrar-se na atividade. Separe um papel (caderno), lápis ou caneta e borracha.

Com tranquilidade, tente resolver as questões de vestibular de história que selecionamos. Vamos lá!?

No final, confira o Gabarito.

1ª questão de vestibular de história – FUVEST O tráfico de escravos africanos para o Brasil:

a) Teve início no final do século XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais

b) Foi pouco expressivo no século XVII, ao contrário do que ocorreu nos séculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no início do século XIX

c) Teve início na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, até a metade do século XIX

d) Foi extinto, quando da independência do Brasil, a despeito da pressão contrária das regiões auríferas

e) Dependeu, desde o seu início, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditárias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente, até o século XVIII

2ª questão de vestibular de história – ENEMNós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

(KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 – Adaptado)

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam

a) a conquista de direitos civis para a população negra

b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano

c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista

d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho

e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano

3ª questão de vestibular de história – FUVEST – As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades béIicas.

Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir:

I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Está correto o que se afirma em:

a) I, somente

b) II, somente

c) I e II, somente

d) II e III, somente

e) I, II e III

Ufa! Estamos quase no fim, continue e faça os 2 últimos Exercícios de Vestibular de História.

4ª questão de vestibular de história – UFMGConsiderando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que:

a) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos

b) a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária

c) a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país

d) os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região

5ª questão de vestibular de história – ENEM – Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.

Em nome da verdade. In: O Estado de São Paulo, 3 fev. 1976. Apud. FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

a) certeza do cumprimento das leis

b) superação do governo de exceção

c) violência dos terroristas de esquerda

d) punição dos torturadores da polícia

e) expectativa da investigação dos culpados

Parabéns, chegou ao fim dos Questões de Vestibular de História:

Gabarito das Questões de Vestibular de História

  • Resposta do Exercício da Questão 1: c) Teve início na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, até a metade do século XIX
  • Resposta do Exercício da Questão 2: a) a conquista de direitos civis para a população negra
  • Resposta do Exercício da Questão 3: e) I, II e III
  • Resposta do Exercício da Questão 4: a) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos
  • Resposta do Exercício da Questão 5: e) expectativa da investigação dos culpados

Gostou do nosso texto com as questões de Vestibular de História que apresentamos?

Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação?

Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.