Faculdades

Conheça as melhores universidades de Pernambuco!

CONHEÇA-AS-MELHORES-UNIVERSIDADES-DE-PERNAMBUCO!Melhores universidades de Pernambuco

Mora ou deseja morar para estudar em Pernambuco e ficar perto de praias belíssimas? Se ficou interessado, veja o ranking que preparamos com as melhores universidade desse estado.

Talvez tudo o que você queira para os seus anos de graduação seja estudar em um local que combine um ensino de qualidade com sol e praias belíssimas. Se esse for o seu caso, precisamos apresentar as melhores universidades de Pernambuco, pois é exatamente isso que elas podem oferecer.

Ao pesquisar na internet sobre as melhores faculdades de Pernambuco, é preciso parar, analisar as opções e checar os diferenciais de cada instituição. Após se decidir, vale também verificar a dificuldade de ingresso, os custos das mensalidades e possibilidades de bolsa universitária que a universidade escolhida oferece, além de sua nota de corte, histórico, etc.

Você já descobriu qual curso fazer? Se preferir, veja aqui dicas de como descobrir sua vocação.

Como saber quais as melhores universidades de Pernambuco?

Para saber qual a melhor universidade de Pernambuco, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores universidades de Pernambuco

1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

2. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

3. Universidade de Pernambuco (UPE)

4. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

5. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

6. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Além disso, possui campus nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira e como a 13ª melhor universidade do país.

2ª – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Recife. Além disso, possui campus nas cidades de Serra Talhada e Cabo de Santo Agostinho.

A UFRPE possui 107 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no estado e no país. Sua história é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas.

A faculdade é especializada em cursos no âmbito das ciências agrárias e em outros cursos que concorram ou venham a concorrer para o desenvolvimento do meio rural. Porém nos últimos anos a universidade tem agregado uma maior variedade de cursos, inclusive não ligados ao meio rural.

3ª – Universidade de Pernambuco (UPE)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Recife. Além disso possui campus nas cidades de Arcoverde, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

Atualmente, a universidade oferece 59 cursos de graduação, 17 cursos de mestrado, 6 cursos de doutorado e 114 cursos de pós-graduação Lato Sensu. Todo ano quase 4 mil vagas dos cursos de graduação da UPE são ofertadas através do Sisu, que utiliza a nota do Enem.

4ª – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Fundada em 1951, é uma instituição de ensino superior privada localizada na capital do estado de Pernambuco, em Recife. A instituição oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, sendo o curso de Direito o com mais alunos matriculados e o de Ciências Econômicas o mais antigo, criado em 1943.

5ª – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Petrolina. A faculdade é uma das únicas universidades federais do país a estar presente em três estados, com campi nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Além disso, a UNIVASF possui campus nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA) e Salgueiro (PE).

6ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Além disso, possui campus em Niterói, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Salvador.

Gostou do nosso texto que explica quais são as melhores universidades de Pernambuco? Existe alguma destas que já faz parte dos seus planos? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador