Geografia

Exercícios sobre Agricultura no Enem com gabarito

Exercícios sobre AgriculturaExercícios sobre Agricultura

Resolva esses exercícios sobre agricultura e aprenda um pouco mais sobre as relações socioespaciais no meio rural. Seja agricultura mundial ou agricultura no Brasil, é bom estudar. Dessa forma, você chegará bem preparado no dia da prova de vestibular.

A agricultura é um tema recorrente nas provas de Geografia do ENEM e de diversos vestibulares. Por isso, nesse artigo iremos apresentar alguns exercícios sobre agricultura para que você chegue preparado no dia da prova. Além disso, veja um pouco mais sobre esse assunto, descubra quais os tipos de agricultura, entre outros pontos importantes sobre esse tema.

O Beduka também possui outros conteúdos que podem te ajudar para a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. Saiba um pouco mais sobre a colonização portuguesa no Brasil, descubra as origens do Taylorismo e veja o que é o Mito da Caverna.

Além dos exercícios sobre agricultura, preparamos para você um plano de estudos gratuito para que você possa se organizar para os vestibulares.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

Exercícios sobre Agricultura

  1. (ENEM)
gráfico-de-exercícios-sobre-agricultura

O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

a) A concentração de terras nas mãos de poucos.
b) A existência de poucas terras agricultáveis.
c) O domínio territorial dos minifúndios.
d) A primazia da agricultura familiar.
e) A debilidade dos plantations modernos.

2. (UEPB) O crescimento da economia brasileira desenvolveu-se sob o signo dos grandes ______ e da concentração de renda. A _______ da agricultura e a concentração ______ produziram o ________

acelerado, que se manifesta na formação das _______ urbanas. No campo, os novos padrões de ______ impostos pelos complexos ______ continuam a provocar a ruína dos pequenos produtores, configurando um quadro de verdadeira tragédia social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

a) agroindustriais – produtividade – das periferias – consumo – favelas – monopólios – rurais.

b) agronegócios – produtividade – de renda – consumo – massas – investimentos – industriais.

c) monopólios – crise – de terras – crescimento – franjas – consumo – urbanos.

d) monopólios – modernização – fundiária – êxodo rural – periferias– produtividade – agroindustriais.

e) capitalistas – proletarização – fundiária – enriquecimento –favelas – modernização – agroindustriais.

3. (ENEM) – “Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.”

(Revista Época, 3/3/2008 e 9/6/2008, com adaptações)

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

4. (UEL) – O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos e privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões.

Disponível em: “<www.agricultura.gov.br.>” Acesso em: 19 Jun. 2005.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.

II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.

III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.

IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.
b) II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.

Siga o Beduka no Instagram para não perder as novidades!

Abaixo apresentamos mais exercícios resolvidos nos quais você pode se aprofundar mais:

O que é Agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano e animal, produção de matérias-primas e ornamentação.

A agricultura é uma atividade muito antiga, marcada pelo período em que o homem, que antes era um nômade, decide mudar sua forma de ocupar a Terra e passa a fixar-se em um local e cultivar a terra.

Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção

Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada.

Outro elemento natural indispensável para a agricultura é o solo. Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos.

Sistemas Agrícolas – muito cobrado nos exercícios sobre agricultura

As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada. São elas a agricultura intensiva e agricultura extensiva.

Agricultura intensiva

Corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. A agricultura intensiva conta com mão de obra qualificada, alto nível de mecanização e tecnologia. Nesse tipo, há rotação de culturas e alto uso de fertilizantes e insumos que colaboram para o aumento da produção.

As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.

Agricultura extensiva

Esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há uso de tecnologias avançadas, portanto a mão-de-obra é rudimentar e pouco qualificada. A produtividade é baixa, já que não há muita exploração de terra.

Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

Tipos de Agricultura

Tipos de Agricultura no Brasil

No Brasil, podemos listar os seguintes tipos de agricultura:

  • Agricultura de subsistência
  • Agricultura orgânica
  • Agricultura comercial
  • Permacultura

Veja a caracterização de cada tipo a seguir.

Agricultura de Subsistência

Também chamada de “agricultura tradicional” ou “agricultura familiar”, esse tipo de agricultura é baseado na policultura e corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas.

Esse tipo de agricultura é realizado a partir de técnicas rudimentares em pequenas propriedades e sem auxílio de máquinas ou de processo de adubagem. Dessa forma, a própria família fica encarregada de cuidar, cultivar e colher os alimentos, marcada por uma economia agrícola fechada, de autoconsumo

A agricultura familiar representa cerca de 80% da produção mundial de alimentos, portanto, é de extrema importância para a economia.

Agricultura Orgânica

A agricultura orgânica, também chamada de “cultivo verde”, surgiu no século XX e tem como objetivo principal o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social dos produtores. Esse tipo de agricultura está intimamente ligada ao desenvolvimento sustentável.

Esse tipo de agricultura constitui uma produção que se preocupa com a saúde e bem-estar de quem a consome. Há preocupação com o uso do solo, bem como a sua manutenção. Não utiliza agrotóxicos ou pesticidas, visando a um produto de qualidade e nutritivo

Técnicas de baixo impacto ambiental são utilizadas nesse sistema, como a rotação de culturas, uso de adubo verde (biológico) e compostagem de matéria orgânica.

O comprometimento com a sustentabilidade é uma das premissas desse tipo de agricultura. A produção geralmente apresenta um valor maior no mercado dada a maior garantia em relação à manutenção da saúde.

Agricultura Comercial

Também chamada de “agricultura moderna”, esse tipo de agricultura tem como característica a monocultura, ou seja, há cultivo de apenas um tipo de alimento. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e, geralmente, sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo.

Devido à intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade. Há bastante uso de máquinas e tecnologias para aumentar o rendimento daquilo que está sendo cultivado

A agricultura comercial provoca alguns impactos negativos no meio ambiente, como desmatamento, esgotamento dos solos e uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos.

Permacultura

A permacultura é um termo criado em 1978 por Bill Mollison, cientista e naturalista, que designa uma ciência cujo objetivo é a permanência do ser humano na Terra, ou seja, permacultura é, basicamente, a agricultura permanente.

Esse tipo de agricultura se caracteriza por compreender a ecologia, utilizar os recursos naturais de maneira racional e pela prática do desenvolvimento sustentável. Além disso, a permacultura possui três princípios básicos: cuidar da terra, cuidar do futuro e cuidar das pessoas.

A permacultura une as práticas tradicionais agrícolas com ideias novas, estabelecendo uma integração entre homem e meio ambiente de forma equilibrada. As principais práticas da permacultura são: banheiro seco (visa à diminuição do uso de água e tratamento das fezes); horta mandala (produção de alimentos de maneira sustentável) e minhocário (produção de húmus).

Agricultura no Brasil

A agricultura é a principal atividade econômica para a produção de alimentos no país desde a colonização. Atualmente, o Brasil lidera no ranking, sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Os produtos mais produzidos no Brasil são: cana de açúcar, soja, café, laranja, cacau, milho, arroz, trigo e algodão.

Impactos Ambientais

A atividade agrícola gera alguns problemas ambientais, desde as queimadas para preparação do terreno, o que gera a diminuição de espécies vegetais e animais, desequilibrando o ecossistema

Além disso, problemas como a contaminação do solo, destruição da biodiversidade, das florestas e erosão do solo, são alguns dos impactos ambientais causados por esse tipo de atividade.

O Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Experimente agora!

Agora que você conferiu alguns exercícios sobre agricultura, aproveite e veja outros artigos que podem te ajudar no ENEM e em outros vestibulares. Veja dicas de estudo de Espanhol, descubra um pouco mais sobre o aquecimento global e saiba a importância dos biomas brasileiros.

Fez os exercícios sobre agricultura? Confira abaixo o gabarito:

Exercício resolvido da questão 1 – a

Exercício resolvido da questão 2 – d

Exercício resolvido da questão 3 – e

Exercício resolvido da questão 4 – a

Agora que você fez os exercícios sobre agricultura, aproveite e veja alguns resumos de livros que preparamos para você

Gostou dos nossos exercícios sobre agricultura? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador