Geografia

As 7 Melhores Questões sobre a Globalização com Gabarito

questões sobre a globalizaçãoQuestões sobre a Globalização
Sala do Saber - melhor cursinho online

A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. É também um tema bastante recorrente em diversos vestibulares. Prepare-se para as provas com a nossa lista de questões sobre globalização que separamos.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Um assunto muito importante para o ENEM e outros diversos vestibulares é a globalização. Por isso, que tal começar a aprendendo um pouco mais sobre o assunto?

Veja o que é globalização, suas características, além de resolver algumas questões sobre a globalização e tirar as principais dúvidas sobre o tema.

O Beduka também possui outros conteúdos de Geografia que podem te ajudar a estudar para essa matéria e se dar bem nos vestibulares. Saiba qual a importância dos biomas brasileiros, descubra quais são os principais rios brasileiros e faça algumas questões sobre urbanização.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

O que é Globalização?

Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e países do mundo inteiro, seja no âmbito social, político ou cultural. Esse conceito não se refere apenas à uma situação ou uma ocasião específico, mas a um processo.

Isso significa que a globalização tem como característica principal o fato de estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.

A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que esses pontos compartilhassem características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado.

O conceito de Aldeia Global está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Origem da Globalização

Este é um resumo para você ler antes de fazer os exercícios. O texto completo sobre Globalização está aqui.

Muitos historiadores afirmam que a globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.

Apesar disso, o termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. De qualquer forma, a globalização foi gradativamente apresentando evoluções e sendo ampliada devido às transformações tecnológicas.

Quais são as características da Globalização?

Dê atenção a esses tópicos para ir bem nas perguntas e respostas sobre globalização.

O que vamos elencar abaixo é o resumo da matéria e pode te ajudar nas provas. Basta se lembrar desses tópicos para conseguir fazer várias questões sobre o tema.

As principais características da globalização são:

  • Integração social, econômica e política;
  • União de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);
  • Fortalecimento das relações internacionais;
  • Aumento da produção e do consumo de bens e serviços;
  • Avanço tecnológico e dos meios de comunicação;
  • Instantaneidade e velocidade das informações (via internet, por exemplo);
  • Aumento da concorrência econômica e do nível de competição;
  • Surgimento dos blocos econômicos e desaparição das fronteiras comerciais;
  • Ampliação do uso de máquinas na execução de tarefas;
  • Crescimento da economia informal;
  • Valorização de mão-de-obra qualificada;
  • Privatização de empresas estatais.

Questões sobre a Globalização

Confira alguns textos com exercícios sobre globalização e as respostas.

Questão 1 sobre globalização ENEM

TEXTO I

TEXTO II

A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou cobrar contas em atraso.

Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):

a) aceitação das diferenças culturais.

b) adequação da posição geográfica.

c) incremento do ensino superior.

d) qualidade da rede logística.

e) custo da mão de obra local.

Questão 2 (FUVEST) – Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,

a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.

b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.

c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.

d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.

e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

Questão 3 sobre globalização ENEM – Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:

a) linhas de montagem e formação de estoques.

b) empresas burocráticas e mão de obra barata.

c) controle estatal e infraestrutura consolidada.

d) organização em rede e tecnologia de informação.

e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

  • Muito bem! Você já fez metade das questões sobre Globalização. Continue com o bom trabalho.

Questão 4 – (UFRN)No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela:
criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.

a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.

b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.

c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.

d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.

Questão 5 – (UFAL) – Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.

b) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.

c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.

d) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.

e) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.

Questão 6 – (UEPB) –  A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado.

As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I – A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II – A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III – A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV – A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

Estão corretas apenas as alternativas:

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I e IV

d) II, III e IV

e) II e III

Questão 7 – (Unifal) Assinale a alternativa correta a respeito da tendência cada vez mais forte da internacionalização do comércio e da globalização.

a) Criaram-se mercados comuns entre grupos de nações, chamados de megablocos ou blocos regionais.

b) Os imensos mercados internacionais ou blocos comerciais reforçam as economias locais.

c) Os blocos comerciais ampliam as trocas de mercadorias apenas entre os países-membros, excluindo o comércio com as demais nações.

d) Os blocos comerciais diminuem suas relações com o restante do mundo, à medida que fortalecem sua unidade econômica e política.

e) As relações entre os países-membros dos blocos comerciais não envolveram sucessivos tratados para a unificação econômica.

  • Parabéns! Você fez todas as questões sobre Globalização. Confira o Gabarito:

Gabarito das questões sobre Globalização

Esperamos que tenha ido muito bem nos exercícios sobre Globalização. Agora veja quantos acertou.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra e) custo da mão de obra local.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) organização em rede e tecnologia de informação.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) I, II e III

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) Criaram-se mercados comuns entre grupos de nações, chamados de megablocos ou blocos regionais.

Siga o Beduka no Instagram para não perder as novidades. Esses foram os exercícios sobre globalização, mas temos muitos outros exercícios de vestibular respondidos.

Abaixo apresentamos mais exercícios resolvidos nos quais você pode se aprofundar mais:

O Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Experimente agora!

Agora que você conferiu algumas questões sobre a globalização, aproveite para ver conteúdos de outras matérias. Aprenda o que é cinética química, veja um pouco mais sobre o aquecimento global e descubra o que é uma preposição.

Agora que você já fez as questões sobre a globalização, aproveite para conferir alguns artigos de outras matérias. Que tal estudar um pouco sobre Física Ondulatória? Leia nosso artigo.

Gostou das nossas questões sobre a globalização? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.