ProUniResultado

Como olhar o meu resultado do Prouni? Veja este passo a passo para facilitar!

Como olhar o meu resultado do ProuniComo olhar o meu resultado do Prouni? Veja esse passo a passo!

Quem precisa de uma bolsa e está tentando uma vaga em uma universidade sempre fica ansioso para saber o resultado do Prouni. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo atualizado sobre esse tema. Vamos te contar como o resultado funciona, quando ele sai, como acessá-lo e o que fazer quando você for aprovado (ou não)…

Nesse artigo você encontrará a resposta para as dúvidas abaixo. Se quiser, clique em uma delas para ir diretamente à resposta:

  1. Como funciona o resultado do Prouni?
  2. Quando sai o resultado do Prouni?
  3. Passo a passo: como ver o resultado do Prouni?
  4. O que fazer se eu for aprovado no Prouni?
  5. O que fazer se eu NÃO for aprovado no Prouni? (Sobre a Segunda Chamada)
  6. Outras opções além do Prouni!

No Instagram do Beduka nós te mantemos atualizado com as datas importantes, as notícias mais relevantes e as oportunidades envolvendo universidades. Se eu fosse você, não deixaria de seguir!

Como funciona o resultado do Prouni?

Se está querendo saber do resultado, você já deve ter reparado que o Prouni é um sistema de ranqueamento. Então, todos os participantes cadastram as suas notas e elas são colocadas em uma ordem.

Quando o prazo termina, as melhores notas são selecionadas de acordo com o número de vagas disponíveis para aquela opção. A nota da última pessoa a ser selecionada é o valor da nota de corte daquela edição.

É assim que eles chegam em um resultado! 

Só que estamos falando do resultado final, então você pode estar se perguntando sobre o que é o resultado parcial. Veja a explicação a seguir.

Como funciona o resultado parcial do Prouni? (Nota de corte parcial)

Acima, explicamos o último processo a ser feito para chegar no resultado do Prouni. Só que, antes disso acontecer, saem alguns resultados parciais. 

Há um período de alguns dias para os candidatos colocarem suas notas. À medida que eles vão colocando, a ordem das notas vai se alterando. Então, no final de cada dia, sai uma classificação prévia.

Ela costuma servir de guia para os que estão na luta pela vaga na universidade. Explicamos isso com detalhes e exemplos no artigo sobre a nota de corte. O que você precisa saber aqui é que o resultado parcial não é o definitivo, só o final.

Vamos voltar a falar sobre ele, já que é o que interessa. A seguir, veremos como e onde acessá-lo!

Quando sai o resultado do Prouni?

O resultado dessa edição do Prouni (2022 / 1° semestre) será divulgado no dia 2 de março de 2022 para a 1ª chamada e no dia 21 de março para a 2ª. O período de inscrições desta edição foi do dia 22 a 25 de fevereiro.

Agora vamos ver como é fácil acessar o resultado. Assim você já se prepara para quando chegar a sua vez!

Passo a passo: como olhar o resultado do Prouni?

É tão simples que você vai até se surpreender! Lembra da página que você acessou para fazer as inscrições do Prouni

É também nela que tudo começa na hora de ver o resultado do Prouni. Então:

  • Passo 1: Entre na Página do Participante do Prouni;
  • Passo 2: Clique no botão “ver resultado”;
  • Passo 3: Faça seu login (é só entrar com o cadastro no Gov.br);
  • Passo 4: O seu resultado aparecerá!

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto em seus sites quanto impressas. 

Consultou? Talvez você esteja com uma outra dúvida…

E como saber os resultados da Pré-seleção do ProUni?

Na verdade, a “pré-seleção” é justamente o processo que nós te explicamos aí acima. 

Ela só tem esse nome porque, depois de ver que foi aprovado, você terá que comprovar os documentos. Aí sim eles validarão a sua seleção.

É agora que surgem as duas principais perguntas a seguir!

O que fazer se eu for aprovado no Prouni?

Chamada não garante vaga! A primeira coisa que você precisa é comprovar seus documentos e se matricular. Essa é a única forma de garantir a sua vaga. 

Existe um prazo para fazer isso e, se passar desse prazo, você perde sim a oportunidade…

Então, se você foi selecionado, envie sua documentação para a faculdade em que foi pré-aprovado. Você pode consultar o prazo para fazer isso na Home do Prouni, acessar o site ou ligar para as faculdades em que irá se matricular.

A própria instituição vai te mostrar qual é a lista de documentos e onde enviar tudo isso, mas você já pode dar uma olhadinha nos documentos que sempre pedem.

Já é bom ir providenciando eles e mantendo tudo em uma pastinha! Eles servem para quase tudo na vida adulta.

Porém, se você não for aprovado, ainda há esperança! Veja a seguir.

O que fazer se eu NÃO for aprovado na primeira chamada do Prouni?

Calma, não fique triste!

Nós vamos te explicar como funciona a segunda chamada do Prouni! Os candidatos que não foram aprovados podem se inscrever para a segunda chamada. 

Ela é uma segunda convocação que é feita para preencher vagas que tenham sobrado. Isso porque tem gente que desiste ou perde o prazo da comprovação dos documentos. Assim é que “sobram” vagas.

Para participar dela você faz a inscrição na mesma página, lá mostra o período e como fazer isso. Será a própria instituição que divulgará o resultado da segunda chamada, então fique atento aos meios de comunicação dela!

E se nada der certo, você ainda pode demonstrar interesse na Lista de Espera. Ou, ainda, verificar as possibilidades que te mostraremos a seguir!

Outras opções além do Prouni!

Se nem mesmo a lista de espera te salvar, você ainda pode tentar usar a sua nota no Sisu ou no Fies. Há também os vestibulares próprios das universidades particulares e de algumas públicas.

Além do mais, o Beduka está aqui para te ajudar a entrar na universidade! Então você pode acompanhar as nossas oportunidades de bolsas e até mesmo se preparar novamente para o Enem do próximo ano com o Simulado Gratuito. Só não deixe de tentar!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador