Profissões

O que faz um enfermeiro? Descubra todas particularidades dessa profissão

o que faz um enfermeiro?o que faz um enfermeiro?
Simulado Beduka

É difícil dizer quem é quem em um hospital, afinal todos os profissionais estão cuidando da saúde dos pacientes de alguma forma. E apesar de o enfermeiro ser confundido com técnicos, médicos ou assistentes sociais, ele tem funções específicas. Nesse artigo, você vai descobrir o que faz um enfermeiro, as funções que ele exerce, o mercado de trabalho e muito mais.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber o que faz um enfermeiro. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é e o que faz um enfermeiro?
  2. Qual a diferença entre auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro?
  3. Quais as áreas nas quais um enfermeiro pode atuar?
  4. Qual o salário médio de um enfermeiro?
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 70%)

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se não! Faça  o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite  conhecer suas habilidades naturais também!

O que é e o que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é aquele que cuida de tudo que está sendo feito em relação a saúde do paciente após o diagnóstico médico. A presença dele é essencial e constante.

Sendo assim, ele supervisiona o trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem, evolui prontuários (registra tudo que está sendo feito), orienta procedimentos ligados a administração medicamentosa, assepsia, etc.

Esse profissional também cuida da comunicação entre paciente, equipe médica e administração. 

Antigamente, a resposta para o que faz um enfermeiro costumava ser mais abrangente, mas isso mudou com o surgimento dos cursos técnicos. Hoje, há mais técnicos de enfermagem que enfermeiros no mercado de trabalho.

Devido a isso, a principal função do enfermeiro se tornou supervisionar e garantir que o paciente seja devidamente assistido. 

O enfermeiro não dá diagnósticos e nem receita medicamentos. Mas deve ter conhecimento suficiente para agir em casos de emergência e perceber quando algo não está dando certo no tratamento.

O que faz um enfermeiro e o que o diferencia do auxiliar e do técnico de enfermagem??

Uma das diferenças entre esses três tipos de profissionais da saúde é o tipo de formação. Isso também determinará o modo como irão atuar na área.

O auxiliar de enfermagem não precisa ter nível médio e deve fazer um curso de menor duração (cerca de um ano). Como o próprio nome já diz, ele será um auxiliar de cuidados básicos relacionados ao bem estar dos pacientes. 

Entre os serviços que esse profissional presta à comunidade, estão: orientação em relação a diversos tipos doenças, principalmente, em relação às sexualmente transmissíveis e as endêmicas, aplicação de vacinas, troca de curativos, entre outros.

O técnico de enfermagem deve possuir ensino médio completo e ter um certificado de curso técnico. O curso tem uma duração média de dois anos e prioriza a formação prática.

Diferentemente do auxiliar de enfermagem, o técnico vai exercer funções um pouco mais complexas. São elas: 

Aplicação de medicamentos, instrumentação cirúrgica, esterilização de instrumentos cirúrgicos, coleta de materiais para exame, assepsia e preparo pré e pós-cirúrgico.

Já o enfermeiro possui formação universitária, ou seja, passa cerca de cinco anos na faculdade. E, ao contrário dos demais profissionais citados, ele adquire, durante os anos de graduação, conhecimento sobre anatomia, farmacologia, biologia etc. 

O que faz um enfermeiro em cada área?? 

Assim como um hospital possui diversos setores e a medicina possui várias especialidades, o enfermeiro pode atuar de diferentes formas. Há aqueles que ficam no centro cirúrgico, há os que ficam na emergência e assim por diante.

A seguir, conheça algumas áreas nas quais esse profissional pode desenvolver suas funções.

O que faz um enfermeiro de emergência

O enfermeiro que trabalha na emergência precisa desenvolver a habilidade de identificar quais os pacientes devem ser atendidos primeiro e quais podem esperar. Para isso, os sinais vitais são um importante aliado.

Nesse caso, geralmente ele vai ficar na triagem, onde são realizadas aferição de pressão, temperatura e nível de saturação.

O que faz um enfermeiro de centro-cirúrgico

Podem ser os técnicos e instrumentadores que cuidam da esterilização e separação dos instrumentos e materiais cirúrgicos, além do cuidado pré e pós-operatório dos pacientes, mas a responsabilidade de fazer tudo funcionar corretamente é do enfermeiro.   

Então, não, ele não fica parado! Muitas vezes, além de supervisionar, ele vai colocar a mão na massa. Afinal, o ambiente cirúrgico requer muita agilidade e sempre tem algo precisando ser feito.

Além disso, a função mais importante do enfermeiro que atua no centro-cirúrgico é monitorar as funções vitais do paciente. O resto da equipe, tanto médica quanto técnica, estará muito ocupada e isso é algo que não pode passar despercebido.

Fora isso, o enfermeiro deve evoluir e assinar o prontuário, ou seja, anotar tudo que está sendo feito, matérias e medicamentos que estão sendo utilizados e assim por diante.

Por fim, também deve estar atento a todas as orientações médicas, pois é ele que fará com que sejam cumpridas.

Beduka Bolsas Direito

O que faz um enfermeiro de obstetrícia

As principais funções dos enfermeiros que trabalham na área obstétrica são o acompanhamento pré-natal e o auxílio pós-parto às mães.  

Vale ressaltar que tanto no pré-natal quanto no pós-parto, as mulheres passam por muitas questões complicadas relacionadas à saúde. Pressão alta, diabetes gestacional e dificuldades na amamentação são algumas delas.

Sendo assim, o auxílio do profissional de enfermagem é indispensável para que um quadro, no mínimo estável, seja mantido.

O que faz um enfermeiro de cuidados no ambiente familiar

Nos últimos anos cresceu o número de enfermeiros que são contratados por familiares de pessoas acamadas, idosos e deficientes físicos. 

Esse fator é até bastante comum entre pessoas de alto poder aquisitivo. Entretanto, famílias de classe média também costumam solicitar esse serviço.

Nesse caso, o enfermeiro vai cuidar e zelar pela saúde do paciente no ambiente familiar. Aplicação de medicações, assepsia, alimentação e leves caminhadas são alguns dos suportes que o profissional vai prestar.

O que faz um enfermeiro de Resgate

Assim como já conversamos nesse artigo, o enfermeiro deve estar preparado para atuar em situações de emergência nas quais não há a presença de um médico. Por esse motivo, eles estudam sobre anatomia e farmacologia na universidade. 

Lidando com casos não tão graves e com casos de extrema gravidade, os profissionais que atuam no resgate vão viver isso diariamente na prática. Logo, será preciso prestar assistência imediata para que o paciente chegue vivo ao hospital.

Checar sinais vitais, imobilizar e até reanimar (com o uso ou não de medicamentos) estão entre os procedimentos que vão precisar adotar.

Qual o salário médio de um enfermeiro?

A média salarial de um enfermeiro é R$3.000, mas esse valor costuma variar bastante. Logo, alguns fatores vão influenciar diretamente nessa média:

  • Local de trabalho;
  • Região;
  • Tipo de admissão;
  • Funções que exerce;
  • carga horária.

Um profissional que trabalha em hospitais como o Albert Einstein (um dos mais caros e conceituados do país), por exemplo, terá um salário acima da média. 

Agora, se falarmos de um enfermeiro de um pequeno posto do interior, possivelmente, estaremos tratando de um salário abaixo da média. 

Também há diferença salarial entre servidores públicos e privados. Em relação ao tempo diário de trabalho, quanto maior a carga horária, maior será o rendimento.

Onde estudar enfermagem? O beduka pode te conectar a faculdade

Você já sabe o que faz um enfermeiro. Agora é o momento de escolher uma faculdade! Para isso:

  • Não é preciso fazer ou ter feito o Enem;
  • Não é preciso fazer qualquer outro tipo de vestibular;
  • Você vai estudar com o melhor custo-benefício.

Só o Beduka Bolsas te oferece essa oportunidade! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

E mais! O Beduka possui parceria com faculdades que apresentam um ótimo conceito no mercado de trabalho.

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o que faz um enfermeiro tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

 pode atuar na triagem de clínicas e hospitais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador