História

Expansão Territorial do Brasil

Expansão Territorial do BrasilExpansão Territorial do Brasil

A Expansão Territorial do Brasil ocorreu nos primeiros anos após a colonização do país pelos portugueses. Os bandeirantes foram os protagonistas desse período, ao saíram em expedições para o interior do Brasil em busca de metais preciosos e resgate de escravos foragidos.

Você conhece a Expansão Territorial do Brasil? Essa matéria é muito frequente nas questões do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para você se preparar melhor para as questões de história do ENEM.

Neste artigo você vai conferir como ocorreu a Expansão Territorial do Brasil, os fatores que a influenciaram e entender o contexto geral que levou o país a ser o maior da América do Sul, com mais de 8 milhões de quilômetros de extensão.

Não deixe de conferir os exercícios sobre a expansão territorial do Brasil

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Como ocorreu a Expansão Territorial do Brasil;
  • Tratado de Tordesilhas;
  • Expansão Territorial nas regiões.

Início da colonização do Brasil

A primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza se deu em 1532, e ele fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente. O primeiro ciclo econômico constituiu-se da exploração do pau-brasil, cuja madeira avermelhada permitia a produção de corante vermelho.

Em 1532, Martim Afonso de Sousa combateu os piratas franceses e instalou, em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar. A colonização do território brasileiro seguiu um padrão de ocupação e povoamento das regiões litorâneas

Ocupar e povoar o litoral era uma estratégia para a consolidar a posse de Portugal sobre as novas terras, afastando o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.

Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os dois países protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, suas posses no território da América do Sul.

O território a oeste da linha pertencia a Espanha e a leste, pertencia a Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil se iniciava próximo onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina. O objetivo do tratado era finalizar as disputas de território do novo continente.

Expansão Territorial do Brasil

A expansão territorial do Brasil foi a ampliação dos limites do território brasileiro que aconteceu entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Durante esse tempo, o país aumentou sua área em mais de duas vezes. Essa expansão é decorrente do desenvolvimento econômico da colônia e dos interesses político-estratégicos da colonização.

Um primeiro evento que permitiu a expansão foi a União Ibérica, que, entre 1580 e 1640, colocou as possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Nesse momento, a necessidade de se respeitar fronteiras do Tratado de Tordesilhas foi praticamente invalidada.

Durante as primeiras décadas após o descobrimento do Brasil, o povoamento avançou bem pouco, estando restrito às áreas litorâneas do Nordeste e do Sudeste. A população branca era reduzida, não conhecendo bem o território e se depararam com grande resistência por parte dos nativos.

No século XVII, as atividades produtivas, a ação do Estado com relação a resistência dos nativos e a ameaça iminente de invasores estrangeiros impulsionaram a expansão territorial para o interior do Brasil.

Expansão na Região Norte

As expedições para o Norte do país saíram do litoral do Nordeste, abrindo passagem para a Amazônia. A expansão pela região amazônica foi favorecida por uma atividade econômica muito lucrativa no século XVII: a exploração das drogas do sertão (ervas medicinais e aromáticas, guaraná, pimenta, cravo e castanhas).

Muitos adentraram pela floresta amazônica para extrair e vender para comerciantes que as vendiam na região nordestina e também na Europa.

Expansão na Região Centro-Sul

As expedições de expansão territorial da região centro-sul foram encabeçadas pelos bandeirantes paulistas, que buscavam o aprisionamento de índios, a descoberta de metais preciosos e a recuperação de escravos que haviam fugido.

Os bandeirantes adentraram para as regiões central, sudeste e sul do território brasileiro, extrapolando os limites do tratado de Tordesilhas. Essas expedições resultaram na exploração e conquista dessas regiões, onde várias vilas foram fundadas, possibilitando a ocupação destes territórios.

Durante o século XVII, os bandeirantes descobriram inúmeras minas de ouro em toda área onde atualmente é o estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, dando início ao Ciclo do Ouro.

Após essas descobertas, o eixo de desenvolvimento econômico do Nordeste foi deslocado para as regiões central e sudeste do Brasil. Diversas cidades foram fundadas e se desenvolveram aceleradamente devido a renda gerada pela exploração do ouro.

Aprenda mais sobre como era a Mineração no Brasil Colonial.

Expansão na Região Sul

Durante o auge da exploração do ouro no século XVIII, a expansão territorial na região sul fez com que a criação de gado aumentasse, para que as regiões de exploração do ouro fossem abastecidas de carne. Esse processo fez com que diversas vilas e cidades se desenvolvessem na região interior do sul do país.

A fronteira natural do Brasil foi fixada no rio da Prata em 1680, através da implantação de um agrupamento militar chamado Colônia do Sacramento, em frente de Buenos Aires. Essa Colônia permite o acesso por terra a toda a região do pampa e, através do rio, para o atual Centro-Oeste do Brasil, Paraguai e Bolívia. 

Além de aprender sobre a Expansão Territorial do Brasil, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre a Expansão Territorial do Brasil? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador