ProUni

Entenda com funciona a Segunda chamada do Prouni!

Segunda chamada do ProuniSegunda chamada do Prouni
Mude de vida com Beduka Bolsas

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo a estudantes brasileiros que não tem condições de arcar com o valor total da mensalidade. Ele tem o intuito de tornar o ensino superior acessível a todos os cidadãos.

Os participantes precisam se enquadrar em alguns pré-requisitos e todos os anos são divulgadas duas listas de pessoas aptas a adquirir descontos de 50% e até mesmo 100% no valor das mensalidades.

Caso seu nome não apareça na primeira lista, não será preciso se desesperar. Nós vamos te contar como funciona a segunda chamada do Prouni e tudo que você deve saber para garantir sua bolsa.

Este artigo vai te ajudar a entender e a não perder a segunda chamada do Prouni 2023. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Quer entrar na faculdade sem depender da segunda chamada do Prouni? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

Como funciona a segunda chamada do Prouni?

Após a primeira chamada do Prouni, os estudantes convocados devem levar os documentos necessários para comprovar os pré-requisitos exigidos pelo programa.

Caso os candidatos selecionados não compareçam no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a bolsa vai para a segunda chamada

Dessa forma, é oferecida mais uma chance para os alunos que atingiram a pontuação exigida, mas que não conseguiram vaga na primeira chamada.

A lista é novamente divulgada e os estudantes selecionados precisam realizar a matrícula dentro do prazo. Após a divulgação dos resultados, o candidato deve comprovar as informações na instituição escolhida. É como uma repetição do processo anterior.

Quem pode participar da segunda chamada do Prouni?

Todos os candidatos não selecionados na primeira chamada, mas que atingiram a nota exigida para tentar uma bolsa, podem participar da segunda chamada do Prouni.

Além disso, aqueles que foram pré-selecionados para a segunda opção de curso, mas foram reprovados em razão da não formação de turma, também podem participar.

É importante lembrar que o candidato selecionado na primeira chamada mas que não efetivou a matrícula em algumas das instituições escolhidas é automaticamente excluído do sistema e não pode participar da segunda chamada.

Como participar da segunda chamada do Prouni 2023?

Quando a lista de classificados para segunda chamada do Prouni for divulgada, os candidatos interessados devem se apressar e efetivar a matrícula na universidade escolhida.

(Isso significa que sua participação é automática, caso esteja em um dos casos mencionados acima.)

Para efetivar a matrícula e garantir sua vaga, é necessário apresentar toda a documentação exigida e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.

Como cada unidade de ensino tem uma data própria para matrícula, é importantíssimo ficar atento aos prazos. Consulte com atenção a lista de documentos exigidos pela instituição. A vaga pelo Prouni só é garantida após a confirmação da matrícula.

Quando sai o resultado da segunda chamada do Prouni?

Para verificar o resultado da segunda chamada do Prouni, basta acessar o site oficial do Prouni, clicar em “Ver resultados” e inserir o número de inscrição e senha do ENEM.

Outra opção é clicar em “Lista de selecionados”, marcar a opção “Prouni Segunda Chamada”. Nesse caminho, será preciso informar a instituição, o curso, o turno e o tipo de bolsa escolhida (integral ou parcial).

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Veja abaixo todas as datas importantes do Prouni 2023.1:

  • Inscrições: 28 de fevereio a 03 de março de 2023
  • Resultado da 1ª chamada: 07 de março de 2023
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março de 2023
  • Manifestação de interesse para a lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Você sabia que há uma forma de conseguir uma bolsa de estudos sem precisar do Enem? Confira logo abaixo!

Nós conectamos você à faculdade!

Já pensou em cursar a faculdade dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita? 

Saiba que isso é possível com o Beduka Bolsas!

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode encontrar bolsas de estudos para mais de 90 opções de cursos em uma de nossas universidades parceiras. 

Não é preciso fazer provas, não precisa preencher pré-requisitos e o início é imediato! Você nem precisará mais se preocupar com a primeira ou segunda chamada do Prouni.

Essa é a sua chance de entrar na faculdade dos seus sonhos, e de quebra, garantir o seu sucesso profissional!

Qualquer dúvida, mande um direct para gente no Instagram. Estamos sempre trabalhando duro para trazer conteúdos super fáceis de entender e oportunidades imperdíveis para você entrar na faculdade!

Sucesso nessa jornada e bons estudos!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador