Enem

Como entrar na página do participante do Enem? Todos os 4 passos e muito mais

Como entrar na página do participante do EnemComo entrar na página do participante do Enem?

A primeira coisa que candidatos a vestibular se preocupam em fazer é estudar. Estão certíssimos. Porém, é preciso acompanhar o calendário, fazer o cadastro e se inscrever para participar das provas. Sabendo disso, listamos o passo a passo de como entrar na página do participante do Enem e como efetuar o login.

É através dela que você poderá fazer sua inscrição no maior vestibular do país e disputar uma vaga nas principais universidades públicas do Brasil. Ficar perdido nisso criará muita complicação.

Então vamos evitar qualquer dificuldade, né? Continue lendo e descubra como acessar a página do participante do Enem, fazer sua inscrição no exame e acompanhar as notícias.

Neste texto, vamos te informar como entrar na página do participante. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Se você chegou a esse artigo sobre como entrar na página do participante, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é o Enem?

O Enem é um exame que, a princípio, servia para medir a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Com o tempo, tudo mudou. Agora, ele é considerado o principal meio de conseguir uma vaga na universidade, independente da idade.  

Trata-se de uma prova com questões no modelo múltipla-escolha nas seguintes áreas:

  • Linguagens,
  • Ciências Humanas,
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Além da redação. 

Todos os assuntos cobrados compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Ele é realizado em dois dias, mais precisamente em dois domingos consecutivos.

No primeiro domingo, os alunos respondem as questões da área de linguagens e humanas, além de produzirem uma redação. No segundo, Matemática e Ciências da Natureza.

Além de saber como entrar na página do participante, é bom que você conheça os programas nos quais é possível aplicar a pontuação tirada no Enem. 

São vários, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil),o  Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu ( Sistema de Seleção Unificada).

Para entender melhor sobre esses programas, basta acessar alguns artigos exclusivos que o Beduka preparou para você:

Como entrar na página do participante do Enem? 4 passos fáceis

É simples: primeiro, basta saber o site e acessá-lo. 

Como sabemos que a internet tem um mundo de informações e que às vezes nos perdemos nela, separamos todos os detalhes para que você não se confunda. Veja abaixo:

1- O primeiro passo é super simples, basta clicar no link abaixo e você estará na página de acesso:

  • Página do Participante;

2- Como todo site, o do Enem também deseja que você prove que não é um robô. Então, selecione a figura solicitada;

3- Informe seu CPF;

4- Por fim, informe a senha cadastrada na inscrição do Enem.

Como criar um login na página do participante do Enem?

Você vai fazer isso de uma forma muito semelhante a como entrar na página do participante. Veja as instruções abaixo para não se confundir na hora:

1- Antes de tudo, você irá acessar o portal do Inep e clicar em página do participante

2- Se você já tem uma conta cadastrada no gov.br, basta informar o CPF e a senha para acessar. Porém, se você ainda não tem essa conta, é preciso criar uma. 

3- Volte ao site do Inep e informe os dados solicitados.

Veja como fazer a inscrição no Enem em apenas 8 passos

Depois de aprender a como entrar na página do participante, é super válido saber também todos os passos de como se inscrever no Enem. Para isso, basta seguir as instruções a seguir.

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o Portal do Enem.

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções, inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente à cobrança da taxa.

Deseja saber sobre a solicitação de Isenção de taxa do Enem? É só acessar o artigo com conteúdo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Você pode saber tudo sobre como entrar na página do participante e demais assuntos a respeito do Enem ou simplesmente jogar tudo isso para alto!

É loucura? Não, porque há um outro meio muito mais fácil e totalmente desvinculado do Enem. Além disso, não é preciso enfrentar prova alguma.

É uma oportunidade maravilhosa que o Beduka tem para você!

Estou falando do Plataforma de Bolsas de estudos do Beduka! No Beduka Bolsas, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Agora, se mesmo assim você quiser fazer o Enem ou outro vestibular, saiba que preparamos diariamente artigos sobre os conteúdos mais cobrados. Tudo de uma forma bem mais fácil de aprender. 

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar! Procura lá @beduka_oficial

Espero que nosso artigo, sobre como entrar na página do participante, tenha te ajudado! Bons estudos e boa prova!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.