ExercíciosHistória

Questões sobre a expansão territorial do Brasil

Questões sobre a expansão territorial do BrasilQuestões sobre a expansão territorial do Brasil

Muito daquilo que conhecemos do Brasil atualmente, não fazia parte de seu território na época da colonização portuguesa, sabia disso? Revise esse tema fazendo algumas questões que preparamos!

Acre, Fernando de Noronha e muito daquilo que conhecemos como o Brasil atual passou por mudanças desde a descoberta, há mais de 500 anos. Sempre frequente no ENEM e nos processos seletivos, as questões sobre a expansão territorial do Brasil englobam diversos momentos da nossa história.

Neste artigo você vai rever, de forma rápida, como se deu a expansão territorial do Brasil, os fatores que a influenciaram e entender o contexto geral que levou o país a ser o maior da América do Sul, com seus mais de 8 milhões de quilômetros de extensão.

As questões sobre a expansão territorial do Brasil aparecem muito em concursos e vestibulares. Não é à toa que você, estudante esperto, entrou no Beduka procurando informações sobre isso e também exemplos com exercícios para treinar!

Vamos começar a história, então?

Quais são os fatores que contribuíram para a expansão territorial do Brasil?

Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.

Além disso, o desenvolvimento pecuário também teve sua importância como razão para as incursões no interior do país. A exploração econômica do território amazônico foi a motivação para expansão do Brasil na região Norte.

O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, estabelecia que Portugal poderia explorar e ocupar as terras brasileiras até determinada faixa costeira do Atlântico. Os demais territórios teriam sua exploração pelo Reino de Castela, hoje conhecido como Espanha.

No entanto, não havia um interesse especial da coroa de Castela em explorar essas terras, enquanto a portuguesa desejava desbravar mais territórios. Portugal já sabia do potencial da colônia e, mesmo contrariando o acordo, iniciou a expansão territorial do Brasil.

Focada em descobrir riquezas em ouro e minério e reconhecer o interior do país, o avanço português causou atritos entre as duas nações.

Assim, outros acordos tiveram que ser celebrados entre os dois países para deixar claro o que pertencia a quem. O mais importante, assinado em 1750, deu ao território do Brasil mais ou menos a configuração que tem hoje.

A participação dos bandeirantes na expansão territorial do Brasil

Os bandeirantes eram homens que entre os séculos XVI e XVII formavam as expedições de reconhecimento pelo território brasileiro. Eles avançaram pela mata a procura de índios, minas de ouro e diamantes.

A maioria dos bandeirantes era paulistas. Por esse motivo, diversas expedições saíram da cidade de São Vicente ou da capital do estado. Eles caminhavam seguindo o curso dos rios e foram os responsáveis por encontrar as primeiras minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Os bandeirantes são apontados como os principais participantes da expansão territorial do Brasil. Eles ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas e deixaram sua marca no tamanho do país.

Vale comentar que haviam dois tipos de expedições bandeirantes. Aquelas organizadas por particulares eram chamadas de Bandeiras, enquanto que as comandadas pelo governo ficaram conhecidas como Entradas.

As Bandeiras eram voltadas para interesses particulares: encontrar pedras preciosas e ouro, ou combater revoltas de escravos e destruir os locais de convivência dos escravos fugidos: os quilombos.

Já as Entradas pretendiam fazer o mapeamento do território. Eram expedições científicas, nos termos de hoje, para estudar o que se encontrava no interior do Brasil e informar a coroa portuguesa, para que se pudesse planejar melhor a colonização.

Acima você pode conferir um breve resumo sobre esse importante período da nossa história. Chegou a hora de avaliar o que conhece com as questões sobre a expansão territorial do Brasil. Depois, de acordo com seus erros e acertos, elabore um plano de estudos sobre a matéria para conseguir uma boa nota.

8 questões sobre a expansão territorial do Brasil

Escolha um local calmo para fazer o exercício. Separe papel (caderno), lápis ou caneta e borracha. Selecionamos algumas questões sobre a expansão territorial do Brasil que caíram em diversas provas para que você possa avaliar o seu desempenho neste assunto e buscar aprofundar os seus conhecimentos. Vamos lá!? No final, apresentaremos o gabarito.

1ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – FUVEST

Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 – 1640), destacam-se

a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no recôncavo Baiano

b) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas

c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território

d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas

e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo

2ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – FUVEST

No século XVII, contribuíram para a penetração para o interior brasileiro:

a) o desenvolvimento das culturas da cana-de-açúcar e do algodão

b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais

c) a necessidade de defesa e o combate aos franceses

d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa

e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro

3ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – UFRS

Como objetivos da expansão oficial, podemos destacar

a) a recuperação econômica das áreas canavieiras, destruídas pelos holandeses, e a exploração econômica da Amazônia

b) a preação de indígenas e o aproveitamento econômico do rio da Prata

c) a defesa do território e a extinção do Quilombo de Palmares

d) a exploração econômica da Amazônia e o aproveitamento econômico da Prata

e) a obtenção de riquezas, graças à exploração de jazidas minerais

4ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – UEL

No Brasil Colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

a) ocupação das áreas litorâneas

b) expulsão do assalariado do campo

c) formação e exploração dos minifúndios

d) fixação do escravo na agricultura

e) expansão para o interior

5ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – UFSE

O texto abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia:

O gado podia penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.

Assinale a única alternativa não contida no texto:

a) a criação do gado era pouco exigente com respeito à mão de obra

b) a agricultura açucareira era  atividade mais complexa do que a criação de gado

c) a penetração do gado no Sertão não envolvia custos no transporte

d) a pecuária não tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas

e) o Sertão apresentou-se como caminho adequado para a expansão e criação do gado

6ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – Cesgranrio

A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites:

a) a expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht

b) a região missioneira no sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus

c) o Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual

d) o Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata

e) os Tratados de Santo Ildefonso e Badajós consolidaram o domínio português no sul, passando a incluir a região platina

7ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – MACKENZIE

“Os bandeirantes foram romantizados (…) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças.”

(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa)

Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre:

a) de sua iniciativa em atender à demanda de mão de obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau

b) de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro

c) de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras

d) de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do Nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colonia

e) da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial

8ª questão sobre a expansão territorial do Brasil – UFSJ

“Ilha do Bananal, atual estado de Tocantins, ano de 1750. Um grupo de homens descalços, sujos e famintos se aproxima de uma aldeia Carajás. Cautelosamente, convencem os índios a permitirem que acampem na vizinhança. Aos poucos, ganham a amizade dos anfitriões. Um belo dia, entretanto, mostram a que vieram. De surpresa, durante a madrugada, invadem a aldeia.

Os índios são acordados pelo barulho de tiros de mosquetão e correntes arrastando. Muitos tombam antes de perceber a traição. Mulheres e crianças gritam e são silenciadas a golpes de machete. Os sobreviventes do massacre, feridos e acorrentados, iniciam, sob chicote, uma marcha de 1500 quilômetros até a vila de São Paulo – como escravos.” TORAL, A. e BASTOS, G. Os brutos que conquistaram o Brasil.

In: Revista Superinteressante, abril de 2000. Fonte: https//superabriI.com.br/historia/brutos- conquistaram-brasiI-441292.3html. Acesso em 29/08/2012

Ações desse gênero, ocorridas na América Portuguesa, eram frequentemente empreendidas pelos

a) bandeirantes paulistas

b) jesuítas ibéricos

c) funcionários da coroa portuguesa

d) invasores franceses

Respostas das questões sobre a expansão territorial do Brasil

E aí, o que achou das questões que apresentamos acima? Foram fáceis? Abaixo apresentamos o gabarito com as respostas corretas. Confira os acertos!

  • Questão 1 – a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo
  • Questão 2 – o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais
  • Questão 3 – a exploração econômica da Amazônia e o aproveitamento econômico da Prata
  • Questão 4 – expansão para o interior
  • Questão 5 – a pecuária não tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas
  • Questão 6 – o Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual
  • Questão 7 – de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras
  • Questão 8 – bandeirantes paulistas

Você percebeu que os Bandeirantes tiveram um papel importante na expansão territorial brasileira. Também notou que a grande motivação era a econômica, onde se pode incluir a questão as expedições relacionadas ao escravismo.

Muito interessante saber como o Brasil chegou ao tamanho que tem hoje, não é mesmo? Essas foram algumas questões de vestibular sobre o imperialismo. Acertou todas as respostas? O segredo do estudo eficaz é entender o contexto da matéria e treinar com perguntas que já caíram no vestibular. Com essa prática você estará preparado para qualquer prova!

Se preferir, entre aqui no nosso simulador de questões do ENEM e responda mais questões sobre história.

Estude com a ajuda do Beduka

Se você deseja ser aprovado nas melhores universidades do Brasil precisará dedicar-se aos estudos. Com uma boa nota no ENEM poderá ainda concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), participar da seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou tentar um financiamento estudantil pelo FIES.

Sendo assim, aproveite os nossos materiais que preparamos para te ajudar nessa jornada. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que apresenta uma relação completa de instituições superiores. Com apenas alguns cliques você consegue saber qual é a melhor universidade para o curso escolhido na sua cidade. Experimente!

Além das questões sobre a expansão territorial do Brasil, temos um texto que ajuda a avaliar a sua vocação, a lista das profissões em alta no mercado de trabalho, revelamos quais são os pronomes oblíquos e também algumas explicações sobre a primeira lei de Newton.

Se o seu desejo é ir bem na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, entenda como é a prova do ENEM, como conseguir isenção na taxa do exame e veja a lista das faculdades que aceitam o FIES.

Você acabou de responder algumas questões sobre a expansão territorial do Brasil, aproveite para ver quais são as melhores faculdades de direito da Bahia, leia o resumo da biografia de José de Alencar e também revise o que é uma preposição.

Gostou deste exercício com as questões sobre a expansão territorial do Brasil? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador